2014/11/07

Worten Online - loja de excelência ou desastre a evitar?


Há quem acredite em coincidências; há quem lhe chame destino; o que sei é que já tinha decidido não falar do assunto... quando depois me surge um email a dizer que a Worten tinha sido premiada por "Escolha do Consumidor" por fazer um excelente serviço - e aí achei que era tempo de reconsiderar a minha posição, e partilhar as experiências que me fazem ficar incrédulo com este prémio.

Sendo responsável pelo site que vocês bem conhecem, acabo por ser um cliente intensivo de lojas online para a compra de gadgets, tanto no estrangeiro como em Portugal. Entre elas há umas que se portam melhor, outras que se porta pior, umas que de vez em quando falham, enfim... aquilo que podemos considerar "natural". Raras são as vezes em que tenho experiências que me fazem jurar para "nunca mais" e eliminar uma loja da lista de possibilidades - mas, como já deverão estar adivinhar, a Worten é uma delas.

Nisto das lojas online, raramente existem posições consensuais. Escolham qualquer loja que queiram, procurem na Internet, e haverá certamente reclamações de uma qualquer pessoa (que poderá ter, ou não, razão sobre as suas queixas).

Sendo eu um cliente pacífico, que até tolero e compreendo a posição "do lado deles", não se dá o caso de estar a reclamar só por reclamar, nem de ter algo "contra a Worten". A coisa resume-se ao tipo de coisa como irem a um restaurante e serem mal servidos, regressarem lá por acharem que aquilo teria sido excepção à regra mas confirmarem que não foi... e depois ainda serem convidados por um amigo a lá voltarem... e perderem toda a esperança.


Já comprei muitas coisas na Worten, mas vou resumir-me aos 3 casos mais marcantes.

No primeiro caso, optei por comprar um produto na Worten Online por este surgir com disponibilidade imediata, quando noutras lojas surgia como não disponível. Para não entrar em grandes devaneios, interessa referir apenas que o produto com "disponibilidade imediata" afinal também não existia, e deu origem a emails para trás e para a frente para ver o que se passava, depois outros tantos para cancelar, e mais uns para que devolvessem o dinheiro.

O segundo caso, foi ainda mais caricato, e contou com coisas como telefonemas (atenciosos, diga-se) a avisar que o produto ia sofrer um atraso devido à procura elevada - mas ao mesmo tempo que me diziam isso, estava a receber um SMS a dizer que o mesmo já estava na loja para ser levantado. Quando lá chego, vejo que afinal era só "meio-produto" (era um pack de duas coisas); e que ninguém sabe se/quando o resto irá chegar; e depois de outro telefonema a pedir desculpa e que lamentam não ter datas previstas, recebo outro SMS no dia seguinte a dizer que novamente já está na loja.

A título de curiosidade, embora esta compra tenha sido feito há meses, na minha conta online continua a surgir como "em processamento", a mesma indicação com que ficou no dia em que fiz a encomenda.


Por esta altura já tinha dito para mim mesmo que: Worten Online, nunca mais!


... Mas deu-se o caso de por lá surgir um gadget que vinha a calhar, por sugestão do meu amigo Luis Costa (que não tem culpa nenhuma de que tal acontecesse com a Worten), e contrariado e contra os meus "instintos" lá dei um salto à Worten Online novamente. Quem sabe, sendo optimista, talvez fosse desta que a Worten me iria mostrar que afinal até funciona bem (afinal, até vencem prémios de escolha do consumidor, certo?)


Este produto não podia ser comprado online, mas podia ser reservado; ok, também serve. Uma das vantagens da Worten é estarem literalmente espalhadas por todo o país e havendo quase sempre delas que acaba por ficar "à mão". Faço a reserva para a loja mais perto de mim, e a única coisa que aparece é que deverei aguardar por um SMS ou email a dizer se realmente consegui apanhar um destes produtos. (Não é enviado qualquer email nesta altura... pelo que temos que confiar neles de que a coisa está "em processo").

E os dias passaram... e passaram... até que recebo finalmente um SMS a informar-me que a minha reserva estava pronta, e que a poderia levantar até... ontem.

Das duas uma, ou a Worten pensa que consigo viajar no tempo, ou talvez o SMS tenha vindo com atraso. Mas não, logo de seguida recebo um email a dizer o mesmo - e não me parece que o cabo da internet esteja entupido para que um email pudesse vir devagarinho e só chegar no dia seguinte. Mas, optimista, imagino que tenha sido um qualquer lapso a indicar a data, e lá vou eu para a loja (física). Afinal, o aviso era mesmo de que a reserva expirava no dia anterior - pelo que é o próprio sistema que está a enviar as mensagens quando já não servem para nada.

