2014/10/31

Brasil "foge" aos EUA com cabo submarino directo a Portugal


O governo brasileiro não gostou nada de descobrir as "liberdades" que as agências secretas dos EUA tomam quanto à espionagem e monitorização dos dados que percorrem a internet, mas enquanto uns se ficam pelas palavras, o Brasil mostra a sua posição nos actos - e naqueles que mais se fazem sentir economicamente: neste caso, excluindo completamente qualquer companhia norte-americana da instalação de um novo cabo submarino.

A infraestrutura que liga a internet a todo o mundo vai-se diversificando cada vez mais, mas em muitos casos continua a estar bastante dependente das passagens e ligações aos EUA - particularmente no caso do continente americano. Agora, este caso ameça tornar-se num verdadeiro exemplo de como as reacções às revelações de Edward Snowden dos abusos de espionagem cometidos pela NSA podem ter realmente efeitos práticos.

O Brasil não quer estar dependente dos EUA para estar ligado ao mundo, e está mesmo disposto a avançar com o projecto que irá ligar o Brasil directamente a Portugal com um cabo submarino de fibra óptica - e estando automaticamente excluída a participação de qualquer empresa norte-americana em todo o processo.

Por um lado fico triste por ver que os abusos de uns fazem com que uma tecnologia concebida para ligar o mundo tenha que ficar sujeita a tais contrariedade. Por outro lado temos que aceitar que é uma reacção perfeitamente natural e lógica a tais abusos. Agora só fica por esclarecer se o mesmo tipo de coisa que a NSA faz não estará a ser feito por muitas outras agências, de muitos outros países - incluindo aqueles que tão "ofendidos" ficaram com as revelações de Snowden. Será que só quando as coisas saltam para a praça pública é que são motivo para preocupações?

2 comentários:

  1. Nada que um BGP spoffing não resolva como já aconteceu tantas vezes no passado.
    Alguns acidentalmente, outros se calhar nem tanto.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar