2013/08/31

Texto Arábico crasha OS X e iOS


As décadas passam, mas há problemas que parecem nunca ser corrigidos. Há muitos anos atrás, era brincadeira comum definir o nome de um telemóvel com uns certos caracteres que crashavam praticamente todos os Nokia nas redondezas que tivessem o bluetooth activado. Hoje em dia pensar-se-ia que esse tipo de coisa já estaria resolvido... mas parece que não. Há uma sequência de caracteres arábicos que crasha o WebKit no iOS e OS X.

Embora a Apple já tenha corrigido o problema nas versões de teste do OS X 10.9 e iOS 7, a verdade é que as versões oficiais disponíveis actualmente para o grande público têm esta falha - que ainda por cima já foi enviada para a Apple há meses, e para a qual não foi lançada nenhuma correcção (o que revela que a Apple não considera esta falha "crítica".)

O problema é que tal como no caso dos Nokia, também neste caso se podem causar bastantes frustrações aos utilizadores de Macs, iPhones e iPads: um site poderá incluir este excerto de texto para crashar o Safari; alguns amigos poderão enviar-vos mensagens com o texto; ou um vizinho poderá achar piada a colocar os caracteres como nome da sua rede WiFi, causando um erro sempre que o vosso iPhone ou Mac pesquisar por uma rede.

Caricatamente, e como já tem acontecido noutras situações (como no caso da vulnerabilidade do PDF), já existe uma correcção para este problema... para quem tiver jailbreak. Para todos os outros, a não ser que isto dê origem a ataques frequentes que comecem a mexer com a opinião pública, parece-me que o mais provável será a Apple fazer de conta que não se passa nada e daqui por 10 dias dizer que já está disponível o iOS7 e OS 10.9, que já não sofrem deste problema.

Apple quer iPhone como Telecomando Universal para nossas casas?


É uma patente que já tem cinco anos (pedida aquando do lançamento da primeira app iTunes Remote para iOS), mas que só agora foi publicada pelo USPTO, e que nos mostra uma app capaz de transformar um iPhone num telecomando bem mais inteligente do que os que existem actualmente. É um tema que pode voltar a fazer sentido se considerarmos que a rumorizada Apple TV poderá estar para breve; e que a Apple também tem feito uma tímida aproximação aos equipamentos para as casas inteligentes, como é o caso das lâmpadas Philips Hue, que vende na sua loja online.


Qualcomm critica Octa-cores - diz que Dual-cores são suficientes


A Qualcomm quer sensibilizar as pessoas para que mais nem sempre é melhor. Neste caso em concreto refere-se aos concorrentes que têm apostado em adicionar mais e mais "cores" aos seus SoC ARM - e mais expressamente a quem pensarn que oito núcleos são automaticamente melhores que os sistemas "apenas" quad-core.

Aliás, a Qualcomm apresenta valores que poderão fazer até repensar a necessidade de um quad-core: pois diz-nos que pegando-se nos 10 jogos e nas 10 apps mais populares, 85% deles estão a usar no máximo dois cores, e que os restantes 15% mal dão uso aos dois cores restantes. Por isso, a aposta da Qualcomm com os seus Snapdragon é não seguir no caminho de acrescentar mais cores... mas sim de tornar os cores existentes cada vez mais rápidos.

É precisamente o mesmo tipo de balanço que certamente já sentiram também nos PC. Para uso normal, muitas vezes mais vale ter um dual-core a funcionar a frequência mais rápida do que ter um quad-core ou octa-core mais lentos (e gastadores). Por outro lado, e inadvertidamente, a Qualcomm poderá também ter acabado de dar a explicação caso a Apple opte por fazer com que a próxima evolução do seu CPU mobile para iPhones e iPads continue a ser um dual-core, mas eventualmente a 64 bits e com mais alguns blocos especializados para acelerar processamentos específicos.

Cubo de LEDs com Raspberry Pi


Se têm um Raspberry Pi e são fãs dos LEDs, poderão gostar de saber que facilmente podem combinar ambos para criar um dos populares "cubos de LEDs". Neste caso, trata-se de um pequeno cubo de 3x3x3 (um total de 27 LEDs) que pode ser controlado directamente pelos pinos de output existentes no Raspberru Pi.

Poderá ser o ponto de partido para que se aventurem em projectos maiores, embora a cada nível extra que adicionem a complexidade vá aumentando drasticamente: um cubo de 4x4x4 passa para 64 LEDs, um de 8x8x8 já são 512 LEDs, e... se por loucura quiserem saber onde isto pode ir parar, que tal espreitar para o vídeo que se segue, onde podemos ver um cubo com 32x32x32 LEDs - ou seja, um total de 32768 LEDs!

Alguém com vontade de fazer um ainda maior? :)

Lente Nikkor de 6mm é capaz de ver "para trás"


As lentes grande angular dão bastante jeito quando se tem que fotografar ou gravar vídeo em espaços limitados, mas se exagerarmos na dose caímos naquilo que é conhecido como lentes "olho-de-peixe" ou fisheye: lentes que apresentam uma notória distorção curva - idêntica à que se tem quando se espreita pelo óculo das portas para ver quem tocou à campainha.

