2013/03/31

Missão: Crackar Passwords em 24h


Não há semana que passe sem que fale numa qualquer empresa que tenha sido alvo de ataque, com hackers a terem conseguido roubar as suas bases de dados, com os emails dos seus clientes/utilizadores, e as "hashes" das suas passwords. Até que ponto é que isto será preocupante para os utilizadores?

Guardar a password de um utilizador (e todos os seus dados) de forma é algo que deve estar no topo da lista das preocupações de qualquer serviço. Hoje em dia será "criminoso" guardar a password de um utilizador de forma a que possa ser recuperada seja por quem for. (Um teste simples que podem fazer é seguir o processo de recuperação de password no site, e caso a password original que tiverem usado nesse serviço vos for enviada por email... nem percam mais tempo com isso: é fugir a sete pés deles, pois estão a demonstrar a sua completa incompetência nesta área!)

A única forma de manter uma password segura é guardá-la de forma a que não possa ser recuperada, nem mesmo pelos "donos" do site. É por isso que se usam técnicas como o hashing e o salting.

No entanto, nem mesmo essas técnicas são capazes de evitar que se conseguiram crackar passwords, e este caso que hoje vos trago torna-se interessante por ter sido um desafio para determinar até que ponto - usando as ferramentas publicamente disponíveis na internet - uma pessoa normal seria capaz de crackar as ditas passwords, e em apenas 24h.


Para resumir... o facto é que foi possível crackar quase metade das passwords que constavam na lista alvo.


Uma das conclusões foi a de que, para além das coisas óbvias (como não usar palavras comuns) um dos factores fundamentais para impedir que as vossas passwords sejam facilmente crackadas, é a sua dimensão.

Uma password com apenas cinco, seis, ou até sete caracteres pode ser facilmente crackadas por um atacante determinado, uma password com oito caracteres já eliminará os atacantes que apenas pensem usar o seu hardware "doméstico", mas poderá ainda estar ao alcance dos serviços de processamento "na cloud". Por isso, o melhor mesmo é arranjarem passwords que tenham 10 ou mais caracteres... (ou deixarem isso a cargo de um gestor de passwords. :)

Claro que isto em nada invalida que se continue a usar um sistema de autenticação "2-step", onde para além da password têm a segurança acrescida de uma validação adicional (como um código enviado via SMS para o vosso telemóvel, previamente validado e autorizado).

Oculus Rift já estão a Caminho


Demorou um pouco mais, mas os Oculus Rift estão finalmente a sair dos armazéns e a chegar a casa dos apoiantes deste projecto no Kickstarter. Mais um projecto que foi imensamente bem sucedido, e que daqui por uns anos poderá ser apontado como o "ponto de viragem" que fez da realidade virtual aquilo que seria suposto ser.

As implicações desta tecnologia são bastante alargadas, e é algo que podem ouvir na discussão que se segue, no debate que se realizou no SXSW sobre realidade virtual - as implicações nos métodos de controlo; a necessidade de repensar a forma "irreal" com que muitos jogos tratam os personagens hoje em dia (com o nosso personagem a "caminhar" a velocidades de 50-60Km/h, que no monitor não incomodam, mas que quando vistos em realidade virtual "baralham" completamente o cérebro); sistemas como o redirected walking para permitir que um utilizador caminhe num ambiente virtual ilimitado, sem sair de uma zona "fechada" (e sem recorrer aos dispendiosos tapetes omni-direccionais); e ainda os melhoramentos que se desejam para o futuro.

Não se esqueçam que este é o gadget que está no nosso fundo de gadgets e ainda estão a tempo de participar.

Testa o teu Site com o Pingdom


Uma das coisas com que não tenho (nem quero) com que me preocupar, é a administração e manutenção de um servidor na internet. No entanto, para os que optam por o fazer, receber alertas de quando alguma coisa corre mal é algo que se torna essencial. Para isso podem recorrer a serviços como este Pingdom, que para além de nos permitir analisar o tempo de carregamento de uma página, e sugerir modificações para o melhorar, fornece também serviços de monitorização contínua.

Na sua vertente gratuita podem apenas monitorizar um site (e um crédito para 20 SMS de alerta), mas já será suficiente para muitos projectos "caseiros" ou de pequena dimensão onde não se justifique estar já a pagar por um serviço deste tipo - ou que não sejam críticos.


O seu funcionamento é extremamente simples, basta introduzirem o endereço do site a monitorizar, e a frequência com que deverão ser feitos os testes (por exemplo, a cada 5 minutos). E para além dos resultados irem sendo guardados para nos dar um relatório completo sobre a evolução do comportamento ao longo do tempo (se os tempos de respostas estão a ficar mais lentos; se a página ficou com um tamanho fora do habitual; etc) em caso de detectar que o site está "em baixo", enviar-vos-á um alerta, via email, SMS, twitter, ou usando as suas Apps para iOS e Android.

Zalgo Text - Os Textos "Malucos"


Provavelmente já terão passado por alguns estranhos textos que por vezes aparecem espalhados pela internet, no Twitter ou Facebook, e onde num sítio onde supostamente só deveria aparecer texto, vemos um grande confusão de rabiscos - que em alguns casos até saem fora da zona onde deveriam ficar. Afinal... que raio de coisa é esta, e que "magia" é que está a ser usada?

Não é magia nenhuma obviamente. Se em tempos os caracteres nos computadores eram algo que podiam ser definidos numa bonita e simples tabela com 255 caracteres (os célebres códigos ASCII), com o avançar do tempo depressa se chegou à conclusão que tal sistema não era suficiente. Não só temos os caracteres acentuados (que ocupavam uma parte especial da tabela, e que iam variando de país para país), como no caso de línguas como o chinês essa tabela nem seria capaz de guardar os milhares de caracteres que existem (mais de 80 mil!)

Para tal criou-se um sistema mais versátil, o Unicode, que permite representar todo este conjunto imenso de caracteres utilizados a nível mundial, e que contém alguns símbolos curiosos que podem ser aplicados sobre os caracteres que os precedem (de forma idêntica aos nossos caracteres acentuados) e que podem sobrepor-se uns aos outros, tanto "para cima" como "para baixo".

Mas... se isso é necessário para escrever palavras em certas línguas, pode também ser abusado de forma "artística" em algo que é conhecido como sendo "zalgo text", e que recorre a esses símbolos para criar uma enorme confusão a partir de qualquer conjunto de palavras:

Ficando uma coisa como isto (deverá aparecer algo idêntico à da imagem inicial, caso o vosso browser suporte os caracteres unicode convenientemente):


Â̬̺̳b̩̙̣̳̜͔̓̈͌̔̌̽̕e̘̙͓̟̝͕̓̃͜r̺͢t̗͉͌͐̇̿̀̃͟ô̶̠̦̊ ̩͕̜ͥͬ̂ͥͣͬat̯̝̦̘̯̩̎̀é̞̥̞ͣ̊̆ ̻̙̳̐ͮ͋͌͜d̘̦̋̾̀̀e̒͑̾̊̅͊̍ ̶͎͈̅̈͒M͈̐̒̐͌a̼̔͂̔ͤ̋d̏̾ͫ̒̓̽҉͙̗̥r͋̐̓́̈́u̜̘̰̓̋ͥ̀ģ͍̠ͯͯ͌́aͮḏ̘͔͍͖̘̋̒̇̀̒̄a̷̓
̢̗̯̯͌̾͋ͩ̎a͓̭͓̿̔͛̀ ̩͉̥̼d̑͏͇̯e͇̳̩̹͎̤̦͑ͧ̏̍̄̀s͂ͮ̑̾͊ͦt͙̝͔̺̰̃̓ͥŗ͍̗̥̞̯̗̒u̳̖̞i̯̲̘̭͓r̩̠̯̮̬̘̅̉ͧ̊̀͡ ͔͎̠͉̹̰͎͠c̳̤̞̀̿̌͆͊ͬ̑a͍ͭ͆͛ͭr͔̬͚̟̭̔̓̚å͖̪̣̰̅̿ͣ̉̏c̛̥̆͋̉̓ͣt̨̙̹̥͔ͯͦ̈́ͣͤe̗͛r̡̥͖̤̬͖̒̿ͩ͌̽͊e̹̱̘̮̬͎̓ͪ̆̄͝s̝̲̹̎̽ͅ
̗̋̂u͚̩̲ͧm̨̼͈͓͇̟̳̹̾ͧͯ̊ͥ̇ ̘̹͈͕͎̅ͬb̧͊ͭ̏̃́̽͋ý̘̠̩͗̍̀́ͅt̅̽͏̲͚̝̙̲e̘̥̔ͩ͌͂͋̏ ̛͔̥́̓̈d̤̖̆̆͑̀͋ͫ͗e͓̤̗̬͙̗̾ͤ͑̓ͭ̅ͨ͢ ͓̗̤̳̤ͭͣ̉̃̋͡c̦̺̭̤̭̹ͤ̑̇̋ͭ̃̋ả̱̩̤̔̌̔d̙̼̊a̤̤͔̝͛ͫͫ͌̒ͫ̚ ̸̔v͔̩͙̝̅ͥͮ̾̇ͯ̆e̷̓ͥͩ̇ͅz̩̜ͫ̿̿͒̋ͦ̀̚
̝̱̻̉̓̎̍̂͟á̭͎͍̠̦̤̩͢é̪̯̳̭̭͎͉ͭ͂̔̅í̸̲̬̘͚̼̝̄̑̈́ͫͅó̻̤͇̪̖͉̹ú̯̝͉̯ͨ


Podem ver que é mesmo texto, seleccionado com o rato.

Portanto... da próxima vez que passarem por algo do género... não é um erro do ecrã do vosso computador/tablet/smartphone. É mesmo algo propositado, e que podem fazer usando um dos muitos Zalgo Text Generator existentes na web.

Visão Térmica nos Automóveis com Identificação de Animais


Embora já existam alguns automóveis com sistemas de visão nocturna, a verdade é que esses sistemas ainda são uma raridade, e mais facilmente associados a vídeos de incursões militares. O que é certo é que é uma tecnologia bastante valiosa que permite evitar acidentes, mesmo na escuridão da noite, e que também vai sendo melhorada pelas marcas automóveis.

Partir deste Verão, a BMW terá um sistema de visão nocturna com câmaras térmicas que conseguirá distinguir entre pessoas e animais, e que conta com um feixe luminoso direccional que é capaz de "apontar" ao animal para que o condutor fique a par do que se passa sem ter que tirar os olhos da estrada (e que começará a piscar caso detecte o risco de colisão.)

... A minha pergunta: terão estes sistemas oportunidade de se popularizar antes dos automóveis "sem condutor" tomarem de assalto as nossas estradas?

2013/03/30

iPhones vítima de Ataque de SPAM via iMessages que Crasham


Qualquer que seja o serviço que se disponibilize hoje em dia, é certo e sabido que haverá alguém que achará divertido abusar do sistema. E alguns serviços são bem mais atractivos que outros, nem que seja apenas para chatear algumas pessoas. É isso mesmo que se passa com um recente ataque de "spam" via iMessage - o serviço de mensagens do iOS - e que ingenuamente parecia confiar na seriedade dos utilizadores.

Uma vez que a Apple não permite bloquear mensagens enviadas por determinados contactos (ou desconhecidos), e nem sequer limita a quantidade de mensagens que podem ser enviadas/recebidas; um atacante pode facilmente inundar uma "vítima" com milhares de mensagens consecutivas. (Ao menos, agora as notificações das mensagens não fazem aparecer um Popup, pois senão seriam mesmo um ataque "Denial of Service" que impossibilitaria utilização do equipamento - algo que critiquei logo no início dos iMessage).


Mas, mesmo sem os popups, não pensem que estes ataques podem ser apenas chatos ao encher o vosso iPhone de mensagens sem interesse: é também possível crashar o serviço do iMessage enviando mensagens de tamanho gigante contendo Unicode e caracteres "estranhos".


