2014/12/31

Lizzard Squad já vende ataques DDoS


O grupo de hackers Lizzard Squad tornou-se conhecido de todo o mundo ao mandar abaixo as redes Xbox Live e PSN, impedindo que milhões de pessoas jogassem jogos online durante período de Natal, e agora descobre-se que afinal isso não terá sido uma mera "amostra" para mostrar a veracidade do seu verdadeiro intuito: vender ataques DDoS.

Depois de se terem tornado odiados por todos os que olhavam em desespero para os jogos que não podiam jogar; o grupo Lizzard Squad vem agora provocar o pânico em todos os que sejam responsáveis por qualquer site. É que o grupo está a vender ataques DDoS com preços que vão dos 5 dólares aos 500 dólares - e se conseguiram mandar abaixo redes como estas, é pouco provável que qualquer site "normal" lhes consiga resistir.

Os ataques DDoS (Distributed Denial of Service) consistem em ter milhares de máquinas a fazer continuamente milhares de acessos ao serviço alvo, saturando de tal forma o sistema que o mesmo se torna inoperacional. Em termos genéricos, seria o equivalente a enviar milhares de pessoas para uma loja, enchendo-a de tal forma que aqueles que realmente estivessem interessados em comprar algo nem sequer lá possam entrar. O custo depende do tempo de ataque: 100 segundos custam $5.99; 8h custam $129.99 por mês - havendo também modalidades de "pagamento vitalício" para uso indiscriminado; e com o pagamento a ser feito via bitcoins e não sendo mantidos quaisquer registos sobre quem mandou atacar que sites.


A grande maioria dos computadores usados nestes ataques são computadores de pessoas comuns, que nem sequer sabem que os seus computadores estão infectados e sob o comando de grupos como este. No caso do Lizzard Squad, estima-se que tenha sob seu controlo uma das maiores botnets a nível mundial, e eles dizem ter uma capacidade de ataque de 5Tbps (de um total de 60Tbps) - valores que serão certamente inflacionados mas que, sejam quais forem, foram suficientes para mandar abaixo as redes da MS e Sony, como demonstraram.

5 comentários:

  1. que tal a malta fazer uma vaquinha e mandar abaixo os sites da SPA e afins?

    ResponderEliminar
  2. A pirataria de jogos e afins mete os computadores com malware. Para não falar de grandes cooperações com o botware. Antes as coisas duravam mais tempo.

    ResponderEliminar
  3. O problema é que hoje em dia não podemos confiar em nada que façamos na internet.
    Algo tão simples como baixar um aplicativo de um site de downloads é o suficiente para que este disponibilize código malicioso e na instalação sejamos atacados sem darmos conta... ficando nas mãos destes criminosos.
    Já aconteceu, veio a público e qualquer dia somos surpreendidos por mais uma noticias a relatar que empresa x disponibilizava aplicativos de terceiros com código malicioso.

    ResponderEliminar
  4. Desculpem a ignorancia, mas quem é que ganha com um site ou serviço que nao funcione? os gajos que recebem o dinheiro?

    ResponderEliminar