2014/01/29

Google alerta para bug no Gmail que pode ter eliminado emails


Parece que o Google anda em maré de azar quanto a bugs ultimamente, e depois da recente falha que deixou milhões de utilizadores sem acesso aos seus serviços durante cerca de uma hora, hoje alguns utilizadores do Gmail foram confrontados com uma estranha mensagem de alerta que surgiu nalgumas plataformas.

Esta mensagem do Google alerta para uma situação que ocorreu entre o dia 15 e 22 de Janeiro, período durante o qual as operações feitas sobre uns emails poderão ter inadvertidamente afectados outros emails. Ou seja, ao marcarem uma mensagem como spam, ou apagarem um email, ou até o simples arquivar, isso poderá ter produzido efeitos sobre outros emails que não os que pretendíamos.

Aparentemente, este bug terá afectado apenas um pequeno número de utilizadores que utilizassem a app do Gmail no iOS app, a versão web mobile, e também a versão offline do Gmail. Por eles, o Google recomenda uma visita à pasta do spam e dos emails eliminados (trash) para que passem uma vista de olhos e confirmem que não está por lá algum email importante.

No meu caso, já tinha apanhado alguns emails na pasta spam que não deveriam lá estar - mas pensei que tivesse sido excesso de zelo por parte do Google ou então um clique ao lado (ter o botão de spam ali encostado ao delete é por vezes problemático quando já é "de madrugada"). Mas assim penso que fica o caso explicado, e essas mensagens tinham sido indevidamente marcadas como spam devido a este bug.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)