2013/01/31

Os Blind-Dates dos Jogos Online


Há muito tempo que ando para partilhar convosco a estranha sensação com que fico quando entro em jogos online com "estranhos". É uma experiência que tanto pode ser aterradora, como entusiasmante, como pura e simplesmente frustrante. Uma experiência que tenho que comparar inevitavelmente com um "blind-date"... mas em versão de grupo.

Neste caso, refiro-me aos jogos para PC, já que quando se trata de jogos na Xbox ou PS3, o mais provável é apanhar-mos "miúdos irritantes" que nos fazem perder a vontade de jogar seja o que for a não ser com pessoas conhecidas. Nos PCs, a coisa é um pouco mais aleatória... pois num jogo de guerra podemos ter como camaradas rapazes e/ou raparigas de tenra idade, como pessoal adulto, como até alguns veteranos já com idade "avançada" (sim, já apanhei alguns) - e o que é certo é que não se pode dizer que haja faixas etárias melhor que outras - como em tudo na vida, cada qual é como é... e não há nada a fazer.

Ultimamente, o jogo que me tem ocupado o tempo nas sessões online com estranhos é o Warface, e posso dizer-vos que é um jogo que me faz recordar as saudosas e longas sessões de Enemy Territory noutros tempos. Nas missões cooperativas, de cinco jogadores, é uma autêntica lotaria saber o que nos vai calhar - e isso é algo que faz toda a diferença entre uma sessão de jogo memorável, ou uma sessão "para esquecer".

Particularmente nos níveis de dificuldade mais elevados, onde é essencial jogar como equipa e não como "Rambo" em busca de pontos, rapidamente se vê de que tipo de fibra são feitos os nossos colegas de equipa. Os que vão em busca de pontos ou de glória rápida, rapidamente morrem - ou causam a morte de outros membros da equipa - eliminando desde logo qualquer hipótese de sucesso. Quando tal acontece é engraçado assistir à debandada geral dos jogadores no final do "round", em busca de novas paragens.

Mas... de vez em quando (e felizmente, de forma até bastante frequente), quer o destino que esses cinco jogadores acabem por ser pessoas que em pleno jogo, com inimigos a disparar e explosões por todo o lado, quase conseguem adivinhar o que os colegas estão ou vão fazer... e tudo decorre magnificamente. São essas as memórias e as sensações que nos fazem ter vontade de voltar para mais no dia seguinte... e novamente nos sujeitarmos à louca lotaria dos "camaradas" que vamos ter como colegas de jogo.

Firefox passa a Click to Play


Alguns utilizadores poderão ficar um pouco surpreendidos quando no novo Firefox se depararem com umas caixas que dizem que será necessário clicar nelas para activar os conteúdos. Mas, não estranhem... pois é mesmo assim. A Mozilla quer que sejam os utilizadores a ter controlo sobre aquilo que os seus browsers estão a executar, e por isso vai bloquear todos os plugins excepto a mais recente versão do Flash (para que o susto não seja mesmo muito grande).

Será apenas uma questão de hábito para que se habituem a clicar numa destas caixas "click to play" para confirmarem que querem mesmo ver o que lá está (quer seja um PDF, ou conteúdo Silverlight, ou outro)... e no caso em que isso se começar a tornar chato, poderão também dizer que em determinados sites querem sempre que os plugins sejam executados automaticamente - e fica o assunto arrumado.

As vantagens são imensas, pois o browser não desperdiçará recursos a executar conteúdos recorrendo a plugins externos, que para além das potenciais falhas de segurança poderão ser causadores de instabilidade do sistema (ou gastadores de memória), fazendo também com que o desempenho do browser seja mais satisfatório.

Para quem usar o Chrome, poderá também fazer o mesmo e suprimir todos os conteúdos de plugins que ficarão "escondidos" por trás do click-to-play  - algo que eu próprio faço há bastante tempo e recomendo. Tirando a excepção de correr sempre o Flash no site do YouTube... não me tem incomodado nada, muito pelo contrário. :)

Notícias do Dia

Estivemos na apresentação do novo sistema Bose VideoWave II que liberta as salas das colunas surround e de subwoofer, e também fizemos alguma futurologia sobre o futuro da "televisão", que agora fica ainda mais ameaçado com a chegada de canais pagos ao YouTube. Mas como sempre, há muito mais para falar, já de seguida nas notícias do dia.


Vendas do Surface abaixo do esperado?


Por cá ainda temos que aguardar até 14 de Fevereiro para vermos o Surface (RT) em terras lusas - nos EUA o Pro só chega 8 de Fevereiro -  mas lá por fora há quem já esteja a dizer que o volume de vendas dos Surface está a ser muito abaixo do esperado.

Não me custa acreditar que sim, pelo facto de - por muita qualidade de construção que tenha - o Surface tem a vida muito dificultada, por dois motivos: o primeiro é que o Windows 8 ainda deixa muitos clientes que optariam preferencialmente por equipamentos windows "de  pé atrás"; e o segundo é que não nos podemos esquecer que para o tipo de utilização que muitas pessoas pretendem dar-lhe, um iPad ou um tablet Android como o Nexus 10 (ou as versões iPad mini, Nexus 7) são igualmente válidos e surgem a preços bem mais atractivos (e até têm mais espaço livre ;P).



Windows Phone 7.8 para os Nokia Lumia

Já muito falamos da má opção da Microsoft ter inaugurado a sua nova plataforma mobile Windows Phone, com equipamentos que pouco depois ficaram logo "obsoletos" sem a possibilidade de se actualizarem para o Windows Phone 8.

Para tentar minimizar um pouco os estragos, a MS prometeu uma versão intermédia - o Windows Phone 7.8 - que irá permitir que esses equipamentos originais possam ganhar algumas das novidades do WP8. Uma versão que parecia ter ficado igualmente esquecida, mas que finalmente começa a chegar aos Nokia Lumia (610, 710, 800 e 900) que durante as próximas semanas, e de forma faseada, deverão ver surgir as notificações de que existe uma nova versão para actualização do sistema.

O Windows Phone 7.8 permite novas capacidades de personalização, redimensionamento dos Live Tiles no ecrã inicial, novas opções par ao lock screen, mais cores para os temas, etc. Para fazerem a actualização será necessário ligar o Nokia Lumia ao computador (usando o software Zune para PC ou da App Windows Phone para Mac).

Velocidades da Internet por Continentes


Já foi revelado mais um estudo sobre as velocidades de acesso à internet pelo mundo, mais concretamente pelas velocidades mínimas/médias/máximas por cada continente, e é engraçado ver as disparidades que existem.

Não só temos uma grande discrepância entre diferentes continentes (como se poderia imaginar), mas também assistimos ao paradoxo de na Ásia termos simultaneamente as mais rápidas velocidades... e também as mais lentas.