Neste caso a coisa fica mais complicada, pois nem sequer conseguirão entrar nas mensagens para a apagar (parece que é possível fazê-lo, mas terão que conseguir fazê-lo através de passos minuciosamente ritmados para lá conseguirem chegar antes do "crash"). Definitivamente, não é o tipo de utilização que se esperaria de um sistema "de referência" e amigo dos utilizadores.

Cara Apple... vamos lá fazer aquilo que deveria ter existido desde o início, a possibilidade de bloquear mensagens de determinados contactos; ou de pessoas que não estejam na nossa lista de contactos. (Não confundir com a opção que surgiu no iOS6, de não mostrar notificações de mensagens que recebermos de pessoas que não estejam na nossa lista de contactos: isso resolve o caso das notificações, mas as mensagens continuam a ser recebidas e podem crashar as iMessages.)

Find My Friends actualizado no iOS


O Find My Friends é a app oficial da Apple para geolocalização de amigo no iOS, e que agora recebeu uma actualização. Infelizmente, ainda não foi desta que a App diz adeus ao skeuomorphismo e perde barra de topo em couro costurado, mas... ganhou alguns melhoramentos interessantes.

Se anteriormente já era possível definir que queríamos receber notificações quando alguém chegasse ou partisse de algum local (sim, é a ferramenta perfeita para stalkers... desde que os tenham na vossa lista de amigos autorizados), agora passa a ser possível definir a distância para que esses avisos actuem. Isto ajudará naqueles casos em que andam em locais que estejam próximos, e que anteriormente não podiam ser distinguidos (ao chegarem perto de um avisaria como estando a chegar ao outro), e que agora poderão ser definidos com maior precisão.

Também o painel de configuração dessas notificações foi remodelado, e permite agora uma utilização mais rápida sem que se tenha que saltitar entre vários ecrãs como acontecia dantes - assim como a possibilidade de enviar uma notificação do local actual onde estão.

Vamos lá ver se o Google se decide a implementar funcionalidades idênticas no seu Latitude, e sem esquecer a opção de partilha temporária que existe neste Find My Friends, que permite partilhar a nossa localização com um grupo de pessoas apenas por tempo limitado (no Latitude é "tudo ou nada").

Expande a tua Rede WiFi por 20€

O Nuno Pereira é um daqueles "geeks" que conheci graças ao Aberto até de Madrugada, e cujos interesses em muito se identificam com os meus (e os de muitos de vocês): tecnologia, cinema, jogos, etc. Hoje, estreia-se com um artigo seu aqui no Aberto até de Madrugada, artigo originalmente publicado no seu blog - Cria o teu Avatar - e que penso que será de grande utilidade para todos, sobre como expandir uma rede WiFi caseira usando um repetidor... e sem ultrapassar os 20€.


Já varias vezes colegas e amigos me perguntaram por soluções para aumentar o sinal wireless do router de casa que na maioria das situações não chega a todas às divisões da casa...

Sempre acabo por dizer que tudo depende de cada casa, das paredes da construção e de todos e quaisquer obstáculos que impeçam a propagação do sinal. Em recintos fechados não há certezas como existem em espaços abertos! A primeira opção passa sempre por pensar em posicionar o router numa posição central em casa, ou pelo menos move-lo para uma divisão mais próxima dos computadores. Claro que acabam logo por dizer que o técnico deixou lá o router e não vão lá mexer, e nem pensar em furar paredes nem deixar cabos espalhados. E para estas situações que proponho o seguinte:

A compra de um segundo equipamento que se liga ao router e que vocês podem deixar em qualquer ponto intermédio da casa fazendo uma ponte wireless entre o router e o vosso computador pessoal. Tudo é feito sem fios, e porque vivemos em tempo de crise o equipamento a comprar e que uso como exemplo é este router 3G da TP-Link TL-WR703N, que pode ser adquirido na Deal-Extreme por apenas 20€ (e inclui portes grátis)!


Com este pequeno router, vamos instalar uma firmware compatível da DD-WRT, configura-lo como cliente do router principal, mas depois com o router da TP-LINK a servir de repetidor para expandir a vossa rede para zonas onde a vossa rede WiFi principal não chegaria.

Vamos lá então ver como tudo se processa, passo a passo:


Antenas de Telemóveis disfarçadas de Árvores


Tal como todos produzimos lixo mas não queremos ter uma lixeira à porta de casa; também no caso das nossa apreciada conectividade queremos ter rede de telemóvel com sinal excelente... mas não queremos ter uma inestética antena do operador em frente à nossa janela.

Uma solução engenhosa consiste em camuflar essas antenas disfarçando-as de árvores, de forma a que passem despercebidas no ambiente em que são colocadas. Num ambiente urbano até poderia parece ser mais estranho ter uma árvore no meio da cidade do que uma antena de metal... mas quando estamos a falar de áreas menos populosas e mais "verdes"... penso que faz todo o sentido reduzir a "poluição visual" da tecnologia. (Para ser melhor, só se usassem mesmo árvores reais como suporte para as antenas! :)



Embora aqui por perto nunca tenha visto antenas deste tipo, da última vez que fui ao Algarve reparei que por lá já se dá uso a esta técnica.

Rostos Realistas em CGI em Tempo-Real


Já que hoje estamos numa de mostrar o que as actuais placas gráficas permitem fazer, vamos subir a parada e ver o que é possível fazer-se numa das mais difíceis áreas de reproduzir: a modelação e animação de um rosto humano.

Esta demonstração da Activision, que pode correr até num computador já com alguns anos, mostra que já é perfeitamente possível termos "avatars" (nossas representações digitais) com uma fidelidade que... parece real! Para além das óbvias aplicações a nível dos jogos e filmes digitais, que poderão ser completamente interactivos, podemos também imaginar até que seja possível termos um nosso assistente digital virtual que poderá fazer videochamadas por nós, ou muitas outras coisas que... por agora nem conseguiremos imaginar.

Ainda no outro dia falávamos do uncanny valley... mas com este vídeo fica demonstrado que já o ultrapassámos! Venham de lá os jogos que dão uso a esta tecnologia (e que veremos certamente em acção nas consolas da próxima geração).