Felizmente, como fui logo à loja mal recebi o aviso, o produto ainda lá estava e consegui comprá-lo; mas infelizmente volta a comprovar-se que a experiência de compra na Worten Online é do pior que pode haver. Não por uma vez, nem por duas, mas sim de todas as vezes que lá comprei alguma coisa.


Daí que, não querendo por em causa a credibilidade de um prémio conseguido à custa da avaliação de 70 mil participantes, só me resta concluir que, no que se refere a compras na Worten Online... sou o cliente mais azarado do mundo.

26 comentários:

  1. Nunca comprei na worten online por acaso mas agora já sei, obrigado xD

    ResponderEliminar
  2. Minha experiência com a Worten física é a melhor possível. Por morar no centro da nossa Beira Interior sou forçado a recorrer muitas vezes às lojas online, mas por sorte tenho uma Worten a 500 passos de casa, então procuro sempre comprar nesta o que não justifica pedir online. O atendimento tem sido impecável, tanto em termos de cortesia quanto em termos de eficiência. Nunca comprei na Worten Online e com essas informações não tenciono fazê-lo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já comprei vários artigos na loja online da Worten. Quando tive problemas ou não quis o produto, respeitando os 14 dias para devolução, resolvi sempre o problema na loja física da Worten perto de onde moro. Eu não tenho razões de queixa. No entanto respeito quem as tem.

      Eliminar
  3. Bem, eu admito que eles até possam merecer o prémio(embora nunca tenha tido a necessidade de usar o pós-venda ou ante-venda em qualquer compra lá efectuada e assim poder aferir a minha satisfação)... mas estou a falar no que diz respeito ao "suporte" em loja física, pois encomendas online a partir do site deles nunca fiz nenhuma, nem vou fazer depois deste relato decididamente muito esclarecedor... e desde já obrigado pelo feedback, pois prefiro salvaguardar-me antecipadamente, ou seja, a comprar alguma coisa na Worten, depois disto, só mesmo em loja física.

    * a única vez que ocorri(não fui eu directamente) ao serviço pós-venda de uma Worten, foi a propósito de uma garantia numa máquina de lavar que tinha sido comprada na loja do Carrefour de Braga, sendo que entretanto(após a saída do Carrefour de Portugal), a máquina avariou e a Worten(responsável sucessora) assumiu todos os trâmites sem quaisquer problemas ou burocracias...

    Bem sabemos que uma Amazon a operar em território nacional poderia promover muitas e boas mudanças no modo de actuação online e não só dos nossos retalhistas... que remédio tinham eles!.

    Ainda assim, a insatisfação clara da minha parte é sobretudo orientada à Radio Popular... muito embora estejam a fazer progressos.

    ResponderEliminar
  4. Tive uma ideia Carlos, que dizes criar um ranking das lojas online e não só? Que fosse possível participar apenas com prova de comprar porque que está de fora racha lenha e a «escolha do consumidor» é muito bonito, só falta é saber que é o «consumidor» que escolheu! :D

    ResponderEliminar
  5. Só comprei uma vez uma coisa, estava disponível, nunca veio, demorou tanto que cancelei!!! Acho que começa a ser uma amostra representativa.

    ResponderEliminar
  6. Penso que o meu comentário nao ficou.

    Comprei portatil online, veio todo amolgado. Reclamei. Nao dava para trocar por outro na worten fisica, nem para devolver na loja fisica.

    Entao tive que esperar x dias para o virem levantar a casa, mas y dias para devolverem o dinheiro (reenviarem novo portatil nao é opcao para eles).

    Assim, ao fim dos x+y dias (quase 20 dias) perdi a vontade e não comprei o portatil...

    Worten online.. nunca mais.
    Já worten fisica.. sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que na loja física a política de devolução EXCLUÍ muitos artigos! Tudo o que tiver entrega directa na morada do cliente está excluído! Telemóveis também... mais vale comprar online e jogar pelo seguro...

      Eliminar
  7. Viva

    Por acaso, as lojas tugas online, não terão a obrigatoriedade de ter, também, livro de reclamações?
    Se não têm, deviam.
    Se a loja online tem loja física, devia ser possível ir a uma e escrever a queixa no dito.