Ainda assim, no que diz respeito às velocidades médias, é a Europa que lidera com velocidades médias de cerca de 24Mbps, seguido do Pacífico um pouco abaixo dos 23Mbps (e que tem a menor variação entre mínimo e máximo), e depois Ásia, América do Norte, e América do Sul, todos com velocidades médias ainda bem razoáveis que andaram entre os 15 e os 20Mbps. Em último lugar está África, com velocidades na ordem dos 10Mbps.

... Quer isto dizer que me tenho que sentir um privilegiado, por ter velocidades de mais de 100Mbps? Nem tudo pode ser mau em Portugal. :)


Também engraçado é assistir à evolução que tem havido ao longo dos anos, e que tirando alguns ligeiros "soluços", tem sido sempre a subir... como interessa.


Sapo Perguntas (e Respostas)



Se são daquelas pessoas que quase diariamente se lembra de uma qualquer pergunta que gostaria de ver respondida, então vão adorar este novo SAPO Perguntas. A ideia é simples: aproveitar todo o conhecimento que a vasta comunidade de utilizadores lusófonos possui, para que os especialistas ou entendidos em certas áreas possam responder às dúvidas de outros utilizadores - e vice-versa.

É um serviço que não será novidade para quem já utiliza serviços do género disponíveis em inglês, mas que se tornará bem mais convidativo para quem se sentir mais confortável com a língua portuguesa - ou que pretenda fazer perguntas mais específicas sobre o nosso país, sociedade, etc. e que não poderiam ser respondidas por utilizadores estrangeiros.

Com 14 categorias e mais de 200 subcategorias, está praticamente garantido que nenhum tema ficará de fora, e uma vez que as melhores respostas vão amealhando pontos (2 pontos por cada resposta, 10 pontos pelas melhores respostas) será de prever que rapidamente se gerem saudáveis batalhas competitivas pelos lugares cimeiros na tabela. Mais perguntas?... Coloquem-nas no Sapo Perguntas! :)


Surface Pro de 64GB só terá 23GB Livres


Os tablets Surface Pro da Microsoft poderão por momentos fazer-nos pensar nos eficientes Tablets ARM, mas aliado à potência de um sistema operativo Windows 8 capaz de correr todos os programas dos desktops - mas isso vem acompanhado também de algum peso indesejado, como é o caso do espaço ocupado pelo sistema. Ou seja, se se interrogavam porque motivo não temos um Surface Pro de 32GB, rapidamente perceberão porquê ao olhar para o espaço livre num Surface Pro de 64GB: apenas 23GB!

(Se têm uma sensação de déjà-vu, não estão enganados... já passamos pelo mesmo com o Surface RT, e na altura estávamos só a falar de 12GB ocupados.)

Esqueçam-se lá de todas as desculpas possíveis e imagináveis com que tentem justificar isto, a verdade nua e crua é a de que é inadmissível desperdiçar tantos Gigabytes para um sistema operativo (mesmo considerando que virá com programas como o Office incluidos). Será que esta gente se esqueceu da imensidão que são um 1GB de dados??? Ter-se-ão esquecido dos tempos em que o Windows podia ser instalado em discos com poucas centenas de MB? Será preciso relembrar que temos sistemas operativos gráficos que ocupam pouco mais de 1MB?

A mim, parece-me completamente absurdo e injustificável que o Windows 8 carregue tal peso. No mínimo dos mínimos, deveria ter uma opção que permitisse aos utilizadores limpar todo o espaço de coisas supérfluas e às quais nunca virão a dar uso. Assim a responsabilidade ficaria a cargo do utilizador.

E quanto à partição de recuperação - e ainda para mais considerando que é uma máquina feita pela MS - bastaria ter uma imagem virtual com umas centenas de MB que fosse carregada para a memória e que permitisse fazer a gestão/correcção/instalação do sistema operativo, a partir da web ou de um dispositivo USB. Nem pensar em que se gastassem mais uns gigabytes com isso.

Seria assim tão difícil?

Apresentação Bose VideoWave II em Portugal

Depois de ter supreendido o mundo com o seu sistema VideoWave, a Bose volta à carga com uma nova versão, melhorada, do sistema: o VideoWave II. A apresentação nacional decorreu em Lisboa, e o nosso incansável Luis Correia esteve lá para nos contar como foi.



Não é todos os dias que somos convidados para ver e ouvir ao vivo um dos novos sistemas de uma marca como a Bose, e por isso mesmo foi com especial prazer que aceitamos o convite da ABC, Lda. para este evento onde ficaríamos a conhecer uma "novidade" que não nos foi revelada de antemão.


App Padrão para Firefox OS

Quando é necessário entrar numa nova plataforma, toda a ajuda é preciosa. Para esse efeito, a Mozilla disponibilizou uma App de exemplo para o Firefox OS que contém todo o tipo de componentes que poderá interessar usar.

Com esta App poderão espreitar o seu código fonte para verem como são feitas coisas como: tirar uma foto, escolher uma imagem, fazer uma chamada, enviar um SMS, partilhar links e imagens, ver endereços web, adicionar notificações, activar a vibração, verificar o estado da bateria e conectividade, etc. etc.

Coisas que certamente facilitarão o processo de aprendizagem para quem pretender aventurar-se neste Firefox OS (no qual pessoalmente deposito grandes esperanças para o futuro "web" dos dispositivos mobile).

Novas Lentes E-Mount da Sony para as NEX


A gama NEX da Sony é aquilo que eu considero o "futuro" da fotografia, oferecendo praticamente todas as vantagens das mais volumosas DSLR, mas deixando de fora todos os elementos supérfluos que se têm mantido por força da "tradição" do tempo das máquinas de película.

Para os possuidores destas NEX ou câmaras com lente E-Mount, a Sony propõe duas novas lentes: um lente "pancake" de 20mm e uma 18-200mm com zoom motorizado.

No caso da pancake, é uma lente que é equivalente a uma lente de 30mm nos sensores de 35mm full frame, com abertura F2.8, com um tamanho ultra compacto que agradará a todos os que gostem de levar a sua câmara para todo o lado sem "amedrontar" ninguém com o tamanho da lente.

Para quem procura a máxima versatilidade, preferirá certamente a lente zoom motorizada E PZ18-200mm F3.5-6.3 OSS (equivalente a uma 27-300mm) com ampliação de 11x e estabilização óptica. O seu motor linear permite movimentar a lente de forma silenciosa, de modo a que não estrague as vossas gravações de vídeo.

Estas lentes aumentam a família de lentes E-mount para treze, a que se somam dois conversores, e que permitem ter lentes adequadas para todas as situações: ultragrandes angulares abrangentes, teleobjetivas potentes, macros, Primes, etc..

Estas duas novas lentes deverão ficar disponíveis no próximo mês de Março (e não foram dadas informações quanto aos preços das mesmas).


2013/01/30

YouTube vai Ter Canais Pagos

O momento que muitos canais e operadores de televisão temiam está a chegar: o YouTube prepara-se para oferecer canais pagos, com valores entre $1 e $5 por mês.