Destruição Total com o PhysX da Nvidia


Se estão curiosos por saber qual o nível de realismo que a próxima geração de jogos poderá ter - graças ao poder sempre crescente dos GPUs actuais; temos uma demonstração do PhysX da Nvidia a correr numa GTX680 que poderá dar uma ideia do que poderemos ver na próxima geração de consolas da Sony e Microsoft (PS4 e XBox 720) - e claro está... nos PC (em 2014 deverá chegar a próxima evolução de GPUs da Nvidia, levando estas potencialidades ainda mais além do que já é possível).

Nesta demonstração, temos uma arena de estilo romano, onde todos os elementos são destrutíveis de forma incrivelmente realistas... projectando destroços e blocos irregulares em todas as direcções... e até poeira que se comporta realisticamente. (E que já começa a ser aplicada a alguns jogos, como o Hawken.)

... Pensar que há uns anos atrás, calcular cada um destes objectos e partículas seria coisa que demoraria minutos ou horas por cada frame, e que agora tudo isto é possível em tempo real e em resoluções superiores a FullHD... dá que pensar.

2013/03/29

Unreal Engine 4 mostra os Gráficos do Futuro


Mais uma demo (ou jogo, ninguém sabe ainda) que nos mostra que os jogos de computadore - e da próxima geração de consolas que chegará no final do ano - vão continuar a aproximar-se cada vez mais do hiper-realismo que, num futuro próximo, se tornarão indistinguíveis das imagens reais.

Este video do Unreal Engine 4 mostra-nos coisas que há pouco tempo apenas seriam possíveis usando "render farms" com centenas de computadores a processar em paralelo... Agora, tudo isto é feito usando uma única placa gráfica GTX 680 da Nvidia.

... É certo que os gráficos "bonitos" não bastam por si só para fazer com que um jogo seja bom, mas... mal não fará! :)

Exynos Octa-Core Suporta LTE/4G


A decisão da Samsung lançar um Galaxy S4 com um CPU quad-core Snapdragon 600 nalguns países, quando tanto investiu no seu Exynos 5 Octa-Core (que é mais rápido) estava a levantar algumas dúvidas. Será que à semelhança da Nvidia a Samsung não teria preparado o seu CPU para funcionar com as bandas LTE? Era algo estranho... pois num chip desenvolvido recentemente, esse problema já deveria estar mais que resolvido... e está mesmo. A Samsung confirmou que o seu Exynos 5 octa-core está efectivamente apto a funcionar em redes 4G/LTE e em todas as 20 bandas existentes.

Assim, a explicação é apenas uma: a Samsung não tinha capacidade para produzir Exynos 5 em quantidade suficiente para lançar o Galaxy S4 nos volumes pretendidos a uma escala global, e por isso recorreu a um CPU alternativo de outro fabricante para "tapar o buraco".

Sabendo-se isto, resta agora uma nova pergunta: sabendo-se por cá as intenções da Samsung são a de vender o modelo quad-core; será que quem optar por comprar um modelo octa-core no estrangeiro poderá usá-lo em 4G por cá sem chatices? À partida tudo me leva a crer que sim... mas vamos esperar até que os Galaxy S4 cheguem às lojas, e depois rapidamente descobriremos.

AadM pelo Mundo

Tal como tinha prometido, eis um local que será destinado a todos os que desejem exibir orgulhosamente o seu amor ao Aberto até de Madrugada (ou mais apropriadamente, o "amor à camisola") envergando a nossa t-shirt oficial, ou tão somente exibindo o logotipo ou página do site nos seus tablets/smartphones em locais que achem interessantes partilhar.

Ou ainda... os que apanharem alguém com uma das nossas t-shirts a passear pela rua - como já aconteceu. :)

Como infelizmente não organizei as fotos que fui recebendo destas situações, vamos ter que recomeçar do zero, e para dar o tiro de partida deixo a última foto que me foi enviada, do Lino Alexandre na Madeira.


É desta que vamos tirar a vergonha aos "madrugadores" - venham de lá essas fotos que quero ver aqui uma galeria bem recheada dentro de dias! :)

Actualização: já começaram a chegar.... vejam já a seguir:



Notícias do Dia

Já descobrimos que o Galaxy S4 octa-core é mais rápido que a versão quad-core (que será a versão comercializada no nosso país); e o Luis Costa partilha as suas recomendações sobre o melhor tablet disponível na Worten (para aproveitarem o desconto de 20% desta Páscoa). Também já está publicada a análise ao Archos GamePad.

Sendo sexta-feira (santa), não se esqueçam que temos a nossa t-shirt semanal para vos oferecer, e não se esqueçam igualmente de participar no nosso mais recente fundo de gadgets que nos dará a possibilidade de testar os Oculus Rift e fazer de um de vocês um dos pioneiros nesta nova era da realidade virtual. Depois disso... podem seguir em frente para as notícias do dia:


YouTube com streaming de jogos em directo


Na apresentação da PS4 ficamos a saber que a componente do streaming e partilha dos vídeos dos nossos jogos passará a ser um elemento fundamental para as consolas da próxima geração. O YouTube não quer ficar para trás, e sabendo a apetência que os jogadores têm por vídeos dos jogos, prepara-se para lançar novas ferramentas para facilitar este tipo de utilização.

Os developers poderão assim preparar os seus jogos de forma a que possam transmitir os vídeos do que se está a ver no ecrã para o YouTube, para partilha em tempo real entre milhares de outros jogadores/espectadores - ou tão somente partilhar momentos "especiais" que queiram imortalizar.



Análise Archos Gamepad


O segmento dos jogos mobile tem estado em alvoroço. Em tempos dominado pelas consolas de jogos portáteis, como a célebre GameBoy e mais recentemente as Nintendo DS e 3DS; o surgimento de smartphones e tablets cada vez mais capazes fez com que muitos dos jogadores começassem a encarar a possibilidade de carregar apenas um equipamento mais versátil que lhes permitisse jogar, e também fazer tudo o resto que estes equipamentos permitem.

