2014/04/13

NeLo - Projecto vencedor do Codebits 2014


A edição deste ano do Codebits já terminou (bem, tecnicamente é a edição do ano passado, mas isso são detalhes) e o projecto vencedor é o NeLo - um projecto que, sem falsas modéstias, era aquele que desde que o fiquei a conhecer, me parecia ser o candidato à vitória mais forte deste ano. O que é então este NeLo?

Vocês já deverão saber que eu não perco a oportunidade para divulgar soluções tecnológicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas que, por qualquer motivo, se vêem impedidas de ter uma vida "normal". Este NeLo é um projecto feito pelo Pedro Leite e o Basílio Vieira (pessoas que felizmente tinha o prazer de já conhecer pessoalmente de outras edições) e pela Ana Carolina; e que tem como objectivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com polio, nomeadamente: evitar o recurso aos "assustadores" sistemas de armações metálicas nas crianças.

A fonte de inspiração foi a seguinte foto, que mostra o pai de Pedro Leite quando era pequeno... e que todos poderemos concordar que é uma poderosa força motivacional para que se fizesse algo quanto a isto.


Em que consiste então o NeLo?


Em vez de termos uma armação metálica de aparência assustadora e pré-histórica, e potencialmente discriminadora para qualquer criança que se queira enquadrar entre as outras, com o NeLo o objectivo é substitui-la por um dispositivo que se assemelha a uma qualquer joelheira elástica que passa quase despercebida. Só que esta joelheira conta com a ajuda de alguma tecnologia:


Recorrendo a giroscópios e sensores, a NeLo é capaz de se tornar flexível ou rígida, permitindo que o seu utilizador possa realizar grande parte das operações habituais (como caminhar e sentar-se) sem ter que se debater com as armações metálicas. O sistema reconhece quando é necessário dar rigidez ou flexibilidade à NeLo, e seria bom que se tornasse no ponto de partida e inspiração para que algo deste tipo chegasse a uma fase comercial (e a preço comportável para os utilizadores).

O projecto é inteiramente open-source, e conta com que o interesse de várias pessoas e entidades possa fazer com que o NeLo possa vir a mudar a vida de milhares de crianças com polio para melhor (e até ser aplicada noutras áreas onde situações de mobilidade reduzida possam beneficiar de um equipamento deste tipo.)

3 comentários:

  1. Sinceros Parabéns aos criadores!

    Votos que passe rapidamente para a fase de produção de forma a ser devidamente utilizado por quem (bem e) merecidamente precisa desta bela solução!

    ResponderEliminar
  2. Fantástica ideia! Parabéns aos vencedores!

    ResponderEliminar
  3. Fantástico! Parabéns aos criadores!

    ResponderEliminar