Mas, há lentes e lentes, e esta Nikkor 6mm f/2.8 fisheye é um autêntico "monumento" ao vidro! Ora vejam.


Paródia a todos os Anúncios de Tecnologia


Já ficaram com a sensação de que muitos anúncios publicitários a produtos tecnológicos são idênticos uns aos outros? O site College Humor acha que sim, e criou um vídeo que podemos considerar o "pai" de todos eles.


Porque ficamos com as pernas e braços dormentes?

O Pedro Cabido tem andado ocupado, mas mesmo assim não resistiu a partilhar connosco mais uma das suas interessantes curiosidades.


Muito provavelmente já passaram pela situação de se levantarem-se de uma cadeira e sentirem a perna dormente, ou acordarem e não sentirem um dos vossos braços. Certamente já saberão que isto acontece devido à interrupção da circulação sanguínea ao membro que fica dormente, devido à forma como estão posicionados.

Mas realmente o que acontece para criar aquela estranha sensação de "formigueiro"?


NASA testa com sucesso injector impresso em 3D


Quando se fala em impressão 3D, a maior parte das pessoas imaginará pequenas peças em plástico sem grande utilidade prática. Para a NASA, a impressão 3D já está a dar provas, permitindo criar peças para os motores dos seus foguetões, que simplificam imensamente a complexidade dos processos tradicionais de fabrico.

Usando-se o método normal de construção, os injectores para estes motores são peças altamente complexas compostas por centenas de peças individuais e que têm que ser combinadas cuidadosamente com perfeição. Recorrendo-se à impressão em 3D, a peça pode ser feita num único bloco, reduzindo a probabilidade de falhas e também os custos.

... Como poderão ver pelo teste a seguir, obviamente que não foi uma peça impressa em plástico! :)
A técnica de impressão usada neste caso permite a criação de peças em materiais metálicos, usando misturas em pó que são solidificadas com recurso a um laser.

2013/08/30

Curiosity já rodou "sem condutor" em Marte


Os automóveis sem condutor já circulam pelas estradas do nosso planeta com surpreendente desembaraço, um feito notável quando consideramos a quantidade de imprevistos, variáveis e obstáculos com que se depararam. Mas, a muitos milhões de quilómetros, temos outro veículo que também vai mostrando a sua independência: a Curiosity já circulou de forma autónoma em Marte.

Tradicionalmente, a Curiosity limita-se a seguir os comandos que lhe são enviados da Terra, depois de cada passo ser minuciosamente estudado e simulado. Mas de pois de um teste bem sucedido de navegação autónoma numa área considerada segura, a NASA "confiou" nela para chegar a um destino programado por sua própria iniciativa, sem saber previamente as condições do terreno (passando por 10m que não eram visíveis pelos operadores terrestres quando deram a ordem inicial).

É um marco notável na evolução da exploração robótica autónoma... mas imagino a transpiração que é enviar um comando deste tipo, em que se tem que confiar na capacidade de todo o sistema em se saber "desenrascar" sem assistência humana. Especialmente quando sabemos que no caso de alguma coisa correr mal, não será possível ir lá dar um jeitinho para resolver a coisa. :)

Smartwatch Galaxy Gear da Samsung com autonomia para 10h?


A data da revelação oficial do Galaxy Gear, o smartwatch da Samsung, aproxima-se - e com ela também se vão descobrindo mais alguns detalhes sobre este relógio com que a Samsung pretende conquistar o mercado (também poderá ser apenas Samsung Gear e não dar uso ao nome Galaxy).



Tencent dá-te 10TB na Cloud Gratuitos

Quando se diz que as coisas na China têm outra dimensão, a coisa também se aplica à cloud. Depois de alguns gigantes tecnológicos chineses terem começado a oferecer 1TB de espaço gratuito na cloud, a Tencent supera tudo e todos anunciando que dá 10TB gratuitos na cloud!


Notícias do Dia

Temos mais um fundo de gadgets para terminar o mês de Agosto em grande, e que desta vez é dedicado ao novo Nexus 7; do Kickstarter chega-nos um curioso projecto que adiciona um botão a um jack dos headphones para automatizar procedimentos frequentes; e temos também um triste caso de uma app nacional que roubava os utilizadores subscrevendo serviços SMS de valor acrescentado sem o seu conhecimento; mas que infelizmente não é caso único... pois há projectos bastante suspeitos em busca dos milhões que estão a ser oferecidos pela Ouya.

Já estamos a oferecer o 5º desconto nas cortinas para carro; e também a nossa habitual t-shirt oficial semanal. E antes de passarmos às notícias, deixem-me relembrar-vos que amanhã é dia do nosso meeting habitual - se estiverem pelos lados de Gaia/Porto, não percam a oportunidade. :)


Twitter cria programa de beta testing para app Android


Se gostam de ter acesso a novas funcionalidades antes de todos os outros, e estar dispostos a suportar os inevitáveis bugs e instabilidade associada a versões beta, o Twitter já abriu o prgrama de beta testing para a sua app no Google Play.