    Mas neste país o que conta não é o cliente..., eu sei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Online é, talvez, o mais parecido com o Livro de Reclamações..., mas, pelo que pude ver, sem vínculo algum para a empresa em relação ao reclamante.
      Alguém sabe de ourtras hipóteses de reclamar online?

      http://www.portaldaqueixa.com/
      http://reclamacoes.net/

      Eliminar
    2. Livro de reclamações é uma fantochada, já fiz algumas reclamações, nunca fui contactado por nenhuma entidade, por isso, para mim o Livro de Reclamações foi algo criado "para inglês ver".
      Não serve para nada!
      Acho até que muitas lojas já perceberam à muito tempo que o livro não serve para nada e não se preocupam nada com isso, sabem que não dá origem qualquer tipo de penalização. Posso vos dizer que já escrevi num que estava cheio quase até as páginas finais e não me parecia que tivesse sido o primeiro livro a ser utilizado naquele ano. Fiquei com a impressão que o funcionário me deu o livro de reclamações para não ter que me ouvir. É triste.

      Eliminar
  8. Eu nunca comprei nada na loja online mas já tive várias experiências péssimas na loja física do Colombo. A pior de todas foi com um pc caríssimo que travava cada vez que eu tentava fazer downloads simultâneos. Tentei que eles mo trocassem ou devolvessem o dinheiro mas recusaram-se a faze-lo porque quando o testavam na loja diziam que não conseguiam replicar o problema. Levei-o á PC Clinic para verem se descobriam o problema e também não conseguiram descobrir nada. Eu já estava mais do que desesperado porque tinha comprado um pc carissimo e era incapaz de usar o Torrent. Mais de 1 mês depois quando já tinha perdido a esperança, um amigo meu brasileiro descobriu a razão do problema: era a placa de rede... troquei a placa de rede e ficou tudo resolvido. Mas nunca mais me esqueço do que tive que passar por culpa desses nojentos incompetentes. Já para não falar que não se pode confiar nos empregados da Worten... para além de serem péssimos conselheiros e levarem as pessoas a comprarem produtos inadequados, tem um que vende pcs, plasmas, etc. a metade do preço que (aparentemente) rouba dos armazéns. Por acaso comprei-lhe um disco externo de 3 TB por 100 euros, quando estes surgiram no mercado, mas já me arrependi porque passado uns 6 meses começou a dar problemas e já está a um canto...

    ResponderEliminar
  9. No dia 19-10-2014, por sugestão da HP, encomendei uma bateria, na Staples Online, para o PC em que estou a escrever. Recebi resposta via email, que o assunto ia ser imediatamente tratado. No dia 12-11-2014 telefonei á Staples porque razão não tinha o assunto ainda resolvido. Foi-me dito para enviar novo email com os mesmos dados, coisa que fiz no próprio dia. Não obtendo resposta por parte da Staples, fui a uma loja Worten, encomendei a bateria e paguei adiantado o valor da mesma. Esperei 10 dias, e recebi um SMS a dizer para ir levantar a bateria. Um serviço impecável e tudo dentro do prazo. Ainda hoje estou á espera da Staples. Mas a pior de todas é a FNAC Online. Vigarista, trafulha sem garantia e nunca quer devolver o dinheiro aos clientes. A pior experiência, em compras online, porque passei. Queriam ficar com o produto devolvido e com o meu dinheiro. FNAC nunca mais.

    ResponderEliminar
  10. Ordep otnemicsan - Quem compra um disco externo de 3 TB, sabendo que o mesmo foi roubado, é tão ou mais ladrão que o mau funcionário da Worten. Conheço muita gente que se queixa da Worten, mas esta é a mais aberrante.

    ResponderEliminar
  11. Serviço de merda não cumprem prazo nao informam clientes , não aconselho nem ao mru pior inimigo

    ResponderEliminar
  12. No passado dia 16 de Dezembro, e aproveitando uma promoção feita pela WORTEN (15% de desconto em portáteis) fiz no site a aquisição de um portátil avançado da Toshiba 15.6'' TOSHIBA L50-B-1JU, pelo valor de 679,99 € e procedi ao pagamento com o cartão WORTEN.
    Não obstante contar do site um prazo de 2-3 dias para entrega deste equipamento, constata-se que passado este tempo todo não foi me feita qualquer entrega.
    Os vários telefonemas e emails que fiz para tentar obter esclarecimento também não deram em nada, não obstante no último telefonema me ter sido dito que iria ser contatado na ultima segunda feira, o que também não aconteceu.
    Não respondem aos email e o atendimento telefónico mais parece feito por autómatos, pois nunca resolvem nada.
    Esta situação causou-me já incómodos de vária ordem e já decidi que não voltarei a equacionar a possibilidade de adquirir o que quer que seja na loja online da WORTEN, uma vez que não cumprem minimamente prazos de entrega é evidente que o serviço de atendimento completamente ineficaz..


