2014/05/28

Facebook desiste de partilhar tudo sobre todos


O Facebook parece ter-se rendido às evidências, e desistido de tentar fazer com que tudo o que os utilizadores fizessem fosse automaticamente partilhado com os seus amigos. Um sinal que poderá também ser entendido como um sinal de "saturação" por parte dos utilizadores.

Há um ano atrás, o Facebook mostrava-nos as suas intenções para o futuro, com o seu Open Graph, e a possibilidade de tudo se poder lá ligar automaticamente. Ouvir uma música seria partilhado automaticamente com os amigos; a compra de um livro também; a leitura de uma noticia; o check-in em qualquer local; etc. etc. Agora, o Facebook recua nessa intenção de partilhar tudo, depois de ter concluído que a maior parte dos utilizadores estavam a marcar todos esses registos automáticos como sendo spam.

A medida começa com a retirada da opção de enviar coisas para o Facebook a partir do Instagram, e o Facebook recomenda que todas as outras apps deixem de fazer esse tipo de coisa automaticamente. Sendo o objectivo deixar que esse tipo de coisas passe a ter mais destaque, quando é feito explicitamente pelo utilizador em vez de uma qualquer operação automática de interesse duvidoso.

Será um sinal da mudança dos tempos e da desistência de obrigar/impingir tudo aos utilizadores? O que é certo é que se o Facebook está a reconhecer este efeito, também não será estranho a mudança de posição do Google que subitamente parece ter desistido de fazer do Google+ um centro de passagem obrigatório para tudo o que estivesse relacionado com os seus serviços (e ao ponto de este ano nem sequer ser feita referência ao Google+ em nenhuma das sessões anunciadas até ao momento para o Google I/O - contrariamente ao que tinha acontecido o ano passado, em que tínhamos Google+ por todo o lado).

Depois das redes sociais, estaremos a entrar numa era de redes... anti-sociais?

2 comentários:

  1. algumas coisas não são interessantes outras são hmmmm

    ResponderEliminar
  2. Uso o Facebook há tantos anos (já nem me lembro quantos) durante várias horas por dia e nunca tive problemas com essas coisas e acho que as pessoas estão exagerando. O meu maior medo é que tudo tem um preço e a qualidade do serviço oferecido pelo Facebook comece a decair... A verdade é que nada pode ser de graça e eles têm que ir buscar o dinheiro a algum lado... Eu ainda só notei que me acrescentaram gostos que eu não escolhi. Mas quero lá saber se as pessoas vão acreditar que eu sou fã do Rambo e do Mikael Carreira... e outras pirosadas que eles me atribuem ? Tirando isso não tenho notado mais nada... não sei se é porque tenho sempre tantas coisas para fazer... Talvez, não fosse má ideia incluírem uma opção paga para quem não quisesse ser incomodado. Mas duvido que as pessoas que mais reclamam pagassem!

    ResponderEliminar