Caso estejam interessados terão que se juntar ao Google Group Twitter for Android Experiment (e já agora aproveitem e juntem-se também ao nosso); e depois confirmar que se querem tornar num beta tester (página apenas disponível para quem se tiver juntado ao Google Group do programa.

Depois só têm que fazer o donwload da app no Google Play, que irá substituir a app normal. Depois é só entreterem-se a ver que novidades vão surgindo e mandando relatos sempre que encontrarem bugs. Caso deixem de ter paciência para isso, podem deixar de ser "testers" a qualquer momento e regressar à vida do "público" normal.



Pressy - Um botão no jack dos Headphones


Um exemplo perfeito disso são as fotografias, que 90% das vezes nem notamos o tempo que a câmara demora a arrancar e a disparar... mas nos restantes 10% nos comprovam que o tempo é mesmo relativo... não sendo suficientemente rápidas para apanhar o momento que queríamos. Este Pressy não irá acelerar o vosso smartphone a carregar e executar as apps... mas vai eliminar o tempo que desperdiçariam a procurá-las e lançá-las manualmente.


Google+ ganha Bookmark e Retomar para simplificar as leituras


Nem sempre é fácil agradar a todos. O Google+ tinha inicialmente um sistema de auto-refresh que nos ia mostrando os novos conteúdos que iam surgindo - algo bonito... até tentarem responder a algo e estarem continuamente a "sair do ecrã" pelo novo conteúdo que ia chegando; para não falar daqueles que seguem tanta gente que mal conseguiam ler o que ia passando. Para resolver isso o Google optou por um mais tradicional indicador de que há novos items para ler, mas apenas após o nosso toque para que sejam mostrados. Uma opção que também tem os seus inconvenientes... mas que o Google+ agora parece ter resolvido.

O problema da opção que existia era que, caso estivessem a ler as notícias para trás e depois tocassem no botão para ver as novas, iriam automaticamente para o topo da lista, o que vos obrigava a fazer scroll para baixo para regressarem ao ponto que estavam, tendo que o fazer com alguma atenção para detectarem o que já tinham lido e o que ainda faltava ler.

Mas agora o Google+ passa a usar um sistema mais prático com um bookmark que marca automaticamente a posição onde estão e a opção de regressar ao ponto em que se estava. Assim, mesmo que queiram espreitar as novas notícias que surgiram, sabem que o podem fazer sem se perderem.


Embora me pareça a solução ideal, penso que seria agradável existir uma opção de ter auto-refresh para os casos em que queremos ter a página aberta a "passar" as últimas novidades...


Ouya vai Premiar dois Jogos Fraudulentos no Kickstarter?


A pequena consola Android Ouya que se tornou possível graças ao Kickstarter anunciou recentemente um programa para promover o desenvolvimento de jogos, e para isso disponibilizou $1 milhão para igualar os montantes angariados por jogos no Kickstarter. Ou seja, se um projecto de criação de um jogo tiver conseguido angariar $50,000 dólares, a OUYA investirá o mesmo valor no projecto (em troca de um período de exclusividade para a consola).

Mas já seria de esperar que quando se trata de dar dinheiro, rapidamente surgem alguns "inteligentes" em busca do lucro fácil e alguns dos jogos que estão prestes a receber dinheiro levantam bastantes suspeitas. É que são jogos onde milagrosamente surgiram apoiantes que pagaram vários milhares de dólares em poucos dias (com 17 deles a darem uma média de $4000 dólares cada) - e onde num dos casos nem sequer se deram ao trabalho de disfarçar muito o caso, com apoiantes com nomes como "Mona Lisa", a Dorothy do Feiticeiro de Oz, e até uma mulher que está dada como desaparecida desde 2011.

Sem dúvida que é uma técnica interessante: cria-se um projecto chamativo, estabelece-se o valor a atingir, se não se estiver a chegar lá, coloca-se o dinheiro que falta... e depois a Ouya duplica-nos o saldo. Simples, barato e eficaz. E uma vez que a Ouya paga 25% do valor logo à partida, em muitos casos isso poderá já ser suficiente para que nem sequer se dêem ao trabalho de concluir o jogo (embora provavelmente lhes compense fazê-lo, para receberem o resto do dinheiro... embora não haja qualquer garantia quanto à real qualidade do jogo).

Ou então, podem sempre recorrer à boa velha táctica de enviar SMS para serviços de valor acrescentado sem o consentimento dos utilizadores.

Fundo de Aquisição Nexus 7 (2013)


O Nexus 7 marcou o início da ofensiva do Google no segmento dos tablets, para combater o domínio indisputado do iPad da Apple. O seu preço atractivo aliado a um hardware que era acompanhado por um ecrã de alta-resolução fez com que rapidamente conquistasse adeptos... mas alguns não estavam ainda convencidos por esta primeira tentativa, onde faltavam elementos como uma câmara traseira. Este ano o Google volta à carga e mostra que aprendeu a lição.

O novo Nexus 7 deste ano passa a usar  Snapdragon S4 Pro que é cerca de 80% mais rápido que o N7 original, um GPU 4x mais potente, 2GB de RAM, e um ecrã de 7" que agora passa a ser de 1920x1200!