Se actualmente já assistimos a vários programas originais exclusivos de qualidade no YouTube, com o surgimento de canais pagos o YouTube tornar-se-á um meio ainda mais atractivo para mais produtores e para mais conteúdos de qualidade (que assim terão um método directo de retorno financeiro).

Está visto que em breve assistiremos a uma luta pelos "canais digitais" - o Netflix está também a avançar a toda a velocidade para a criação de séries próprias exclusivas, e dizendo que o objectivo é tornarem-se eles próprios numa "cadeia de televisão" antes que as cadeias de televisão se possam tornar num Netflix.


Bem vindos ao início do fim para as estações de televisão que se mantiverem agarradas ao passado - e implicitamente, também aos operadores de TV por cabo. (Bem sei que não será coisa que acontecerá de um dia para o outro... mas... um passo de cada vez, um passo de cada vez.)

Espero apenas que com esta transição para os conteúdos vídeos na web e o pagamento "directo" aos produtores, se possa também abolir de uma vez por todas as restrições geográficas que actualmente dificultam o acesso a certos conteúdos. Porque motivo um espectador europeu não deverá ter acesso a um programa exibido nos EUA, no mesmo dia e na mesma hora em que este é disponibilizado - até considerando que estará a pagar para isso?

Querem acabar com a pirataria e os downloads ilegais?... Ora aí estaria um excelente primeiro passo.

E aos actuais operadores de triple-play (internet/TV/telefone)... comecem a pensar em reduzir a oferta para single-play: pois aquela parte da TV e telefone, bem que melhor ficará servida integrada na "internet".

RIM passa a BlackBerry


No evento de apresentação dos novos BlackBerry Z10 e Q10 (cujas características são em muito parecidas com as do Lumia 920), nos quais a companhia aposta em jeito de "tudo ou nada" para fazer face ao declínio acentuado face às plataformas concorrentes, uma novidade inesperada surgiu: a RIM vai passar a chamar-se BlackBerry.


Uma medida que - pessoalmente - acho que já deveria ter sido feita há muito, e que irá acabar com a "confusão" com RIMs e BlackBerrys que algumas pessoas poderiam fazer, e assume de uma ver por todas que o futuro da empresa e dos seus BlackBerry está implicitamente interligado.

Ou seja... a tal "aposta" de que com estes novos BlackBerry a coisa vai funcionar é algo do qual a empresa apenas espera um único resultado: o sucesso! Se tal não vier a acontecer... será apenas mais uma empresa que irá desaparecendo lentamente, deixando na memória os feitos passados.

Eu nunca fui fã dos BlackBerry, pelo que não posso pronunciar-me muito sobre um eventual desejo de sucesso ou insucesso. Mas, sou o primeiro a admitir que são necessárias alternativas atractivas para que o segmento mobile não corra o risco de ficar estagnado por mais uma década. Portanto, não me preocupo muito se isso vier a ser feito pelos BlackBerry, ou pelos Windows Phone, ou pelos Firefox OS ou Ubuntu Phones. O que é preciso é que existam opções de escolha.

Notícias do Dia

Amanhã será dia de confusão na MediaMarkt com preços "sem IVA". E porque nunca é demais relembrar e manter o assunto bem fresco na memória: há que estar atento à nova PL118 que poderá inflacionar o preço de 1TB de dados em até 400€! Mas, já que hoje estamos numa de poupanças vamos começar por uma promoção que te permitirá "despachar" a tua antiga impressora na troca de uma nova.


HP dá-te até 50€ pela tua Impressora Antiga


Se estás farto da tua impressora antiga e procuras uma impressora que te permita imprimir a partir de qualquer lado via internet, a HP tem em curso uma campanha que te pode dar um desconto de até 50€ na compra de uma das novas HP Officejet com ePrint, até ao próximo dia 19 de Fevereiro

O valor de reembolso varia consoante o modelo da impressora multifunções adquirida:

  • HP Officejet Pro 8600 Plus eAiO = 50€ de reembolso
  • HP Officejet Pro 8600 eAiO = 30€ de reembolso
  • HP Officejet 6700 Premium eAiO = 20€ de reembolso




Apresentação Office e Office 365

Decorreu ontem nas instalações da Microsoft Portugal (MSFT), a apresentação oficial do novo Office. O nosso enviado especial Luis Costa esteve lá e conta-nos como foi.


O evento decorreu num ambiente descontraído, onde a MSFT procurou demonstrar algumas das funcionalidades dos novos produtos com o qual pretende actualizar o popular Office para os equipamentos Windows 8 com touch, e também combater a ameaça de produtos baseados na "cloud" como o Google Docs.



UPnP Abre as Portas ao Hacking

O Plug and Play foi durante muito tempo uma palavra mágica que visava libertar os utilizadores das chatices de configurações de periféricos nos computadores. Mais tarde, deu origem a este Universal Plug and Play, que de forma idêntica visava simplificar as configurações das redes domésticas com múltiplos equipamentos.

O problema está quando esta facilidade pode ser utilizada por hackers para efeitos maliciosos!

Investigadores de segurança pesquisaram a internet ao longo de vários meses, e descobriram que há milhões de equipamentos publicamente acessíveis que dão acesso a estas configurações simplificadas. Teoricamente, este tipo de "facilidade" apenas deveria ser permitido na rede interna privada e não a partir da internet "pública".

Portanto, para evitarem chatices, o recomendado é desactivarem o serviço de UPnP nos equipamentos que servem de ligação à internet (routers) - e no caso de equipamentos que não o permitam fazer, substitui-los por outros que ofereçam essa possibilidade.

Uma situação que nos relembra o "pesadelo" para o qual nos estamos a dirigir, onde equipamentos cada vez mais complexos e sujeitos a vulnerabilidades se tornam mais populares... e onde as questões dos updates e correcções ficam quase sempre esquecidas. (Estão a imaginar o que será o aparecimento de um worm tipo Blaster que afecte televisões, ou até outros electrodomésticos "inteligentes" como frigoríficos ou máquinas de lavar?... Em que bastará que eles estejam ligados à internet para que quase imediatamente fiquem infectados? Assustador.)

Estaremos a chegar a um ponto onde os equipamentos podem ficar obsoletos, não por deixarem de funcionar ou ser úteis, mas sim por conterem graves vulnerabilidades de segurança e o seu fabricante não disponibilizar actualizações para os corrigir?

Nokia Lumia 920 chega a Portugal


Estava prometido chegar a Portugal em Janeiro, e eis que mesmo "à rasquinha" e no último dia do mês a Nokia consegue cumprir com o prometido: o topo de gama Nokia Lumia 920 com Windows Phone 8 estará disponível a partir de amanhã no mercado nacional.

