2014/05/29

Telefones fixos passam da PT para a NOS


Não há necessidade de entrar em pânico, mas a partir do próximo dia 2 de Junho o serviço de telefone fixo deixará de estar a cargo da Portugal Telecom, e passará a ser responsabilidade da NOS.

A NOS (antiga ZON Optimus) foi a vencedora do concurso público para a prestação deste serviço, com uma proposta de 12 milhões de euros (imagino eu que seja um valor mais baixo do que o que terá sido proposto pela PT Comunicações). Pelo que, se desejarem ter telefone fixo, a partir da próxima semana deverão dirigir-se a uma loja NOS e não a uma loja da PT.

Os actuais clientes do serviço universal transitarão automaticamente para a NOS, mas poderão manter-se na PT Comunicações se assim o entenderem - com a ressalva de que a partir de agora a PT não tem qualquer obrigação de manter o tarifário "universal" que é determinado pela Anacom para a prestação deste serviço (teria piada se a PT passasse a oferecer um tarifário mais vantajoso que o contratado à NOS - mas... não me parece.)

Dito isto... há alguém que ainda tenha ou dê uso ao "telefone fixo"?

19 comentários:

  1. Nem sei o nº do meu. Nunca o atendi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há. Uso sempre que posso o telefone fixo que estiver mais à mão. Para além de poupar a saúde, ligo sem custos acrescidos visto que utilizo tarifários com chamadas para as redes fixas já incluídas.

      Eliminar
  2. Mais gente do que se imagina, especialmente pessoal nas aldeias. Antevejo grande confusão...
    Isto é muito estranho. Porque é que a rede de telefone fixo (e rede de fibra óptica, já agora) não é considerada de interesse público e do estado, e assim todas as empresas de telecomunicações poderiam vender telefones fixos de igual para igual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não privatizaram a PT? Pois....

      Eliminar
    2. Pois, era aí que eu queria chegar. Privatizaram a PT, mas nunca deviam ter privatizado a rede de telecomunicações. Esta separação devia ter sido feita, para obrigar as empresas de telecomunicações a trabalhar numa rede standard, de igual para igual.
      O mesmo se pode dizer da REN, acho eu.

      Eliminar
  3. duvida, os meus pais tem em casa o serviço meo com tv net e voz, esse serviço vai ser afetado? ou é apenas para aqueles que tem so o telefone "normal"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada muda nem é afetado. O serviço de TV e net, não pertence ao serviço universal . Todas as condições desse serviço vão manter-se e na meo. Mesmo pessoas só com o telefone fixo não mudam e podem ficar com o operador que têm.

      Eliminar
  4. Eu ainda uso... Até porque onde vivo, para ter NET, só mesmo ADSL.
    4G não existe por lá, Cabo ou Fibra também não, ... Até mesmo ADSL só mesmo SAPO ou MEO. Outros operadores dizem que é uma "zona sapo".

    Com isto, estou a ver que já têm uma desculpa para me aumentarem o custo do pacote do MEO!

    ResponderEliminar
  5. A noticia não está correta. Os clientes não transitam para a NOS. Os clientes novos que pretenderem ter o Serviço Universal é que devem solicitar o mesmo à NOS enquanto até agora o faziam à PT.

    ResponderEliminar
  6. «Dito isto... há alguém que ainda tenha ou dê uso ao "telefone fixo"?»

    Acho que há aqui vários conceitos de fixo:

    - Aquele do fio que saía da parede e que funcionava mesmo quando a electricidade ia abaixo, já não tenho há um ror de anos;

    - O fixo associado à TV+Internet+telefone, tenho.

    Agora, o Serviço Universal de telefone fixo é que não estou a ver. Se de repentemente me desse a maluqueira de não querer mais a TV+internet+telefone e quisesse só telefone fixo a NOS ia-me instalar um fixo, desses do fio telefónico a sair da parede?

