2014/05/31

Rádio com DRM - do que nos livrámos


Hoje em dia os serviços de streaming de música via internet estão tão popularizados, que me arrisco a dizer que alguns jovens até poderão ficar surpreendidos se lhes apresentarmos uma tal tecnologia chamada de "rádio", que nos permite ouvir música, sem fios, e de forma gratuita. Mas... houve tempos em que o rádio como o conhecemos esteve em risco.

Tal como todos os novos meios de distribuição, a rádio foi recebida de braços abertos por todos. Não... na verdade não o foi. A indústria discográfica fez todos os possíveis por "encravar" essa novidade que permitia transmitir voz e música para todo o lado de forma gratuita - e isso levou a que alguns visionários imaginassem um sistema de rádio com DRM.

A ideia era colocar frequências de som adicionais no sinal, que tornassem a emissão numa autêntica "chinfrineira" para quem a tentasse ouvir - sendo que apenas quem pagasse pelo serviço teria direito a um filtro aplicado no seu rádio, para eliminar as ditas frequências indesejadas. Havia até a proposta de um rádio com ranhuras para meter moedas, para se ir pagando para ouvir música conforme se quisesse. Custa-me imaginar que quem estivesse a sugerir este sistema não imaginasse que, mesmo que algo assim fosse implementado, não demoraria mais que algumas horas (ou minutos) para que alguém abrisse um destes rádios, visse que filtros estavam a ser utilizados, e os "pirateasse" para outros rádios... mas, esse é o tipo de coisa que mesmo 70 anos mais tarde, parece continuar a escapar aos visionários a favor dos sistemas de DRM.

Felizmente, a ideia do rádio com DRM não avançou... e em vez de ameaça que iria levar a indústria musical à ruína, veja-se tudo o que a rádio fez (e continua a fazer) pela música.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)