Com ecrã LCD ClearBlack de 4.5" (1280x768) e um CPU Snapdragon S4 dual-core a 1.5Ghz, este Lumia tem mais argumentos para competir com os seus concorrentes, e conta com uma câmara de 8MP com tecnologia PureView e estabilização óptica de imagem que garantirá imagens e vídeos de excelente qualidade mesmo em situações de baixa luminosidade.

Depois temos coisas como o NFC, carregamento sem fios, 32GB de memória, e todas as funcionalidades proporcionadas pelo mais recente versão do Windows para smartphones: dos Live Tiles mais personalizáveis às opções de controlo parental e "Área dos Juniores", que permite definir quais as aplicações e serviços que ficam disponíveis para os mais novos.

Para uso mais profissionais, a presença do Microsoft Office e SkyDrive facilitarão a criação e partilha de documentos Word, Excel e PowerPoint, sendo também possível configurar uma conta Office 365 para mais fácil integração do dispositivo em empresas.

Um equipamento que será certamente apetecível, mas que não terá a vida fácil no nosso país devido ao seu preço de 699€. Em breve teremos um destes Lumia para análise, e aí poderemos ver mais de perto todas as coisas boas que tem para nos oferecer (e também as menos boas, se for caso disso.)

Whatsapp Viola Privacidade dos Números Telefónicos


Haverá coisas como "boas violações de privacidade" e "más violações de privacidade"? Não sei, mas ao ler esta notícias de que a WhatsApp está agora na mira de algumas agências de protecção de dados, por aceder a todos os contactos telefónicos dos utilizadores.

Isto é... já chegamos ao ponto de colocar barreiras nas Apps para que o utilizador tenha que dar acesso à sua lista de contactos: e agora vamos complicar ainda mais as coisas dizendo expressamente a quais queremos/não queremos dar acesso?

Embora eu seja completamente a favor da privacidade, penso que começamos a chegar a um ponto em que a privacidade será de tal ordem que se tornará imensamente complicado conseguir fazer o que quer que seja. Acima de tudo, penso que estas agências deveriam ter um papel mais educativo e menos repressivo: pois de que serve estar tão preocupado com uma App a aceder à nossa lista de contactos - e para o qual damos a nosso consentimento - se depois mais facilmente podemos ter "amigos" que sem qualquer problema são capazes de introduzir o nosso número de telefone num qualquer serviço que lhes peça "refere-nos 5 amigos para teres um prémio especial"?

Penso que a "comunidade online" já tem consciência suficiente para se auto-influenciar e fugir dos produtos que considerem ser abusivos, optando pelos produtos que tratam a sua privacidade de melhor forma.

... Se bem que... por essa ordem de ideias não teríamos 1 bilião de pessoas no Facebook... Mas é como disse, o melhor seria educar e consciencializar as pessoas para o valor da sua privacidade - e ainda mais a das outras pessoas (nos casos em que tal possa depender de si) - do que andarem a perseguir Apps que dependem do conhecimento desse tipo de dados para facilitar a vida aos utilizadores.

MediaMarkt "Sem IVA" Amanhã

Se estão a pensar comprar algum gadget nos próximos tempos, poderão querer adiantar a compra e aproveitar a promoção do "Dia sem IVA" na Media Markt, que vos dará um desconto equivalente ao do IVA. É uma promoção que irá decorrer apenas durante o dia de amanhã (dia 31), pelo que é também previsível que muitos produtos mais apetecíveis desapareçam rapidamente das prateleiras.

Mas, se tiverem oportunidade de lá passar, não perdem nada em espreitar a ver se podem poupar uns euros.

... Hummm... será que esta promoção se aplica à LG Ultra HD de 84"? Ora deixa cá ver quanto será o desconto em 19999€... não, ainda não chega para ficar a um preço para a minha carteira... talvez quando o desconto for invertido e só tiver que pagar 23% do valor, possa reconsiderar. (Gulp, mesmo assim dava mais de 4000€ - não me parece! :)

Epic Citadel chega ao Android


Demorou... mas finalmente o Epic Citadel, demonstração do motor gráfico Unreal Engine 3 que tem impressionado os utilizadores iOS desde que foi lançado há cerca de 3 anos, mostrando o tipo de gráficos que temos em Infinity Blade, chega finalmente ao Android.

Poderemos dizer que três anos depois, a qualidade gráfica já não será tão impressionante como o foi na altura, mas no caso desta versão Android, podemos utilizar a App como benchmark para ficar com uma ideia das prestações e tipos de efeitos que jogos que utilizem o UE3 poderão ter.



Acima de tudo, é impressionante ver que num tablet como o Nexus 10, podemos correr este tipo de jogos a resoluções de 2560x1504 a quase 50fps!

Facebook para iOS com Mensagens de Vídeo e Voz


Confesso que me fazia alguma (muita) impressão ter uma App do Facebook no iOS, e depois ter outra App do Facebook Messenger para enviar mensagens - mesmo que essas mensagens pudessem ser de vídeo e voz. Esse tipo de apps separadas é algo mais comum no Google, e que mesmo assim têm vindo a reduzir-se e a serem integradas sob apps únicas (como o Google Goggles, que agora está na App de pesquisa).

Felizmente, parece que o Facebook está a seguir o exemplo, e com a mais recente actualização da sua App do Facebook para iOS, as mensagens por vídeo e voz ficam também disponíveis nesta App, dispensando o uso da outra.

Para além disso, a app conta ainda com uma página de "locais próximos" que supostamente mostrará estabelecimentos mais interessantes para os vossos "like" e dando uso à inteligência acrescida dos novo graph search.

Se usam e abusam do Facebook, não há nada a temer... digo eu.

Talk a Bit na FEUP


Se estiverem pelo Porto já no próximo sábado, dia 2 de Fevereiro, poderão querer espreitar esta conferência Talk a Bit na FEUP. Onde serão abordados muitos e variados temas, do crowd funding à educação, dos jogos às importantes questões da privacidade dos nossos dados.

Arriscar-me-ia até a dizer que algumas das pessoas que por lá vão passar poderão ser leitores habituais aqui do Aberto até de Madrugada (cof cof!)

O evento começará às 14h, sendo que a entrada é gratuita mas necessitam registar-se antes (e o número de lugares disponíveis é já bastante reduzido... pelo que... apressem-se!)

2013/01/29

Electrónica Auto-Destrutiva

Há várias gerações de pessoas que ainda hoje terão bem presente na memória as célebres mensagens auto-destrutivas das séries "Missão Impossível" (sim, antes de terem passado para o cinema, já a nossa equipa de espiões altamente tecnológica nos prendia ao televisor sempre que passava  - e já tinha uma dupla que mais tarde viria a entrar noutra série mítica "Espaço 1999"... mas isso é outro assunto).

