2014/07/24

Pickkit - um "uber" nacional para entrega de encomendas


A tecnologia permite que hoje em dia todos estejam contactáveis, e há inúmeros serviços que têm surgido à custa dessa potencialidade. O Pickkit pode ser considerado um "Uber" feito em Portugal, destinado à entrega de todo o tipo de encomendas.

A ideia do Pickkit é criar uma plataforma de estafetas prontos a recolher e entregar todo o tipo de produtos, e onde podemos seguir a sua localização em tempo real. A diferença é que, à semelhança do Uber, qualquer pessoa se pode candidatar para se tornar num "pickker" - ganhando dinheiro a fazer estes serviços. Para além dos pickers e dos clientes (e daqueles que são ambos), existem ainda outras modalidades vocacionadas para empresas, lojas (que assim passam a poder contar com entrega ao domicílio dos seus produtos), e serviços, tornando esta plataforma bastante multifacetada para todo o tipo de situações.

Mesmo achando a ideia bastante original e com potencial para se tornar num grande sucesso, há no entanto alguns aspectos que me deixariam "apreensivo" antes de usar este serviço. Para começar, não nos é dado a conhecer de forma clara quem são os seus responsáveis, nem tão pouco uma morada ou telefone de contacto: tudo o que temos é um formulário web. Em segundo lugar não vemos em lado nenhum a referência a valores monetários, tanto para quem pede uma entrega como para quem pretender tornar-se um pickket - nem tão pouco o seu enquadramento legal nas finanças: como é que uma pessoa "normal" faz, passa actos isolados do dinheiro que receber; ou tem que se colectar e passar recibos verdes? Por último, falta também uma alínea que aborde a questão da segurança dos produtos transportados. E se alguém pedir que lhe seja entregue um produto de valor elevado e o estafeta optar por se "extraviar" - ou até ter um acidente em que o produto seja destruído? A pickkit tem seguro para estes casos, ou de alguma outra forma responsabiliza-se pelo sucedido?

São questões que eventualmente poderão vir a ser esclarecidas quando o site tiver a secção FAQ em funcionamento; e que me parecem ser essenciais para cativar um número mais alargado de utilizadores. Mas assumindo que estes detalhes ficam resolvidos... não me custa a ver o pickkit a tornar-se bastante popular (assumindo que pratica preços competitivos.)

7 comentários:

  1. Ainda não percebi bem o "esquema". Quem ganha, e o quê com estas entregas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como cliente, pagas pelo serviço e vês em tempo real o estado da entrega.
      Como "pickker", registas-te para fazer entregas, e se tiveres algo que te dê jeito entregar (por exemplo, que seja próximo de um trajecto que vás fazer), fazes a entrega e vais receber por isso.

      Eliminar
    2. como consigo contactar a pickker?

      Eliminar
    3. como contacto com eles? Obr.

      Eliminar
    4. Infelizmente parece que se trata de mais uma startup que não resistiu ao passar do tempo.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá Carlos Martins! Talvez não... ;-)
    https://www.erasmo.pt/

    ResponderEliminar