2014/07/27

Super-carro eléctrico troca hidrogénio por água salgada


Que vos parece a ideia de ter um super-carro com mais de 900cv que não precisa de ser recarregado em casa, e que precisa apenas de água salgada para circular por mais de 600Km de cada vez? É isso que este Quant e-Sportlimousine promete, embora não seja previsível que chegue ao mercado tão cedo quanto gostaríamos.

O grande segredo deste e-Sportlimousine é o seu sistema de geração de energia nanoFLOWCELL que ao contrário dos carros eléctricos que dependem de baterias recarregadas; ou dos fuel-cell a hidrogénio; parece necessitar apenas de água salgada. (Certamente não será simplesmente "água do mar" que possam ir buscar com um balde, mas... sempre parece ser algo bem mais fácil de produzir do que hidrogénio).


Com quatro motores eléctricos (um para cada roda) este automóvel tem uma potência total de 925cv e acelera dos 0 aos 100Km/h em apenas 2.8s. E se por fora este automóvel impressiona pelo seu design (e dimensões, com mais de 2 metros de largura e 5 de comprimento), por dentro apresenta-nos também um cockpit digno de um filme de ficção científica.

Ao ler sobre este automóvel, não pude deixar de pensar num pequeno relógio electrónico que os meus pais tinham, e que em vez de pilhas tinha precisamente um pequeno reservatório onde bastava colocar água e um pouco de sal para que ele funcionasse. Não sei até que ponto é que a eficiência atingida por este nanoFLOWCELL será competitiva face aos sistemas eléctricos já existentes... mas fico curioso por descobrir. Será que daqui por uns tempos estaremos a dar um valor bem mais elevado ao sal - como acontecia na antiguidade?

1 comentário:

  1. La que é emocionante... É espero bem que venha a ver a lluz do dia e produção a condizer!

    ResponderEliminar