O que interessa é que mais uma vez a realidade imita a ficção, e a DARPA está interessada em desenvolver sistemas electrónicos que possam dissolver-se e desaparecer sem deixar rasto. As vantagens apontadas vão desde a questão ecológica (pois pois), à segurança acrescida caso algum equipamento fique em risco de cair em mãos inimigas (bem mais lógico), e também a de possibilitar implantes em soldados que depois simplesmente desaparecem quando deixarem de ser necessários (este aqui, sem dúvida que irá dar pano para mangas para todos os que gostem de teorias da conspiração).

Esperemos apenas que no caso dos equipamentos colocados no corpo dos soldados, essa auto-destruição não seja tão explosiva e fumarenta como a que viamos nos episódios da Missão Impossível. Se bem que... já estou a imaginar alguns defensores dos sistemas de DRM a salivar perante a perspectiva de remotamente poderem fazer desaparecer as memórias, discos, e até talvez os computadores/smartphones/tablets dos infractores que forem apanhados a fazer algum download "ilegal"!

Os Números Primos

Muitas pessoas têm a ideia (errada) de que a Matemática é chata. Como vimos no outro dia, muitas vezes trata-se apenas de explicar as coisas de forma a que todos possam perceber, e até de forma divertida. Hoje, o Pedro Cabido vai relembrar aos mais esquecidos - ou desatentos - o que são os números primos.



Já me perguntaram algumas vezes o que é um número primo. E apesar de me lembrar de falar nisso na escola, foi uma daquelas coisas que acabei por esquecer pelo simples facto de nunca mais os ter usado desde então.

Mas então o que um número primo? Poderia achar-se que seria uma coisa muito complicada, de matemática avançada, mas não. Na realidade é uma coisa bastante simples que todos podem facilmente entender.

Por definição um número primo é: um número natural que tem exactamente dois divisores naturais distintos - o número 1 e ele próprio. Isto é, apenas pode ser divisível por ele próprio, e pelo 1 (e falando apenas de divisões que resultem em números inteiros - não vamos meter as casas decimais ao barulho).

Traduzindo isto com uns exemplos:

Vamos descobrir se o número 4 é primo:
4 / 1 = 4
4 / 4 = 1

Por aqui poderíamos achar que o 4 é um número primo, pois encaixa perfeitamente na definição. Mas estaria errado. O problema é que para ser um número primo apenas e só poderá ser divisível por estes dois valores, mas se o tentarmos dividir por dois:
4 / 2 = 2

Vemos que também dá conta certa. Logo não é número primo. (Sem surpresas: nenhum número par é número primo - com a excepção do 2 - já que todos eles podem ser divisíveis por 2.)

Outro exemplo:
7 / 1 = 7
7 / 7 = 1

No caso do número 7 podemos ver que é de facto um número primo pois ele só têm mesmo 2 números que dividindo dará um número inteiro. Podem tentar dividi-lo por 2, 3, 4, 5, e 6 para confirmarem que não dá conta certa. E tal como o 7 temos outros (aliás, infinitos números primos):
2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89, 97, 101,....

Como poderão imaginar, à medida que se vai avançando, os números primos tornam-se cada vez mais raros e difíceis de comprovar manualmente. Mas isso não impede que se coloquem os computadores a trabalhar por nós, o que ajuda a explicar que o maior número primo conhecido actualmente tenha quase 13 milhões de dígitos!

Embora possa parecer que estes números não servem para nada, as suas características especiais fazem com que sejam bastante úteis para algumas aplicações: como por exemplo a criptografia, geradores de números pseudo-aleatórios, etc.

Como podem ver é algo realmente básico mas que poderá dar para um assunto de conversa com alguém que goste deste tipo de coisas.


[por Pedro Cabido]

Rdio dá-te 6 Meses de Música Ilimitada na Web


Já tinhamos falado da chegada do Rdio a Portugal, e na altura bem disse que os preços não me pareciam lá muito convidativos. Talvez por isso tenham sentido necessidade de "adoçar" a oferta, oferecendo até 6 meses de streaming ilimitado e gratuito - para que mais utilizadores possam experimentar a sua oferta (e se sentirem tentados a desembolsar os 5 ou 10€ mensais que são pedidos).

Sejam 6 meses ou 6 semanas, o principal factor impeditivo continuará a ser o preço. Existem muitas outras alternativas para se ouvir música gratuitamente na web (conheço muitas pessoas que usam o YouTube como "rádio" - para não falar das web radios propriamente ditas, ou do velhinho Finetune). Claro que poderá haver quem não se importe de pagar pelo privilégio de ouvir exactamente as músicas que gosta, quando lhe apetecer. Mas nesse caso irá certamente avaliar as suas opções, que passam pelo nosso Music Box nacional, ou por outros concorrentes internacionais como o Spotify que está prestes a chegar a Portugal.

Pessoalmente, confesso que os meus hábitos musicais estão praticamente "congelados" no tempo: a maioria das músicas que tenho vontade de ouvir tenho-as em CD (a maioria dos quais nem sequer está ainda "ripado" para o PC), e na maior parte dos casos dou-me por satisfeito a ouvir algumas estações de rádio - nomeadamente a M80, e mais recentemente para ter como "música de fundo"... a Smooth FM.

... Agora só precisava de tempo para fazer como antigamente, em que me podia fechar numa sala às escuras durante horas, apenas com leitor de CD e amplificador ligado... a apreciar CDs de ponta a ponta, dos saudosos Pink Floyd às orquestrações sintetizadas de Jean Michel Jarre, passando pelos inesquecíveis CDs da Telarc com Erich Kunzel e a Cincinnati Pops Orchestra. Outros tempos... :)

Notícias do Dia

Estão de regresso os fundos de gadgets, e começamos o primeiro do ano com um fundo duplo/triplo dedicado a ver que tal os mais económicos tablets Android se comportam. Mas, também temos uma excelente notícia para quem esperava para tirar partido das redes 4G nos seus iPhones e iPads mais recentes: o iOS 6.1 já dá suporte às redes 4G em Portugal. E também notícias menos agradáveis, como o regresso da nova "PL118".


Apple confirma iPad de 128GB


Já o tinhamos anunciado ontem como rumor, mas eis que não demorou muito para que a Apple tirasse todas as dúvidas: vai haver novo iPad com 128GB de capacidade. O que novamente me faz acreditar que este modelo sirva para adiar o lançamento de um verdadeiro novo modelo. Em vez de termos um novo iPad já em Março, o mais provável é que os lançamentos de iPads e iPhones possam ficar sincronizados e serem feitos todos ao mesmo tempo, na apetecível época que precede a chegada do Natal.

Talvez o "espaço livre" que fica no resto do ano sirva para o lançamento de novos modelos "low-cost" como se tem igualmente falado? Vamos ver...



Google oferece 3.14159 Milhões a Hackers que Derrotarem o Chrome

Enquanto uns ameaçam e perseguem todos os que ousarem revelar falhas de segurança com os seus produtos, outros há que incentivam que essas falhas sejam descobertas para que possam ser corrigidas. É isso o que o Google faz, e no caso do Chrome, está disposto a colocar mais de 3 milhões de dólares como recompensa para quem conseguir encontrar falhas no seu browser.

