2014/04/04

Google mostra como está o Project Ara para smartphones modulares


Ainda há muito para fazer, mas o Google mostra-nos como está a decorrer o projecto Ara que pretende criar um smartphone modular onde qualquer pessoa possa adicionar e remover funcionalidades encaixando pequenos blocos.

Embora os blocos não passem por enquanto de pequenas peças impressas em 3D e sem qualquer funcionalidade real, ficamos a saber qual o sistema de encaixe que o Google está a estudar. Para manter as peças em segurança (não teria muito sucesso comercializar um smartphone cujos blocos caíssem ao mais pequeno impacto) está a ser usado um sistema de fixação que utiliza electro-imãs permanentes. Ou seja as peças ficam fixas magneticamente, mas uma carga eléctrica pode alterar a polaridade de forma a que possam ser facilmente removidas (ejectadas? :)

Este projecto que estava a cargo da divisão de projectos especiais da Motorola e que ficou com o Google aquando da sua venda à Lenovo poderá parecer demasiado futurista, mas é daquele tipo de coisas que poderá vir a ter efeitos bem mais abrangentes e fazer com que, a longo prazo, smartphones, tablets, e todo o tipo de equipamentos electrónicos sejam feitos de blocos modulares que podem ser livremente trocados entre si. (Já imaginaram se fosse possível actualizarem o vosso smartphone para um novo CPU "hexa-core", e passarem o actual quad-core para o vosso televisor, por exemplo?)

1 comentário: