2014/01/22

Tango PC - um micro PC de bolso


Quando falámos de dispositivos portáteis normalmente pensamos em smartphones, tablets, ou computadores portáteis. Mas um computador portátil não tem necessariamente que se enquadrar nessas definições, e é precisamente o que faz este Tango PC que por esta altura já terá certamente superado a sua meta no Indiegogo.

O Tango PC é um computador portátil que quer ter toda a potência de um computador desktop tradicional, mas num formato compacto que lhe permite ser transportado para qualquer lado. A ideia é ter várias bases (docking station), em casa, no trabalho, etc. e andar apenas com um único Tango PC para todo o lado. Assim, poderá usar-se apenas um PC para todas as funções em vez de se recorrer a um PC no trabalho, outro em casa, uma consola de jogos na sala, etc.

O Tango PC tem um CPU AMD A6-5200 Quad Core 2GHz com GPU HD8400 GCN; um socket SODIMM DDR3-1600 (2GB a 8GB); espaço para um SSD mSATA; e um tamanho de apenas 125 x 80 x 13.5mm. O preço é de $299 para os investidores iniciais, com as docking stations adicionais a custarem $69 dólares.


O conceito é engraçado - mas não sei até que ponto não se torna mais realista gastar um pouco mais e optar por um portátil "tradicional" que ofereça características semelhantes, mas que poderá ser usado em qualquer lado em vez de ficar dependente das docking stations e de ecrãs/teclados externos. Para além do mais, a médio prazo não me custa imaginar que isto que o Tango PC promete fazer poderá facilmente ser feito pelos smartphones e tablets que já transportamos connosco para todo o lado (é certo que ainda não chegamos lá em termos de desempenho idêntico - mas já temos o "suficientemente bom" para a maioria das situações, incluindo os jogos - que em 2014 se tornarão ainda melhores, com o Snapdragon 805 e o Nvidia K1.)

Por isso... embora ache piada ao conceito, não me parece que seja um projecto "com futuro". (Mas posso estar enganado!)

5 comentários:

  1. Tenho de concordar... é um dispositivo dependente, apesar de portátil.
    E partilho da visão que mais dia menos dia vamos ter isto adaptado aos nossos tablets e telefones.

    ResponderEliminar
  2. Concordo que possa ser um produto sem gd futuro, no máximo teria de ser semelhante ao Mac mini, que permite ser usado em qualquer lugar sem recurso a dock station (apesar de exigir um teclado/rato/monitor extra).

    ResponderEliminar
  3. Este Tango soa-me a tanga quando mostram-no a correr Gears of War, que, ou muito me engano, é um exclusivo Xbox 360...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.metacritic.com/game/pc/gears-of-war

      Eliminar
  4. Tendo em conta que é muito mais cómodo e leve que um portátil, parece-me bem. Para fazer o papel PC trabalho, PC casa... seria bom. O problema é o tal de ir para outros locais, sem monitor/teclado...

    ResponderEliminar