2014/09/11

Fobo Tires - sensor de pressão de pneus via Bluetooth


A maioria dos automóveis modernos já vem equipada com sistemas de controlo da pressão dos pneus. Mas se o vosso automóvel não o faz (ou é daqueles que apenas alerta quando o pneu já está excessivamente vazio), poderão achar piada a este Fobo Tires que está no Indiegogo.

Os sensores de pressão nos pneus não são nada de novo, e existem inúmeros modelos que podem ser instalados "à posteriori" nos automóveis. No entanto isso é algo que habitualmente obriga a uma instalação complicada, com a desmontagem e remontagem do pneu. O Fobo Tires dispensa isso, sendo o processo de instalação tão simples quanto tirarem as pequenas tampas da válvula dos pneus e instalarem estas tampas electrónicas.

As tampas são ligeiramente mais volumosas, mas contêm no seu interior as pilhas e electrónica necessária para medirem a pressão do pneu com precisão e enviarem-na para o vosso smartphone (e para o receptor dedicado que também é fornecido, para que possam ser alertados de qualquer anomalia mesmo que o smartphone esteja sem bateria). Os seus criadores dizem que cada tampa Fobo pesa apenas 10g, pelo que não deverá ter efeitos adversos na calibragem da roda (se houver por aí algum especialista na área, que nos diga se sim ou não! :)

Por muito que o projecto me pareça interessante, mantenho-me afastado pelo simples facto de já ter sofrido o roubo das "tampas" por diversas vezes (sim, há quem roube disso), e se isto acontecesse com estas a despesa seria grande (um kit Fobo começa nos $90 + $20 de portes internacionais). Embora eles digam que é inútil roubar as tampas pois elas ficam associadas ao dono original e não podem ser reutilizadas, isso de nada servirá para evitar que alguém as roube, mesmo que depois não as possa usar e deite fora. Não fosse isso... e até seria uma hipótese a considerar.

Actualização: afinal vão fornecer o kit com um conjunto de porcas "anti-roubo" e duas cheves para evitar o problema (se bem que depois não podem perder as chaves, sob pena de não poderem encher os pneus).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)