Este valor estará à disposição dos hackers que mostrarem as suas habilidades na competição de hacking Pwnium que se realizará em Março em Vancouver. Por exemplo, tomar o controlo de um Chromebook através uma página web maliciosa dá direito a $110 mil dólares - e no caso do ataque permitir controlo da máquina mesmo após um reboot, passa para $150 mil dólares. Um trabalho bem recompensando, e que previsivelmente será encarado como um desafio bem apetecível pelos hackers.


O valor total poderá parece um pouco aleatório e arbitrário... mas será imediatamente reconhecível pelos que prestaram atenção nas aulas de matemática e trigonometria... pois é o valor de Pi.


No entanto, este tipo de vulnerabilidades tem também muitos outros interessados que por vezes estão dispostos a pagar recompensas bem mais lucrativas. Há muitas empresas (e até Governos) interessados em explorar estas vulnerabilidades para o seu próprio proveito. Há relatos de algumas vulnerabilidades bem apetecíveis cujos possuidores não as venderiam nem por 1 milhão de dólares!

Portanto, considerando que o tempo é de crise... se tiverem jeito para os computadores, vejam lá se não poderão ganhar a vida a descobrir vulnerabilidades no software dos outros. (Certifiquem-se é que escolhem um produto cuja empresa vos irá recompensar pelo feito, e não um que vos possa fazer ir parar à cadeia!)

Nova PL118 propõe Taxas de até 400€ por Terabyte

Parece já serem conhecidas as pretensões da actualização da proposta de lei que surge depois da pausa conseguida graças ao adiamento da polémica PL118 que pretendia taxar todos os gigabytes, assumindo desde logo que serão usados para guardar conteúdos "de autores" que têm que ser compensados por isso.

Já muito foi dito sobre isto, e sobre a completa imoralidade de se estarem a pagar dezenas de euros para autores... quando tudo o que pretendem guardar no vosso disco rígido são as vossas fotos, backups, vídeos de família, etc.

Os preços que surgem na nova proposta (que reproduzo na íntegra no final do post), variam entre os 0,005€ e os 0,40€ por Gigabyte, dependendo do tipo de suporte e o equipamento em que se encontra. Logo por aqui se torna evidente que esta lei não faz grande sentido... pois logo à partida se trata diferentemente o preço a pagar pelos "mesmos" Gigabytes, consoante se use um disco rígido ou um cartão de memória ou um tablet (por exemplo).

Quererá isto dizer que os autores fazem "desconto" caso os seus trabalho sejam copiados para certo tipo de equipamentos? Vamos ver de que valores estamos a falar já a seguir:


Vine começa Caça à Pornografia



Depois de ontem termos falado do erro que fez com que o Vine, serviço de vídeos curtos do Twitter, colocasse em destaque um vídeo pornográfico que assim chegou a milhões de utilizadores, eis que as repercussões desse caso não se fizeram esperar: o Vine deu início a uma caça aos conteúdos pornográficos.

Para começar, estão eliminadas as hashtags mais óbvias como #porn, #sex, #boobs, etc. Mas não será necessário ser um génio para perceber que por muito que tentem evitá-lo... a imaginação e criatividade dos utilizadores irá sempre prevalecer, pelo que não se admirem se começarem a ver #pornvide, ou outras hashtags ainda mais criativas, nem que sejam criadas apenas com o intuito de brincar com a situação e demonstrar que o porn, tal como a pirataria, é algo que não se consegue erradicar... mas sim que se tem que aprender a viver com essa realidade.

Melhor seria não terem cometido o erro de colocar um vine pornográfico em destaque... e nada disto teria assumido as proporções que assumiu. Nem tão pouco relembrar a hipocrisia dos que se dizem moralistas e defensores "dos bons costumes" - como no caso da App Store da Apple que recentemente retirou uma App popular de partilha de fotografias (500px) por alegadamente alguém lá ter colocado uma foto de pornografia (e que para ser visível requeria que os utilizadores desactivassem expressamente um filtro no site)... No entanto no caso do Vine... podemos ter porn em destaque, que a App permanece na App Store.

A única coisa que a Apple fez, foi disfarçadamente deixar de exibir o Vine como app recomendada.

Fundo de Aquisição Archos GamePad e bq Elcano


Em tempos não muito distantes, desisti de vos apresentar tablets Android de baixo custo, pois o desempenho que ofereciam apenas servia para causar enorme desespero e frustração que daria mau nome aos "Android". No entanto o tempo passa, e dos equipamentos sofríveis de então passamos agora a ter produtos razoavelmente bons - ou pelo menos, assim o esperamos.

Para isso, nada como colocar à prova dois tablets que têm atraído as atenções nos últimos tempos: o Archos GamePad, que pretende ser uma aposta forte que faça do Android a plataforma de jogos do futuro; e o bq Elcano, um tablet que também inclui o 3G que noutros equipamentos faz logo com que passem para preços proibitivos.

Considerando o baixo custo destes equipamentos (149 e 199€, num total de 348€) e dependendo do interesse e participação, poderemos adicionar também um Acer Iconia B1 (119€, com chegada a Portugal anunciada para Fevereiro) a este fundo, caso se supere o valor de 467€.


Sendo um fundo duplo (ou triplo) significa também que teremos duas (ou três) prendas para vos oferecer depois dos testes concluídos. :)


[Secção Actualizada - Ponto da situação]
Conseguimos superar o valor pretendido... pelo que irá mesmo ser um fundo triplo! :)
Obrigado a todos pela participação.

[Fim da Secção]


Fundo Encerrado: mantem-te atento aos próximos fundos!

Nesta edição os gadgets foram parar às mãos de:

  • Silverio Alvelos (Archos Gamepad)
  • Rogerio Crespo (bq Elcano)
  • Miguel Almeida (Acer B1)


Fundo de gadgets aberto a todos os participantes com morada em território nacional.

Grava Chamadas de Vídeo e Voz no Skype



Enquanto alguns se preocupam com quem poderá estar a gravar e ouvir as suas chamadas sem o seu consentimento, outros haverá que gostariam de o poder fazer com total conhecimento. Se são utilizadores frequentes do Skype vão gostar de saber que podem gravar chamadas de vídeo e voz no Skype com o Free Video Call Recorder for Skype da DVDVideoSoft.

Ao que parece, será o primeiro programa gratuito a fazê-lo, e sem quaisquer limitações. Podem escolher gravar vídeo e voz ou só voz, de todos os intervenientes ou só o da outra pessoa, etc. Todas as gravações de vídeo e de áudio são guardadas em formatos standard que podem depois ser reproduzidos ou editados em qualquer programa (MP4 para o vídeo e MP3 para áudio).