No entanto há ainda um factor que era visto como crítico pelos jogadores: a utilização de um ecrã touch como dispositivo de controlo pode servir perfeitamente para alguns tipos de jogos; mas outros há que só podem ser verdadeiramente apreciados usado botões e controladores físicos. Este GamePad da Archos é um tablet Android que poderá ter resolvido essa questão.


Nexus 4 Recebe Retoques Ligeiros


Parece que o Google e a LG estiveram mesmo à espera que eu terminasse a nossa análise ao Nexus 4 para rapidamente resolverem um dos pontos que critiquei:
Um elemento que precisaria ser revisto é o posicionamento da coluna, que fica na tampa traseira e que faz com que quando esteja pousado sobre uma mesa... abafe quase por completo o som.
A LG não reposicionou a coluna - coisa que obrigaria a grandes remodelações internas - mas desenrascou a coisa de forma igualmente eficiente e bem mais simples: colocando uns minúsculos "pés" que farão que o Nexus 4 já não fique completamente assente sobre uma superfície, protegendo o vidro traseiro e também permitindo que o som da coluna possa circular mais livremente. (Claro que se o pousarem sobre uma superfície mais maleável... lá se vai a solução, já que estes minúsculos pés não conseguirão fazer qualquer efeito).

Também a câmara parece ter sofrido uma ligeira remodelação, mas não se sabe ainda se será apenas devido a diferenças no processo de montagem.

Unreal 3 já corre em Javascript


Ainda no outro dia falávamos das imensas possibilidades que a aproximação do desempenho do Javascript da do código nativo com o asm.js no último Firefox... e mal sabia eu que já iríamos ter um exemplo de luxo tão rapidamente.

Usando o emscript (um compilador para javascript) e o asm.js, uma equipa de developers da Epic e da Mozilla conseguir converter o popular Unreal Engine 3 inteiramente para Javascript (e fizeram-no em poucos dias!) Quer isto dizer que teoricamente se torna possível jogar qualquer um dos muitos jogos que utilizam este motor gráfico, dentro do browser, sem necessidade de qualquer plugin adicional.

Ao contrário do "native client" que o Google tem promovido, e onde o browser executa código nativo compilado, para ter desempenho igual ao de um programa "instalado" localmente; aqui trata-se de código javascript, e que portanto é implicitamente compatível com qualquer browser, independentemente do CPU que usar ou da sua arquitectura (x86, ARM, etc.) e portanto torna-se mais interessante a longo prazo como forma de tornar o javascript como a verdadeira linguagem universal para tudo - coisa que o "native client" pretenderia resolver com o "Portable Native Client", mas que ainda está também muito verde.


Para demonstrar o que é possível fazer-se a Epic usou a sua demo Citadel - que deverá disponibilizar publicamente nos próximos dias (actualização: já disponível). Mas se não quiserem esperar até lá podem sempre espreitar outros demos do emscript a correr no Firefox Nightly, como o BananaBread.


A Melhor Escolha de Tablets na Worten

O nosso incansável Luis Costa teve um pedido que nos chega com bastante frequência: qual o "melhor" tablet para se comprar? A limitação era apenas uma: tinha que estar disponível na Worten para que o comprador pudesse usufruir do desconto de 20% que irá haver este fim-de-seman. Eis as suas recomendações.

Os tablets são nesta altura um dos gadgets mais apetecíveis no mercado. A sua procura já supera a dos PCs e em breve prevê-se que ultrapasse a dos portáteis. Não é portanto de estranhar que se procure aproveitar as promoções que vão aparecendo para adquirir um destes equipamentos. É precisamente isso que um amigo meu está a pensar fazer, e pediu-me para o aconselhar nesta aquisição.

Os requisitos eram os ideais: escolhe como se fosse para ti :)


T-Shirt da Semana

Chegamos a mais uma sexta-feira, e voltam todos a estar mais próximos que nunca de poderem ganhar uma T-shirt oficial do Aberto até de Madrugada sem esforço (quase) nenhum.

Esta semana vamos manter o método que temos utilizado, em que terão que demonstrar as vossas capacidades de prever o futuro. :)

Ganhar uma t-shirt oficial do AadM nunca foi tão fácil, e para isso estão apenas a um número de distância.

Portanto, tudo o que têm a fazer é:
  1. deixar nos comentários a vossa previsão do número total de comentários que acham que blog terá às 23h00 do próximo domingo
  2. podem deixar as vossa previsões até às 23h59 de amanhã (sábado)
  3. não se esquecerem de vir espreitar se foram vencedores e/ou deixarem forma de contacto (no caso de não responderem em 3 dias, o prémio será atribuído a outra pessoa)

Ganha a pessoa que acertar no número de comentários, ou que mais se aproximar (em caso de empate, ganha a resposta colocada em primeiro lugar).

Atenção que comentários repetidos de uma mesma pessoa serão removidos. Nada de tentar "adulterar" os resultados indevidamente, s.f.f. - como por exemplo, vir apagar um comentário com uma estimativa mais baixa depois dos comentários já terem superado esse número! ;P As únicas eliminações permitidas serão no caso de alguém por engano ter colocado um valor que já tinha sido indicado anteriormente e o quiser corrigir. A partir daí... fica como está.

Façam as vossas previsões, e boa sorte!

[Atenção: alguns dos vencedores têm-se esquecido de vir verificar se ganharam a t-shirt... Não deixem de vir espreitar os resultados no domingo à noite ou na segunda-feira.]

WPS é um Office para Linux igual ao Original


Os fãs do software livre, ou que simplesmente não estejam dispostos a pagar o preço de um Office da Microsoft já conhecerão certamente as alternativas como o LibreOffice. Mas para quem já estiver habituado ao aspecto do Office da MS, as diferenças visuais do interface são muitas vezes suficiente para causar uma estranheza inicial que será difícil de ultrapassar. Este WPS Office resolve isso... ao apresentar um interface que é em tudo idêntico ao do Office da Microsoft.