O preço do modelo de 32GB no Reino Unido é de cerca de 278€ ao que teremos que somar os portes cá para Portugal (para além da habitual "acerto" das taxas de câmbio que raramente são como o Google indica) - mas considerando o gadget que é, penso que não vamos ter falta de interessados. :)

Para servir de referência como preço a atingir, vamos apontar para os 300€.

[Secção Actualizada - Ponto da situação]

[Fim da Secção]

Fundo encerrado: O Nexus 7 foi entregue ao João Videira. Mantém-te atento aos próximos fundos de gadgets.


Fundo de gadgets aberto a todos os participantes com morada em território nacional.

T-Shirt da Semana

Chegamos a mais uma sexta-feira, e voltam todos a estar mais próximos que nunca de poderem ganhar uma T-shirt oficial do Aberto até de Madrugada sem esforço (quase) nenhum.

Tal como fizemos na semana passada, vamos continuar com o desafio que irá pôr à prova a vossa capacidade de "caça ao tesouro" e também de cultura geral (ou dotes de pesquisa básica no Google).



MSI lança GeForce GTX 780 Lightning


Todos têm a sua preferência no que toca a hardware. Algumas pessoas são mais desprendidas e apenas olham para os gráficos dos benchmarks e escolhem a placas mais rápida ou que ofereça a melhor relação desempenho/dinheiro... outros, continuam a preferir manter-se fieis a um dos "campos", ou a uma marca.

No meu caso, tenho que confessar que sempre fui fã da Nvidia, e também da série Lightning da MSI. E agora... tenho um novo brinquedo a colocar na "wishlist", na vã esperança de que o Pai Natal me traga como presente: a nova MSI GeForce GTX 780 LIGHTNING.


Nokia 515


Para quem não se sente contagiado pela febre dos smartphones - que agora vão surgindo com ecrãs cada vez maiores - e prefere manter algo mais parecido com o que habitualmente era conhecido por "telemóvel", tem agora um novo Nokia para considerar: o Nokia 515 com construção em alumínio.


2013/08/29

Sistemas anti-cópia para Impressões 3D


Lá começa novamente a praga do costume... Como se não bastasse olhar para todas as tentativas (falhadas) de impedir a cópia de conteúdos digitais para descobrir que essas medidas apenas servem para complicar a vida aos utilizadores pagadores legais; eis que uma empresa vem apresentar uma solução para impedir que uma impressão 3D possa ser feita mais que uma vez.

A ideia é tão idiota que demonstra mesmo o tipo de pessoas que continua a insistir na mesma técnica, em vez de se preocuparem em fazer aquilo que realmente deveriam: criar sistemas que facilitassem o acesso e gestão de conteúdos 3D para imprimir, de forma mais eficiente e atractiva do que andar a pesquisar e fazer download de sites "pirata". Como é que eles pretendem evitar as cópias 3D? Dizendo que os dados são enviados em streaming, de modo a que nunca exista um ficheiro completo na impressora!

Será assim tão descabido que em poucos minutos um qualquer curioso crie um programa que simplesmente vá acumulando toda a informação "temporária" que vai sendo recebida, guardando uma cópia total no final?E isto assumindo que eles irão lá ter alguma coisa que justifique que alguém se dê ao trabalho de fazer isso... já que muito provavelmente será possível encontrar o que se deseja em repositórios gratuitos, cortando o mal pela raiz.

Monitoriza o teu sono com o Beddit


A moda da monitorização de tudo o que fazemos está cada vez mais em voga, tendo começado com o tracking das actividades desportivas, passado para o tracking de toda a actividade física ao longo do dia... e agora até durante a noite temos apps e sistemas que prometem registar ao pormenor se estamos a dormir bem, ou não.


App IQ Test para Android roubava dinheiro aos utilizadores


Se pensavam que descobrir uma app feita em Portugal em destaque na lista de apps gratuitas da Play Store no vosso Android era garantia de confiança e seriedade, fica agora demonstrado que não é o caso - e de como o sistema de permissões do Android não é infalível.


Notícias do Dia

Nintendo revelou a 2DS que ao contrário do que é habitual na família, não dobra; já espreitamos o Zopo C2 - um smartphone Full HD que custa pouco mais de 200€; e no extremo oposto, que tal um ecrã Ultra HD de 98" como o que a Samsung vai mostrar na IFA? Já fico com a questão da prenda que quero para o Natal resolvida! :) Vimos ainda como hackers conseguiram atacar sites populares alterando os registos de DNS.

Não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já neste sábado; e que também já estamos a oferecer o 4º desconto de 33% para os interessados em proteger os seus automóveis do sol e olhares indiscretos com umas cortinas do cortinas4carro.

E agora, fiquem com as notícias do dia:


Próximos iPhones lançados a 20 de Setembro?


Da Apple poderá não sair um pio, mas o lançamento de novos iPhones é algo que obriga a que as lojas se preparem para um afluxo adicional de clientes, e por isso é sempre suspeito quando reservam alguns dias para algo "especial". A T-Mobile reservou os dias de 20 a 22 de Setembro, que são dias mesmo a calhar para o lançamento da nova geração de iPhones - que se espera serem apresentados no próximo dia 10.