    ResponderEliminar
  7. A notícia não está 100% correcta. Os novos clientes que só desejem o serviço fixo tradicional é que passam a ter de solicitar esse serviço à NOS.
    A PT deixou de estar obrigada a fornecer o serviço de rede fixa, por si só. Os actuais clientes da PT, que só tenham rede fixa, vão manter-se tal e qual estão.

    ResponderEliminar
  8. Vamos lá ver...

    Um dos conceitos do serviço universal, é permitir o acesso a telefone, net(sem limite mínimo de velocidades) e fax.
    As pessoas tem direito a pedir uma linha telefónica para acederem a esses serviços nem que seja em ´Cascos de Rolhas´ onde só há montanhas.
    A actual empresa responsável(NOS) será portanto a isso obrigada, tal como o era a PT até agora...

    Julgo que os clientes do serviço Universal actuais são aqueles que só possuem telefone fixo "à antiga"(via linha analógica da PT e com assinatura), entre os quais também os reformados que ainda mantém o beneficio de 50% desconto na assinatura.

    Serviço Universal é também o acesso ao telefone em cabines de rua e espaços públicos pagáveis com moeda que até agora "pertenciam" à PT.

    Por cá, a PT e o seu "serviço universal" com 15€ de assinatura já foi para aquele sítio há anos(poucos anos após surgir a Vodafone em 1992), mas ainda cá está pendurada no exterior a linha daqueles larápios!... A partir daí funcionaram as famosas vitaminas!.

    Voltamos a ter telefone fixo, somente em 2006, salvo o erro(essencialmente para receber chamadas de familiares do estrangeiro), aquando da chegada do Vodafone Casa T0 Voz através de cartão SIM em GSM/2G e que inovou ao não incluir mensalidade ou qualquer carregamentos obrigatórios... nem muito menos assinaturas, claro está!. :)

    Ainda cá se mantém a funcionar perfeitamente(só mesmo para receber chamadas), já não recebe uma recarga há pelo menos 2 anos. Tem ainda um tarifário mais vantajoso que o actual Vodafone "Voz Fixa". :)

    Como tal, só paga assinatura(para usufruir de telefone fixo) àqueles larápios, quem quer(a não ser que não tenham cobertura móvel).
    Na altura, após ordem para "cortar", ainda tentaram demover da intenção, ofereceram uma redução de 50% no valor da assinatura e ainda um bónus mensal em chamadas... Com essa atitude "nojenta", o que se cortou foi não só o telefone fixo mas também qualquer relação futura com essa empresa(PT)...

    ResponderEliminar
  9. Eu sempre que posso, utilizo-o, até porque não pago para rede fixa (Nacional) . Tenho familiares e amigos espalhados pelo mundo e também faço uso do fixo para ligar gratuitamente a partir das 21h. Sim, dá muito jeito!

    ResponderEliminar
  10. Eu uso, e acho que faz falta.

    ResponderEliminar
  11. Epá...... será que assim tenho fundamento para mandar "abaixo" a MEO e passar para outro operador com melhor serviço e preço inferior???????

    ResponderEliminar
  12. Então a NOS com a fusão acabou no dia15 de maio com o serviço ADSL dos clientes clix por deixar de disponibilizar o serviço. Agora passados 15 dias são "obrigados" a disponibilizar o serviço a quem o solicitar? Que parte não entendi...

    ResponderEliminar
  13. Isto não é um país! É um local mal frequentado.
    Eu era cliente Optimus clix, uma das empresas que deu origem à fusão da NÓS! Não só não me asseguram a continuidade da linha telefónica, porque dizem que se quiser tenho que ter pacote net + tel. + Telefone por fibra óptica. Acontece que os técnicos foram ao local e disseram que a fibra não chega ali. Atenção que falo de Lisboa (Benfica) e que se quiser, tenho que ter serviço por satélite ficando a pagar o dobro do que pagava à clix.
    Esta malta precisa é de prisão! A pouca vergonha neste local mal frequentado atingiu os limites!

    ResponderEliminar