Este WPS até vai mais longe, ao permitir utilizar o interface do Office mais moderno, ou com os menus ao estilo antigo; e adiciona funcionalidades que nem o Office da MS tem, como  edição de múltiplos documentos em tabs separadas.

O facto de ter sido criado por uma empresa chinesa poderá preocupar aqueles mais preocupados com a segurança... mas mais "chato" ainda será o facto do programa estar em chinês. Coisa que felizmente pode ser resolvida indo até ao terminal de comandos e escrever:
cd /opt/kingsoft/wps-office/office6/2052
sudo rm qt.qm wps.qm wpp.qm et.qm

Para aqueles que não se conseguem adaptar a outros "offices" depois de terem passado anos a mexer na versão da Microsoft, será certamente uma opção a considerar seriamente.

Fraunhofer Portugal Challenge 2013


Já está a decorrer a fase de entrega de ideias para o Fraunhofer Portugal Challenge 2013, um concurso de ideias que tem por objectivo promover e recomensar a investigação em áreas de utilidade prática feitas em Portugal.

Esta iniciativa destina-se a alunos e investigadores, tendo as ideias que ter por base o trabalho/tese realizado pelos próprios e resultado num grau académico de uma Universidade Portuguesa no ano académico de 2011/2012, ou que já se encontram concluídos e que serão avaliadas em 2012/2013. (Excluindo ideais que já tenham sido apresentadas nas edições anteriores desta iniciativa.)



As ideias deverão ser relativas a uma das seguintes áreas:

  • Interacção Homem-Computador
  • Processamento de informação
  • Computação Autónoma




Têm até 31 de Julho para submeterem as vossas ideias.

2013/03/28

A Manipulação de Fotos Pré-Photoshop


A manipulação de imagens é algo que hoje em dia consideramos ser quase implícito, ao ponto de não conseguirmos ver nas revistas fotografias de modelos que não tenham tido uma "ajudinha" do Photoshop (que nalguns casos resulta em autênticos desastres exagerados) e que tentam vender a imagem do "ideal"... mesmo quando tal não pode ser real.

Mas, interessará talvez relembrar que as manipulações de imagens não são exclusivas da era digital, e desde a invenção da fotografia que rapidamente surgiram curiosos a fazer experiências com o que seria possível fazer. Recorrendo a técnicas como a exposição múltipla para combinar imagens e criar espectros fantasmagóricos; à mistura de imagens diferentes (o célebre copy-paste, mas em versão física real); e até aos retoques cuidados feitos inteiramente à mão... muitas eram as formas de, há muitas décadas atrás, se mostrar aquilo que se queria mostrar... e que não seria representativo da verdade.

Temos exemplos como uma fotografia que diz ter capturado a linha do equador em pleno oceano; pessoas a esquiar na neve perto das pirâmides no Egipto; ou até a remoção de pessoas "indesejadas" das fotos de chefes de estado. Já na altura pareciam não haver limites ao que se podia fazer.


Portanto, aquilo de não se poder acreditar no que se vê, não é algo de novo nem que está ligado à magia da manipulação digital. E há que dar valor a estes "magos" da fotografia, por fazerem as coisas que faziam sem o auxílio das nossas ferramentas digitais.

[via io9]

Galaxy S4 Octa-Core Mais Rápido que versão Quad-Core


Estava tudo à espera de ver que tal é que o novo Galaxy S4 com o novo Exynos Octa-Core se comportaria face à variante que vem equipada "apenas" com um Snapdragon 600 Quad-core (que será a que iremos ter cá em Portugal), e tal como se fazia prever... a Samsung não teria investido tanto tempo e esforço num chip que não se tornasse na referência do momento: o S4 octa-core é mais rápido que o S4 quad-core.

Em ambos os casos estamos a falar de um equipamento que oferece cerca do dobro da potência face a equipamentos como o anterior Galaxy S3 e o Nexus 4; e que consegue ser mais rápido que os concorrentes directos: HTC One, Xperia Z, LG G Pro. Mas para os "fãs da velocidade" a vantagem que o S4 com Exynos tem sobre o S4 com o Snapdragon será motivo suficiente para irem em busca de um modelo equipado com o octa-core.

Agora só nos falta ver que tal é que ambas as variantes se comportam em termos de autonomia... mas também aí imagino que a vantagem seja do Octa-core, graças ao seu quad-core "poupado" que acompanha o quad-core "potente", e que pelo menos na teoria lhe permitirá gastar menos energia durante a maior parte do tempo em que está a ser utilizado.




Google Maps Engine Lite - Cria os teus Próprios Mapas


O Google já permitia aos utilizadores criarem os seus próprios mapas com o "My Maps" do Google Maps, mas agora melhorar ainda mais esse serviço, e por isso apresenta-no o seu novo Maps Engine Lite - uma ferramenta para criação, partilha e colaboração de mapas personalizados (e que no futuro deverá vir a absorver o My Maps actualmente existente).


Usando esta ferramenta podemos facilmente criar múltiplas layers de informação sobre mapas (com aspecto visual à escolha), contendo áreas geográficas e/ou pinos - também eles com cores e desenhos que podemos escolher entre inúmeras variantes. É também possível importar valores de um ficheiro CSV ou XLSX (com moradas e descrições), para rapidamente adicionar uma maior quantidade de pontos no mapa.


Claro que também tenho que referir que à luz do historial das opções recentes do Google... não será conveniente dependerem desta Maps Engine Lite de forma demasiado "crítica" - sob pena de terem alguns dissabores caso daqui por uns meses eles mudem de ideias e terminem o projecto (que ainda por cima ainda está em fase beta) - sim... a mágoa do encerramento do Google Reader vai perdurar por bastante tempo, e vai ser sempre relembrada na altura de utilizar qualquer serviço do Google.

Notícias do Dia

Temos novo fundo de gadgets, e desta vez é que nos permitirá espreitar um futuro há muito prometido, mas cujas implementações reais têm deixado muito a desejar: vamos lá ver se desta vez com estes Oculus Rift vai ser diferente. Os mais populares sites de partilha nacionais estão a fechar perante as ameaças da Acapor. Em destaque temos também um terminal de linha de comandos que alia a potência dos terminais tradicionais às capacidades multimédia a que nos habituamos hoje em dia: o Terminology do Enlightenment.