Para nós, o que interessará saber é quanto tempo extra teremos que esperar para que chegam cá a Portugal. Com sorte, poderá ser um desfasamento de apenas uma ou duas semanas.


Google melhora teclado Android


O teclado oficial do Android foi actualizado para a versão 1.1 e traz algumas correcções à muito aguardadas. A mais visível será certamente a inclusão dos números na primeira linha do teclado, permitindo que se escrevam com um long press. Era uma limitação completamente incompreensível, uma vez que existia nos smartphones mas estava ausente nos tablets (onde até se poderia ter espaço para uma linha extra dedicada a isso).


Samsung vai mostrar Ecrã Ultra HD de 98" na IFA


Ter uma resolução Ultra HD 4K num ecrã de 50" é um desperdício, e a Samsung quer mostrar isso mesmo com o "brinquedo" que se preparam para mostrar na IFA. Depois dos ecrãs de 85", a Samsung propõe-nos o que é uma verdadeira parede digital: um ecrã de 98" Ultra HD!

Penso que posso pousar os catálogos... pois é mesmo de um destes que eu estava à espera para encher os 100" de espaço que tenho reservados aqui em casa para o meu ecrã de sonho (e actualmente subaproveitado com um "pequenito" ecrã de 50" Full HD). Este é o tipo de produto que nem vale a pena perguntar o preço, pois não me parece que seja algo ao alcance de 99.9% da população mundial... por enquanto.

Mas considerando a velocidade com que ecrãs OLED e Ultra HD têm descido, podemos sonhar que daqui por alguns anos se possam ter umas "paredes" de vídeo em casa. Até lá, vamos ter que nos ir contentando com monitores Ultra HD mais pequenitos, e a Samsung está a preparar um de 31.5" para aqueles que já não se sentem satisfeitos com os seus monitores de 2560x1440.

Hugo Barra salta do Google para a Xiaomi


Hugo Barra poderá não ser um nome muito conhecido do público, mas era uma das pessoas de topo no Google responsável pelo Android. Agora, vai passar a trabalhar para outro gigante que tem dado muito que falar no outro lado do mundo, como vice-presidente da Xiaomi.

Não é o tipo de mudança que estamos habituados a ver, mas demonstra de forma bem clara que os próximos anos estão claramente orientados para a China e o seu gigantesco mercado interno que rivaliza com o resto do mundo. Por um lado podemos encarar esta transferência como uma jogada estratégica que ajude a cimentar o Android como plataforma número um na China; mas por outro lado poderá indicar um desejo das marcas chineses ganharem mais autonomia e independência do sistema operativo do Google, usando-o como base (ao estilo do que a Amazon faz nos seus Kindle Fire) mas... alterando-o para servir as suas próprias necessidades.

Uma coisa é mais que certa... é melhor começarmos a aprender chinês, ou esperar que o Google Translate faça um bom trabalho na tradução português-chinês/chinês-português! :)

Análise ao Zopo C2


Depois de termos ficado surpreendido com o Oppo Find 5, decidimois ver até que ponto seria possível descer ainda mais a fasquia do preço mas mantendo o apetecível ecrã Full HD "da moda". O escolhido foi o Zopo C2, na altura disponível por 269€ (e que agora pode ser encontrado por cerca de 200€!), preço que inevitavelmente causará as habituais perguntas: será mesmo possível criar um smartphone Full HD por este preço?

É o que vamos ver já a seguir:


Lentes câmara da Sony começam nos 170€?


Quando falamos das curiosas lentes-câmara da Sony que têm o potencial para dar uma grande reviravolta na forma como se encara a fotografia mobile (e até a fotografia em geral) dissemos desde logo que o factor fundamental para que este produto possa conquistar o mercado será o seu preço. Agora, surgem os primeiros rumores credíveis, que parecem apontar para uma boa surpresa nesse campo.

Segundo o site SonyAlphaRumors, a QX10 (lente zoom 10x com sensor de 1/2.3" com 18MP) irá ter um preço de 170€ (em Taiwan). Já a mais apetecível QX100 - que conta com um sensor de 1" com 20MP, o mesmo que equipa a Sony RX100MII - irá ter um preço de 370€. Um preço bem interessante considerando que a câmara completa custa entre 650-750€, e que aqui estamos a ter todo a parte que interessa, dispensando apenas o corpo e o ecrã.

Acho que colocar estas lentes-câmara a metade do preço das câmaras completas equivalentes será uma boa aposta da Sony. Vamos esperar que estes preços se concretizem (e que por cá não fiquem muito inflaccionados face aos preços indicativos dados em Taiwan), e depois é só esperar para ver que tal o mercado vai reagir a este produto inovador.

Twitter mostra conversas de forma mais fácil de seguir


O Twitter pode ser muito simples de utilizar, mas há um aspecto que é capaz de baralhar todos os que se iniciam neste serviço: seguir uma conversa. De início parece algo impossível de se fazer, até que depois se descobre que temos um pequeno link com o "view conversation" que nos mostra os tweets encadeados - mas que eram apresentados por ordem cronológica invertida, primeiro os mais recentes e só depois os mais antigos. Ou seja, quem quiser seguir a conversa terá que se deslocar até ao final e depois "andar para cima".


Coluna Pioneer XW-BTSA1 com Bluetooth e NFC


As colunas Bluetooth estão cada vez mais em voga, como forma simples de se ouvir música a partir de um smartphone ou tablet sem necessidade de cabos. Com a nova XW-BTSA1 a Pioneer simplifica ainda mais o emparelhamento Bluetooth recorrendo à tecnologia NFC que permite conectar os equipamentos bastando encostá-los ao ponto de contacto.

No caso de terem um smartphone sem NFC poderão fazer a ligação bluetooth manualmente da forma habitual; e para além disso a coluna tem ainda uma entrada de áudio AUX de 3.5mm para lhe poderem ligar qualquer outro equipamento por cabo, e também uma porta USB que poderá ser utilizada para recarregar o vosso smartphone. Com uma potência de 8W e controlo via botões "touch-sensitive" no topo da coluna, será sem dúvida uma opção a considerar por todos os que gostam de desfrutar de um som com mais qualidade do que é produzido pelas pequenas colunas dos equipamentos móveis.

A XW-BTSA1 está disponível com acabamento em preto ou branco e poderá ser adquirida nos pontos de venda da Pioneer a partir do mês de Outubro com um preço aproximado de 159€.

2013/08/28

Ataque de Hackers ao NY Times e Twitter foi feito via DNS


Hoje em dia, qualquer site na internet tem que levar a questão da segurança bem a sério - e ainda mais caso tenha a seu cargo dados de utilizadores ou informação privada de terceiros. Mas o próprio funcionamento da Internet faz com que seja possível ultrapassar todas as protecções que qualquer site utilize atacando directamente o "livro de endereços" da Internet - que foi precisamente o que aconteceu num recente ataque que afectou o site do NY Time e alguns serviços do Twitter.


App de TV da Time Warner Cable para a Xbox não conta para Tráfego


Nos EUA vamos ter um novo caso de colocar a "internet neutrality" à prova. A Time Warner Cable lançou uma app para a Xbos 360 que permite aos seus cliente ver centenas de canais de TV, sendo que o tráfego gasto por essa aplicação não será contabilizado.

Uma oferta curiosa considerando que os planos de acesso à internet que disponibiliza aos seus clientes são ilimitados - e portanto, não faz qualquer sentido estar a descontar tráfego de um plano que supostamente é ilimitado. Curiosamente, por lá utilizam uma técnica diferente: os clientes que aceitarem ter tráfego limitado (5GB ou 30GB por mês) recebem descontos de $8 e $5 na mensalidade.

Os operadores têm fugido às questões da net neutrality, refugiando-se na desculpa de que isto são ofertas de TV e não de internet... mas parece-me ser mais que evidente que o objectivo é começarem a criar a habituação de que existirão serviços que irão consumir dados que não contam, e outros que vão consumir dados que contam - sendo um pequeno passo para o cenário de pesadelo em que começarão a propor preços diferenciados para aceder a diversos serviços da internet: quer aceder ao YouTube, são mais $10; se quer visitar o Facebook são mais $5 por mês, etc. etc.

Esperemos bem que as entidades reguladoras clarifiquem rapidamente esta questão, e que sirvam de exemplo ao resto do mundo.


Por cá, também temos um caso semelhante, do serviço Music Box, cujo tráfego não conta para os clientes da TMN/PT. Algo que poderá ser bastante apreciado por eles, mas que é igualmente um mau prenúncio para um futuro onde se deseja que os dados sejam tratados de forma igual independentemente da sua origem, destino, app utilizada e tipo de informação que transportam.

HTC prepara mobile OS específico para a China


Parece que a HTC se quer voltar para a China para encontrar os lucros de que tanto necessita, e para isso está a preparar um novo sistema operativo mobile criado especificamente para o mercado chinês. Não se sabe ainda se este sistema operativo será algo completamente novo e criado de raiz pela HTC (ou aproveitando o código open-source Android), ou uma alteração do interface (como tem feito com o HTC Sense) que continuará a ser essencialmente um Android.


Notícias do Dia

O Google baixou o preço do Nexus 4 para 199€; a Nokia estuda os mapas para criar navegação mais inteligente que nos ajuda nas curvas; falha de segurança no sistema GSM permite que um único telemóvel possa bloquear SMS e chamadas a todos os que estiverem na mesma área; dá uso a um Raspberry Pi para criares um Mini Mac; e a Intel quer que os computadores nos observem mais atentamente com câmaras 3D para poderem adaptar-se às nossas reacções.

E agora fiquem com as notícias do dia, mas não sem antes vos recordar que já estamos a oferecer o 3º desconto de 33% nas cortinas para carro.


Nexus 7 chega à Europa

Para além da excelente notícia da redução de preço do Nexus 4, hoje é o dia em que o novo Nexus 7 chega também a alguns países europeus (infelizmente, Portugal não é um deles: UK, Alemanha, França e Espanha). De qualquer forma, se estiverem a pensar encomendar o Nexus 4 "de saldo" lá fora... talvez possa compensar agrupar o Nexus 7 para pouparem nos portes.