    Esta situação causou-me já incómodos de vária ordem e terei que pensar duas vezes antes de voltar a equacionar a possibilidade de adquirir o que quer que seja na loja online da WORTEN, uma vez que a publicidade enganosa quanto a prazos de entrega é evidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Joaquim Gomes, bem vindo ao clube! No passado dia 19 de Dezembro tb comprei um aspirador UFESA com 50% de desconto, disponibilidade imediata, e ainda hoje estou à espera da entrega... pelo menos não descontaram o valor no cartão de crédito... publicidade enganosa? Ou erro de informático e consequente tentativade remedeio, a favor da empresa? O resultado prático é o mesmo! Boa noite.

      Eliminar
  13. Não percebo como podem ser escolha do consumidor quando fazemos compras nessa loja online e enviam artigos já com o selo de segurança violado. Ou já, o produto já foi aberto, possivelmente já foi usado ou muito possivelmente é devolvido de outro cliente. Esta é certamente uma loja online que vou evitar.

    ResponderEliminar
  14. compras online é para esquecer porque os problemas que eu já tenho com eles nao recomendo a ninguem a publicidade que fazem na tv é simplesmente uma treta

    ResponderEliminar
  15. Comprei uma maquina fotográfica na worten online, esperei uns dias, nunca mais chegava, fui à loja onde escolhi ir buscar o artigo, e disseram que ainda não tinha chegado. Mas tinham lá a mesma maquina em stock em venda ao público... desculpa deles: ah e tal o stock online é diferente do stock da loja; acho que foi a primeira e ultima vez que compro na worten online.

    ResponderEliminar
  16. Estou com problemas com a Worten Online : comprei um LCD que pelos vistos não têm em stock. Pedi o cancelamento da encomenda e devolução do dinheiro e após vários telefonemas ainda não me devolveram o dinheiro ! Nunca mais !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é problema recorrente... É pena que a Worten Online seja o desastre que é, só tinham a ganhar se funcionassem decentemente.

      Eliminar
  17. Para mim foi a 1ª e a ultima. Não cumpriram a data da entrega porque esgotou o stok. Deram-me uma segunda opção de escolher outra maq.de lavar roupa na loja com 20% de desconto . Só que tive de pagar esta nova maq. isto é paguei 2 maquinas e ainda não tenho nenhuma, alem de não me fazerem o desconto directo estou há 3 dias á espera do reembolso da outra e não sei se é para hoje.

    ResponderEliminar
  18. O problema de comprar certos artigos na lOJA FÍSICA, é a política de devolução!!! Artigos de grande porte, grandes electros, telemóveis, etc etc, NÃO estão cobertos pela garantia de devolução! Se o cliente se depara com um MONO em casa, mesmo tendo feito pesquisas, azar!!! Se comprar pela loja online tem 15 dias de lei (e 30 dados pelo cartão WORTEN caso o tenha). Acho que vale os eventuais "problemas" de comprar online.

    ResponderEliminar
  19. Eu tenho um "grande" problema em mãos... Tenho uma encomenda que o site indica que foi enviada há 12 dias do armazém interno da Worten para a loja do Colombo, mas ainda nada lá chegou!!!! Será que este armazém da Worten é na Ásia e o transportador vem de bicicleta???

    ResponderEliminar
  20. A EVITAR. fazem promoções bombásticas (exclusivas online) para evitar que os clientes comprem na concorrência, para depois alegarem de início rutura de stock e mais á frente puxam pela cartada do "preço irrisório". Alegam que houve um erro no sistema que colocou o produto a preço irrisório e cancelam a encomenda. Entretanto, durante os meses que duram estas sagas, o cliente fica sem dinheiro (porque gastou na Worten) e não consegue comprar na concorrência precisamente porque gastou o dinheiro, mas não lhe foi entregue o produto. Comigo foi um computador de 1400€ que tinham online a 810€. Comprei, paguei, mas nunca o recebi. E ainda não vi a cor do dinheiro que paguei.

    ResponderEliminar