Mas agora, fiquem com as notícas do dia... e não se esqueçam que no próximo sábado nem a Páscoa nos interrompe o nosso habitual meeting mensal.


Google Desclassifica Vencedores do Google Glass


O Google teve uma excelente ideia para aumentar (ainda mais) o buzz em redor dos seus Google Glass: promoveu um passatempo em que perguntava a todos como é que pretendiam utilizar os seus óculos, e iria escolher 8000 candidatos que teriam a possibilidade de comprar os óculos desde já.

Nos últimos dias o Google disse já ter decido quem seriam, e que os convites começariam a ser enviados. Mas, parece que ali pelo meio alguma coisa falhou. É que embora nesta iniciativa se dissesse que os vencedores seriam escolhidos por um painel de juris independente que iria avaliar coisas como: criatividade, originalidade, usos práticos, e influência social; os primeiros vencedores foram participantes que apenas participaram com tweets como:

  • #IfIHadGlass, I'd throw it at your face. ._.
  • #ifihadglass I'd cut a bitch!

... Se isto integra as 8000 melhores participações avaliadas pelos júris... seria muito mau. Por isso mesmo o Google optou por recuar na oferta dos convites... numa medida que a mim me faz lembrar a célebre bola zero no sorteio do totoloto. Afinal, será que is júris se deram sequer ao trabalho de ler o que os participantes escreveram?


Ainda a respeito do Google Glass...


Windows Phones superam iPhones em vários Países


Confesso que fico supreendido, mas segundo a IDC, os Windows Phone têm sido a plataforma com maior crescimento relativo (algo que não me surpreende), e que já têm superado a venda de iPhones em sete países (isto é que não estava à espera). Os países são: Argentina, India, Polónia, Rússia, África do Sul e Ucrânia.

Algo que pode ser explicado pelo elevado custo do iPhone relativamente ao nível de vida nestes países, e também de alguns deles terem um mercado bastante "pequeno", onde 100 mil unidades de unidades enviadas já serão suficientes para "ficar no top". Dizem-nos ainda que em certos países (como Itália e Finlândia), os Windows Phone terão já ultrapassado os 10% de quota de mercado - o que também não deixa de ser significativo.

... Lá por estar surpreendido não significa que não fique contente por este comportamento. Acho que o Windows Phone merecia ter uma fatia de mercado maior, para nos oferecer uma concorrência mais diversificada (entre iOS e Android). Mas, vou optar por usar a técnica de São Tomé: "ver para crer". Só ficarei convencido de que os Windows Phone estão a ter sucesso quando ao caminhar pela rua, ou no cinema, começar a ver Windows Phones nas mãos das pessoas. (E continuo a dizer que para isso acontecer só teriam que apostar numa política mais agressiva de preços... ao estilo do que o Google faz com os Nexus).

Gnome 3.8 já Disponível


Uma das vantagens dos sistemas Linux, é de permitir aos utilizadores optarem pelo ambiente gráfico que melhor se adequar às suas necessidades (mesmo se em grande parte dos casos, simplesmente se opte por usar o que vem "de origem".) Eu sou um desses casos, e foi por isso que aos poucos lá me fui habituando ao Gnome por ser o que vinha com o Ubuntu - depois de inicialmente ainda me ter aventurado com o Xfce no Xubuntu (o qual, para ser sincero, ainda é o que vou preferindo).

O Gnome chegou agora à versão 3.8, e vem com algumas novidades:


  • Novo ecrã para lançamento das Apps
  • Pesquisa com resultados apresentados de forma "melhorada"
  • Configurações de privacidade para definir quem pode aceder aos vossos conteúdos
  • Modo clássico para quem preferir um desktop mais tradicional
  • Animação mais fluida nas transições e redimensionamento das janelas
  • Secção de settings completamente remodelada
  • Actualizações e melhoramentos nas diversas apps do Gnome




A Independência da iCloud


Para quem utiliza equipamentos iOS, a iCloud é algo bastante prático e útil. Para pessoas como eu que há muito disseram adeus ao iTunes, o iCloud possibilita que no caso de troca de iPhone possa facilmente fazer um restauro a partir do último backup diário, e ficar com todas as apps, fotos, e demais informação que tinha anteriormente.

Mas, para os developers, a coisa é bem mais complicada, com o serviço iCloud a ser uma autêntica dor de cabeça, cheio de falhas e bugs que - na maior parte dos casos - os faz desistir e optar por outras soluções. Algo que no entanto poderá acabar por ser benéfico... ao promover uma "independência da iCloud" (e de qualquer outro serviço do genéro).

A questão é que um serviço que esteja preso a uma única plataforma se torna numa prisão que não se pode aceitar hoje em dia. Por exemplo, se tiverem um iPhone mas depois optarem por um tablet Android, irão descobrir que a maioria das apps que utilizam no iOS estão igualmente disponíveis para Android... e em muitos casos gostarão de ter as coisas sincronizadas entre ambas. Se estiverem dependentes do iCloud isso será impossível, pois apenas está disponível para dispositivos Apple e para apps fornecidas através da App Store (o que também deixa de fora apps para Mac vendidas "por fora").

É bom ver que as pessoas - a bem ou a mal - começarão a ter cada vez mais consciência do valor dos seus dados e da necessidade de uma interoperabilidade que não os deixe "presos" a uma só marca/serviço. Como bem temos visto recentemente, nada é garantido hoje em dia... e o mínimo que podemos exigir é que quando tal acontece, possamos pegar nos nossos dados e informações e levá-los facilmente para qualquer outro lado.

Terminal do Enlightenment Revoluciona Linha de Comandos


Para a grande maioria dos utilizadores de computadores, o terminal de comando com uma linha de comandos vazia com um cursor a piscar, poderá parecer um autêntico mistério. Um mundo reservado apenas aos "que percebem de computadores", e que conseguem teclado comandos com nomes esquisitos, apresentando resultados ainda mais estranhos e indecifráveis.