O Nexus 7 está disponível por £199 e £239 no UK (versões de 16 e 32GB), ou seja: aproximadamente 231€ e 278€.

(E estão a ver como se justifica a minha "reclamação" quanto ao exagero do diferencial de preço do Nexus 4 de 8 para 16GB? Para acrescentarmos 8 GB temos que pagar 50€ num Nexus 4; mas neste Nexus 7 podemos acrescentar 16GB por ainda menos dinheiro! Mais valia assumirem que já não faz sentido lançar modelos com 8GB, e "chularem" menos pelo armazenamento extra.)


Samsung Galaxy Tab 3 Kids - um tablet para os mais pequenos

Diz o ditado popular que "de pequenino é que se torce o pepino", e todos já deverão ter passado por alguma situação onde puderam comprovar o fascínio que os mais pequenitos têm pelos smartphones e tablets - em muitos casos sendo os responsáveis por fazer "evaporar" a carga restante destes equipamentos sempre que nos apanham mais distraídos.

A Samsung sabe que este é um mercado em expansão, e por isso está a preparar um Galaxy Tab 3 de 7" concebido especialmente para os mais pequenos: não só a nível externo (com um design mais colorido - e mais resistente a quedas, espera-se) como também a nível interno, com software de controlo parental para que os pais possam definir o que os pequenitos podem aceder e definir horários de utilização.

A nível de hardware não temos nada de excepcional: um tablet de 7" (1024 x 600), CPU dual-core, 1GB de RAM, câmaras de 3MP e 1MP, 8GB de flash + microSD, Wi-Fi n dual-band, e Android 4.1 a servir de base ao interface modificado pela Samsung. Também inclui um C Pen para que os pequenitos possam "rabiscar" no ecrã sem restrições.

A ideia é interessante, mas primeiro teremos que saber qual o preço a que a Samsung pensa comercializar este Tab Kids. Considerando que temos cada vez maior oferta de tablets económicos (ou o novo Nexus 7, bem superior, a pouco mais de 200€)... vamos lá ver como as coisas correm.

Mini Mac feito com um Raspberry Pi


Os mais nostálgicos podem agora recordar alguns dos seus tempos com o primeiro Mac... em tamanho reduzido. Este Mini Mac é um Macintosh à escala de 1/3 e que recorre a um Raspberry Pi e a um pequeno LCD de 3.5" para ressuscitar este clássico sem ocupar muito espaço em cima da mesa.

A parte mais trabalhosa será sem dúvida criar a "caixa" do Mac com o formato adequado - coisa que mais facilmente poderia ser feita recorrendo a uma impressora 3D. Mas como se pode ver, o resultado final compensou esse trabalho. Mas mesmo que apenas queiram experimentar um Mac no vosso Raspberry Pi, sem caixa, e usando um monitor de tamanho normal, poderão fazê-lo usando o Mini vMac, um emulador open-source e gratuito do Mac OS que permite correr software do Mac em diversos sistemas operativos, incluindo o Linux usado pelo Raspberry Pi.

A nível de custo, tirando o trabalho necessário, a coisa não fica muito cara. Os componentes principais são o Raspberry Pi ($25) e o pequeno ecrã LCD ($18).

Parallels Access dá-te acesso a PCs e Macs no iPad


Há quem considere tablets como os iPad e tablets Android como "brinquedos" por não poderem correr os programas que temos nos PCs. Mas, há muitas formas de resolver esse problema... sem ter que se comprar um tablet com um PC completo. O Parallels é bem conhecido dos utilizadores Mac, permitindo correr o Windows nos seus computadores - e agora, fica também disponível para o iPad (mais ou menos).


Canva - Design colaborativo facilitado


Quantas vezes não quiseram criar um poster, panfleto, ou qualquer coisa com "bom aspecto", mas... não sabiam por onde começar quando enfrentam uma página em branco de um programa? Este Canva quer resolver isso, facilitando o acesso a fotos, elementos gráficos, e texto, que poderão ser facilmente arrastados e combinados numa página web de forma a criar o resultado pretendido.



Google baixa preço do Nexus 4 para 199€


O Nexus 4 poderá já estar a caminho do seu primeiro aniversário, mas continua a ser um modelo altamente apetecível e recomendável, tendo feito a vida negra a muitos outros modelos graças ao seu preço imbatível de 299€ - e cuja opção só era dificultada pelas complicações de se conseguir arranjar este smartphone fora dos poucos países onde está oficialmente disponível.

Agora, aquele que já era um excelente negócio passa a ser absolutamente irresistível com uma redução de preço de 100€, que atira o Nexus 4 de 8GB para os 199€ (£159 / 184€ no UK) e 249€ para o modelo de 16GB (199£ / 230€ no UK).

