2014/01/25

O complexo interior de uma máquina de Tomografia Computorizada


A maior parte das pessoas já terá visto uma máquina de tomografia computorizada numa qualquer série de médicos na TV (Dr. House? ;) e as imagens reveladoras do interior do corpo humano que produz, que tão úteis são na detecção de inúmeros casos clínicos. Mas se isso parece acontecer por magia, depressa se fica com uma boa ideia da quantidade de tecnologia necessária para tornar isto realidade, assim que se removem os enganadores painéis plásticos que cobrem estas máquinas.

Por baixo da aparente simplicidade visual de uma máquina de tomografia computorizada, esconde-se um emaranhado de complexos sistemas que parecem saídos de uma linha de montagem da NASA ou de um qualquer filme de ficção científica.


E se como isto não fosse suficiente... importa relembrar que tudo isto é capaz de girar a alta velocidade sobre o paciente que for colocado no seu centro de forma o mais imóvel possível para que as imagens tenham a nitidez necessária.

Estas máquinas captam imagens todos os ângulos possíveis, que depois são processadas por computador para recriar uma visualização tridimensional do interior do nosso organismo.

3 comentários:

  1. Sou técnico de Radiologia, pelo que trabalho diariamente com bichinhos destes e já tive o prazer de estar perto de um GE como esse no vídeo, nessas poucas vergonhas de estar a trabalhar sem as cúpulas. É espectacular.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Estou a tirar Eng. Biomédica e quero ganhar a vida a imaginar, desenhar e construir brinquedos destes.
    Wow.

    ResponderEliminar