O Free Video Call Recorder for Skype vem assim aumentar o número de utilitário gratuitos Free Studio da DVDVideoSoft, que inclui quase cinco dezenas de utilitários e ferramentas multimédia que se tornam bem úteis para fazer downloads de vídeos, conversões de formatos, etc. O Free Studio é compatível com os Windows XP/Vista/7/8, e durante este ano espera-se que fique disponível também para Mac OS X.

Google Capture e Currents Actualizados para iOS


Os utilizadores de iOS que tivessem experimentado o Google Capture e o Currents (e desistido), poderão querer espreitar as novas versões melhoradas que já foram disponibilizadas.

O Google Capture, ferramenta preferencial para quem quer enviar os seus vídeos para o YouTube, passa agora a poder enviar vídeos em resolução FullHD 1080p, para além de prometer uploads mais rápidos, ter resolvido os problemas de sincronização do som, e muitas correcções de erros.

Já no caso do Currents, passa a contar com um interface ligeiramente remodelado, com painel lateral para acesso rápido a diferentes categorias, e gestos de swipe vertical/horizontal para saltar entre artigos e fontes; notícias de última hora do Google; possibilidade de gravar artigos (marcando-os com a estrelinha), e também correcções de bugs.

Se já usavam, vão gostar dos melhoramentos; se não usavam, poderá ser a oportunidade que esperavam para começar a usar.

2013/01/28

739KB Guardados em DNA


Não é a primeira vez que os humanos se voltam para a Natureza para se inspirarem e resolverem problemas complicados. Por muito que um especialista ou estudioso (ou até mesmo um génio) consiga fazer nas décadas de vida produtiva que tem; nunca conseguirá fazer os biliões de experiências que a Natureza fez ao longo de milhares de milhões de anos de evolução - e onde muitos problemas foram igualmente enfrentados, e ultrapassados.

Por exemplo, no que toca a guardar informação, temos um método altamente eficiente e compacto: o DNA. Que permite que uma simples célula possa servir como base de criação de todo um animal, com toda a sua complexidade. Usar o DNA para guardar dados digitais não é ideia nova, mas desde a última vez que falamos nisso já muito se fez, e agora os cientistas conseguiram guardar 739KB de dados num pequeno fragmento de DNA.

Se estes 739KB não impressionarão ninguém (embora tenham sido suficientes para armazenar todos os sonetos de Shakespeare, um PDF, uma foto, e um clip de áudio de 26s), talvez se perceba o interesse no desenvolvimento desta tecnologia quando se percebe que poderá ser facilmente expandida de forma a guardar 3 Zettabytes de dados - sempre num formato ultra compacto, e que poderá ser facilmente armazenado durante centenas de anos.

Claro que para isso acontecer será necessário criar tecnologia que permite guardar estes dados de forma economicamente viável, e de preferência que possam ser escritos e lidos em tempo aceitável. Mas, mesmo considerando que se poderiam demorar horas a recuperar a informação lá guardada - ainda assim seria um sistema de armazenamento bastante interessante para guardar informação "civilizacional" que se desejasse manter para a posteridade e para as gerações futuras.

Esperemos é que, um pouco à semelhança do que aconteceu com formatos obsoletos, não se venha a cair no ridículo de no futuro não se ter acesso a tecnologia capaz de ler estes dados (um pouco ao estilo do que aconteceria se hoje em dia desse uma cassete áudio ou de VHS a alguém. ;)

iPhone 5 ganha 4G em Portugal com iOS 6.1


Estava prometido há muito, e finalmente... cumpriram. Com a actualização para o iOS 6.1, os iPhone 5 passam finalmente a ter suporte para as redes LTE/4G nos três operadores nacionais: TMN, Vodafone e Optimus. (E claro, também o iPad 4 e iPad Mini com 4G).

Esta será a novidade mais aguardada do iOS 6.1, que conta também com muitas correcções de segurança, a possibilidade de comprar bilhetes de cinema no serviço Fandango via Siri (só para os EUA - ainda vamos ter que aguardar pela chegada do iPhone ao Brasil para termos Siri em português), a possibilidade dos utilizadores iTunes Match poderem descarregar músicas individuais da iCloud (será caso para perguntar, porque motivo não o seria desde o início?), e um botão que permite fazer reset ao identificador para publicidade - de forma a garantir a privacidade dos utilizadores sempre que o queiram.


Claro que para nós... o que interessa mesmo será ver que tal as redes 4G dos nossos operadores se comportam. E eu por mim já me dava por feliz por ter cobertura 3G minimamente decente em casa e no trabalho... pois de nada me serve sonhar com 4G, quando por vezes nem sequer uma chamada de voz se consegue fazer em condições.

Toca a actualizar... e depois vos direi as diferenças (para melhor ou para pior! :)

iPad de 128GB Prestes a Chegar [é oficial]


Ainda ontem relembrávamos o terceiro aniversário da apresentação do iPad, e eis que a Apple parece estar a preparar-se para trazer um novo iPad para o mercado. Um iPad que não tem qualquer diferença significativa face aos actuais... a não ser o espaço acrescido de 128GB para que possam carregar todos os vossos conteúdos para todo o lado. (Actualização: é oficial, a Apple já o anunciou).

Será um modelo orientado para todos aqueles que desesperam com a falta de espaço nos seus iPads de 64Gb, e que ficam frustrados com a utilização de equipamentos de armazenamento externos (como os discos portáteis com WiFi). Os preços para este novo modelo iPad "ultimate" serão de $799 (WiFi) e $929 (WiFi + Celular).


Quanto a um iPad, alguns acreditam que poderá chegar em Março - mas devido ao lançamento "apressados" do iPad 4, e agora deste modelo de 128GB, talvez a Apple esteja a tentar adiar o lançamento de um novo "novo" modelo por mais algum tempo. Novidades esperadas para o iPad 5 serão um design ao estilo do iPad Mini, com margens reduzidas, resultando num tamanho mais compacto e fino.

O novo iPad Mini é esperado para Outubro, com a principal alteração a ser a utilização de um ecrã "retina display" com mais resolução - a par do lançamento do futuro iPhone 5S (que se deverá manter fisicamente inalterado, apenas com CPU mais rápido, e câmara de 13MP), e do tal rumorizado iPhone "low cost" concebido para reconquistar o público nos países onde se torna impossível pagar o preço de um iPhone novo.

Notícias do Dia

Já relembramos o terceiro aniversário da apresentação do iPad, e o impacto que veio a ter no panorama tecnológico; porque motivo os vídeos do Homem na Lua não podem ser falsos; vimos também uma câmara GigaPixel aerotransportada que poderá ser o mais desejado brinquedo de um "Big Brother"; e para além de tudo isso e muito mais... temos ainda as notícias do dia que se seguem:


59% dos Tablets Android nos EUA


Indepentemente das estatísicas valerem sempre o que valem... eis umas que parecem indicar que a maioria de utilizadores de tablets Android está... nos EUA, com quase 60% do mercado dos tablets Android. Um número que poderia ser difícil de acreditar, mas que rapidamente fica explicado pela inclusão do Kindle Fire e outros ebook readers baseados em Android, como o Nook. (Embora fique admirado pelo Nook estar à frente dos restantes tablets Android.)