Actualização: para quem comprou um Nexus 4 após o dia 12 de Agosto, o Google reembolsa a diferença (na prática, faz com que os "azarados" passem a ser quem comprou no dia 11... mas não fiquem muito tristes, pois o N4 continuaria a ser bom negócio mesmo ao preço antigo).  Uma medida pensada para evitar que muitos compradores procedessem à devolução do Nexus 4 ao preço antigo para comprarem o novo (assumindo que a Play Store tem política de devolução num prazo de 15 dias.)


O único grande inconveniente é que esta redução de preços não veio acompanhada de uma expansão do número de países onde o Google disponibiliza o Nexus 4, pelo que os interessados continuarão a ter que recorrer a amigos em Espanha, França, Alemanha ou UK, ou a serviços de reencaminhamento de encomendas, ou então às lojas que o disponibilizam por cá (mas por norma com um preços bem menos atractivos).

A este preço, o Nexus 4 volta a tornar-se no modelo de referência para quem procura um Android livre de preocupações com as questões das actualizações, e que mesmo com hardware "do ano passado", é perfeitamente capaz de lidar sem hesitações na normal utilização do dia a dia.

Falta agora descobrir se esta redução de preço serve para abrir caminho para a chegada do Nexus 5 - embora muitos refiram que a ausência de rumores credíveis quanto a esse modelo poderão ser indicativos que, a existir tal modelo, ainda estará a vários meses de distância.

(E só continuo a criticar a disparidade desproporcional do custo acrescido dos 8 para os 16GB, que em termos de custo de fabrico representa "uns trocos", e que para o consumidor se converte nuns "escandalosos" 25% adicionais sobre o custo do aparelho. É uma forma fácil de aumentar a margem de lucro, mas considerando que os 8GB serão curtos e não há microSD para expandir a capacidade, a escolha terá que recair forçosamente sobre o modelo de 16GB.)

Sony apresenta NEX-5T e a3000

A Sony continua a apostar na sua gama NEX, e depois do sucesso dos modelos já lançados chega a nova NEX-5T, um modelo que oferece a versatilidade de um sistema de lentes amovíveis (E-mount) com uma câmara de tamanho compacto que pode ser transportada num bolso.


Rato Logitech G602 tem autonomia para 1400 horas


Eu posso ser antiquado no que diz respeito a ratos (para mim, mais que dois botões e uma roda de scroll já é para atrapalhar - e nem me falem nos botões laterais para fazer back acidentalmente da página web no pior momento possível) mas para quem for fã de ratos wireless poderá querer espreitar o novo Logitech G602 para jogos com 11 botões programáveis.


Embora não seja um "topo-de-gama", o G602 tem alguns aspectos curiosos, como uma autonomia para 250h - muito superior à de outros ratos "gaming" - e que tem a vantagem adicional de poderem retirar uma das pilhas AA para torná-lo mais leve e ainda assim poder usufruir de uma autonomia de 125h.

Mas se o que pretendem é mesmo esquecer que este rato gasta pilhas, podem ainda mudar para um modo de "endurance" que a Logitech diz atingir as 1400h em funcionamento (é cerca de meio ano com uma utilização de 8h por dia)! Parte do segredo desta autonomia poderá ser devida à frequência de 500hz de refresh (metade da de outros ratos gaming), e um sensor de apenas 2500dpi. Mas... haverá muitos jogos e jogadores para quem estes valores são mais que suficientes.

O preço nos EUA é de $79.99, o que se deverá traduzir num preço de 80-100€ neste lado do Atlântico.


2013/08/27

Intel quer computadores mais inteligentes com câmaras 3D


Que vos parece a ideia de no futuro um computador poder estar a observar as vossas expressões faciais e a reagir continuamente ao vosso comportamento? É essa a visão da Intel, que quer que todos os computadores (e tablets e eventualmente smartphones) integrem câmaras 3D a breve prazo que possibilitem esta intenção.


Navegação GPS da Nokia aprende a dar Curvas


Já se sentiram um pouco arreliados com o facto do vosso automóvel com cruise control seguir sempre à velocidade que definiram mesmo quando o sistema de navegação sabe que 200 metros à frente existe uma curva apertada que vos vai obrigar a reduzir a velocidade? Nalguns automóveis de topo o sistema de navegação já é suficientemente inteligente para ter isso em consideração, mas para todos os outros que dependem do smartphone como "GPS", seria agradável ver apps mais inteligentes que soubessem alertar para idênticas situações.


Telemóvel Hackado pode impedir SMS e chamadas na redondeza

Que vos parece a possibilidade de impedirem a recepção de SMS e chamadas para milhares de pessoas usando apenas um telemóvel, ou de bloquear toda uma cidade usando uma dúzia de equipamentos?

É isso mesmo que investigadores fizeram alterando o firmware de um telemóvel para que tire partido da confiança que a rede GSM (2G) deposita nos equipamentos sem necessidade de autenticação. Quando se faz uma chamada ou se envia um SMS o pedido é direccionado até à antena mais próxima do destinatário, que depois envia um pedido de identificação ao telemóvel. Com este firmware alterado, o telemóvel "hackado" fica à escuta destes pedidos e imediatamente responde com um "sou eu" - antes do verdadeiro e legítimo destinatário ter oportunidade de o fazer.  O resultado é que a mensagem não será entregue nem a chamada efectuada.