Para os utilizadores avançados, o terminal de comando é uma poderosa ferramenta que lhes permite fazer tudo e mais alguma coisa que se possa imaginar, e com a vantagem de não depender de interfaces gráficos, nem da lentidão de navegar por inúmeros menus a seleccionar opções - para não falar nas infinitas possibilidades de automação usando scripts e outros métodos.

No entanto, no Enlightnment, o seu Terminal de comandos (Terminology) parece querer aliar o útil ao agradável... e não abdicando de toda a potência da linha de comandos, adiciona inúmeras novas funcionalidades que serão bastante apreciadas: desde a possibilidade de mostrar imagens e vídeos, ao aceder a conteúdos directamente via URLs; ou até permitindo colocar um vídeo como imagem de fundo e fazer "drag and drop" de ficheiros dentro da janela.

É caso para dizer: os terminais de comandos já não são o que eram! :)


Fundo de Aquisição Oculus Rift


Foram apresentados em Agosto do ano passado e reavivaram um velho sonho que parecia estar adormecido... os Oculus Rift chegaram ao Kickstarter com a intenção de serem aquilo que sempre se esperou de uns óculos de realidade virtual, mas que nunca tinha sido concretizado convenientemente. Como objectivo de atingirem os 250 mil dólares, depressa se percebeu que este sonho era partilhado por muitos outros, tendo conseguido atingir quase dez vezes mais (2.4 milhões de dólares!)

Eu fui um dos que acreditei nesse sonho, e que não resisti à promessa de uns óculos com alta resolução, a preço relativamente acessível, e que ainda por cima tinham aquilo que nunca outros tinham feito: apresentar um campo de visão verdadeiramente imersivo que proporcionará uma experiência única (espero eu).


Os criadores destes óculos chegaram ao ponto de terem que criar o seu próprio chip de headtracking para terem precisão e velocidade suficientes para minimizar o chamado "lag" que pode originar enjoos neste tipo de sistema... E o que é certo é que quem os tem experimentado diz que embora ainda haja aspectos por limar (este é um produto que é primariamente destinado a developers - sendo que a versão para público deverá seguir-se no próximo ano) a experiência de utilizar uma coisa destas é... transformadora (em jogos que permitam "voar", dizem que até causa vertigens quando se olha para baixo! :)



Vamos ver se realmente é mesmo assim, e se estes Oculus Rift poderão ser os percursores de uma revolução de realidade virtual... que desta vez seja mesmo a sério (e que embora tenha nos jogos uma excelente área a explorar, não se deverá limitar apenas ao entretenimento.)

O custo dos Oculus Rift foi de $335 + $30 dólares... mas ainda falta saber se a "lotaria" da alfândega irá inflaccionar este custo. (Os óculos deverão ser enviados nos próximos dias... e só depois quando chegarem é que saberemos).


[Secção Actualizada - Ponto da situação]

[Fim da Secção]

Actualização: Depois dos testes, os Oculus Rift serão entregues ao Tiago Reganha

Fundo encerrado: mantem-te atento aos próximos fundos de gadgets.


Fundo de gadgets aberto a todos os participantes com morada em território nacional.

Marantz PM-6004+CD-6004


Penso que hoje em dia as novas gerações já não olharão com o mesmo "brilho nos olhos" para as aparelhagens e componentes que em tempos nos faziam sonhar. Na minha juventude, a ideia de ter um sistema "HiFi" com compoenentes individuais escolhidos a dedo foi responsável por fazer evaporar os meus primeiros ordenados... (e tanto tempo que se passava a folhear catálogos e a comparar características de amplificadores, leitores de cassete, CDs, etc.!)

Por isso mesmo, não posso deixar de ficar surpreendido com o que actualmente é possível ter-se a preços "económicos". A Marantz propõe-nos agora dois produtos que diz serem de qualidade "audiófila" a preços comedidos: o seu duo Marantz PM-6004 + CD-6004 está disponível por menos 1000€. (Leia-se: 499€ para o amplificador integrado; 499€ para o leitor de CD).

Embora possa parecer um pouco absurdo gastar 500€ num simples leitor de CD, resta o consolo de que este leitor também é capaz de reproduzir ficheiros MP3, WMA, e AAC gravados em CD, e tem um porta USB com suporte para iPods/iPhone.

Se no amplificador posso aceitar que a utilização de componentes discretos "à moda antiga" possa ter as suas vantagens, nos CDs continuo a não aceitar que as marcas usem todo o tipo de adjectivos para justificar a melhor leitura de informação digital: meus amigos... é DIGITAL, a informação vai ser a mesma quer usem um leitor de 10€ como um de 1000€! A única coisa que fará certamente diferença está depois nos componentes que serão responsáveis por transforma o sinal digital em analógico... e aí sim, podem novamente dizer tudo o que quiserem e coisa e tal.

De qualquer forma... agora fiquei com vontade de ir tirar o pó ao meu leitor de CDs e desfrutar de alguns dos velhos CDs de referência que tenho para lá (e que tanto deverão ter chateado a cabeça aos vizinhos dos meus pais quando eu demonstrava as capacidades do meu amplificador e colunas aos amigos que lá iam a casa. :)

Teclados Logitech Folio para iPad e iPad Mini


Para quem procura uma solução prática e eficaz para escrever no seu iPad e iPad Mini, terá em breve disponível as capas teclado Folio da Logitech. Ao contrário de outras propostas, este design permite manter protegido os iPads de ambos os lados, e recorre a um teclado bluetooth compacto que tem um toque de teclas idêntico ao de um teclado de portátil.

Como seria de esperar, esta capa-teclado suporta o instant on/off do iPad (ligando/desligando) assim que se destapa ou tapa o ecrã,  e promete uma autonomia alargada para o teclado - que pode ser recarregado usando uma qualquer ficha micro USB.

Estes Logitech Folio deverão chegar à Europa e EUA em Abril, e têm preços anunciados de $100 e $89.90 dólares para as versões iPad e iPad mini respectivamente (e que por cá deverão ser traduzidos para 99€ e 89€.)