Espero que com o lançamentos dos Nexus 7 e Nexus 10, a coisa possa vir a modificar-se no futuro. E não deixa de ser igualmente interessante que Espanha esteja ali bem posicionada, com 2% da quota mundial (quem sabe, à custa dos seus tablets bq e outros semelhantes.)

O que é certo é que entre Android e iOS, já levam 92% da quota de mercado mundial (nos equipamentos vendidos no último trimestre de 2012). Não vai ser fácil para que outra plataforma mobile se intrometa no meio destes dois.



Sony Super Top Emission OLEDs


Tal como nos LCDs temos diversas diferentes tecnologias, que garantem maior/menor qualidade/custos - com os LCDs STN, TFT, e os mais apetecíveis do momento, os IPS - também nos OLEDs temos o mesmo tipo de situação, que irá certamente começar a ser usado pelos fabricantes para demonstrar a superioridade da sua tecnologia face à dos concorrentes.

Com os televisores OLED a prepararem-se para começar a chegar em força ao mercado este ano (a preços ainda proibitivos para a maioria das carteiras), hoje vamos ficar a saber em que consiste a tecnologia Super Top Emission da Sony.



O Super Top Emission é uma tecnologia que assenta no conceito de Top Emission. Se se lembram de vos ter falado dos sensores de imagem backside illuminated, o conceito é idêntico: em vez de fazer a luz dos OLEDs atravessar parte do circuito (reduzindo a quantidade de luz que chegará aos olhos dos utilizadores), inverte-se o processo de forma a que a luz tenha menos obstáculos à sua frente.


No caso do Super Top Emission, a Sony conseguir desenvolver um sistema que dispensa o polarizador, e usa microcavidades que garantem que apenas o comprimento de onda desejado será visto, aumentando o contraste e a qualidade da cor gerada pelos subpixeis RGB OLED.

Em contraste, outros fabricantes têm optado por usar subpixeis brancos, que depois contam com um filtro colorido - mas que faz com que também se perca grande parte da luz produzida.

O melhor é espreitarmos ao vivo estes televisores OLED assim que começarem a chegar às lojas. Até lá, é ir poupando... e poupando... e esperar que rapidamente baixem de preço.

GeForce Experience em Open Beta


Se têm uma placa gráfica Nvidia já poderão experimentar as melhorias prometidas por este GeForce Experience, que passou de "closed" a "open beta".

O objectivo é simplificar a vida dos jogadores nos PCs, que actualmente necessitam tirar um curso avançado de programação só para tentarem perceber muitas das opções gráficas disponíveis nos jogos: quantos saberão o que é o MSAA, ou que tipo de efeito (e impacto no desempenho) terá activar o PhysX ou as dezenas de outras opções?

Com este programa, a Nvidia faz o trabalho automaticamente, mostrando as definições actuais e as que são recomendadas para o vosso hardware, para várias dezenas de jogos que sejam detectados no vosso PC (incluindo o Hawken, vários Call of Duty, Crysis II, Far Cry 3, Mechwarrior Online, etc.).


[via Winbeta]

Drone com Câmara de 1.8 Gigapixels


Se têm receio do panorama "Big Brother" onde tudo e todos estarão permanentemente sob vigilância... eis um projecto que não vos irá ajudar a dormir descansados à noite. Esta ARGUS-IS é uma câmara com 1.8 Gigapixels, concebida para ser montada num drone tele-comandado, e que permite manter uma área de 25Km2 debaixo de olho em alta resolução, voando a cerca de 5 mil metros.

A diferença relativamente a outras imagens gigapixel, é que neste caso se tem acesso a imagens que estão a ser transmitidas em directo para o posto de comando - e que também são guardadas a bordo, ocupando a módica quantidade de um "exabyte" por dia - ou seja, um milhão de terabytes! (Ainda bem que a DARPA não deverá ter problemas de "custos" para estes projectos.)

Como é que tudo isto é feito? É fácil... em vez de tentar desenvolver um novo e complexo chip de imagem com esta resolução imensa, os seus criadores optaram por recorrer a chips "convencionais" e usando a velha máxima de que a união faz a força. Neste caso, juntaram 368 chips de imagem (pela minhas contas dará chips de cerca de 5MP), que permitem captar todo amplo campo de visão mantendo a resolução necessária para que se possam seguir e detectar pessoas e até aves a voar perto do solo.

Portanto... para quem não estiver satisfeito que a vista de satélite de sites como o Google Maps seja com imagens estáticas... parece que não irá faltar muito para que possamos ter imagens dessas a ser transmitidas em directo (e com a possibilidade de também se poder o dia de ontem, e o anterior, e o da semana passada... e... tornar o Big Brother numa realidade onde a privacidade termina no momento em que pomos o pé fora da protecção de um telhado.)

Microsoft apela à Nostalgia dos 90's


Não posso dizer que alguma tenha sentido saudades do Internet Explorer (tendo passado algum tempo a desenvolver coisas em HTML, as memórias que tenho são dos "hacks" necessários para que o HTML e CSS funcionasse como seria suposto - e como utilizador, frustrava-me visitar sites "best viewed with IE" que se tornavam completamente inutilizáveis noutros browsers.

Mas, independentemente disso, a Microsoft tem estado num momento alto com campanhas publicitárias bem conseguidas, e volta a ser caso com este spot publicitário "Child of the 90s" que imediatamente causará uma onda de nostalgia a todos os que ainda se lembram da última década do século passado.

... Achava interessante terem também feito um para a geração de 80... embora talvez fosse um pouco mais complicado, já que nessa altura ainda não havia internet explorer. :)

BitTorrent Sync - Sincronização de Ficheiros ente Computadores


Não há falta de serviços de alojamento na cloud e de sincronização dos conteúdos entre diversos equipamentos: do super-popular Dropbox, ào nacional CloudPT, passando por outros como o SugarSync. Mas em breve, teremos a entrada de outro nome de peso nesta área: o BitTorrent.

O BitTorrent está a preparar um serviço de sincronização de conteúdos entre computadores que dá pelo nome de BitTorrent Sync. Ao contrário do Dropbox e dos outros, aqui não teremos os conteúdos armazenados na "cloud", o que agradará aos que gostam de manter os seus dados apenas e só nos seus próprios computadores, sendo que por isso mesmo será necessário que tenham pelo menos um dos computadores com os conteúdos ligado para que possam transferir para os demais (mas, estando vocacionado para os utilizadores de torrents, já estarão habituados a isso).

O programa está ainda em fase embrionária (pré-alpha), mas conhecendo-se a experiência que a empresa tem a nível de transferência de conteúdos (torrents), não me parece difícil imaginar que rapidamente se chegue a produto utilizável (pelo menos em fase beta.)