2015/03/31

Notícias do Dia

A Microsoft já revelou o aguardado Surface 3; o Gmail para Android ganhou finalmente a capacidade para apresentar múltiplas contas de email numa única inbox unificada; o TIDAL quer ser um serviço de streaming mais justo para os artistas, mas parece começar a fugir já às suas "boas" intenções; os termóstatos NEST não gostaram da mudança para a hora de Verão; e The Interface Experience faz-nos revisitar os últimos 40 anos de evolução dos computadores.

E antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que já podem escolher qual o livro O'Reilly que teremos para oferecer este mês.


SAPO Transfer permite envio gratuito de ficheiros até 3GB


Se hoje em dia não temos falta de sistemas que permitem partilhar ficheiros, agora passamos a ter mais um, gratuito, e feito em Portugal: o SAPO Transfer.

O SAPO Tranfer permite o envio de ficheiros até um máximo 3GB, de forma completamente gratuita. A utilização do serviço não obriga a qualquer tipo de registo ou autenticação, bastando clicar em "enviar ficheiros", escolher os ficheiros a enviar, adicionar o endereço de correio dos destinatários e já está. Os destinatários receberão um email com um link para uma página SAPO Transfer onde poderão fazer o download dos ficheiros enviados, durante um período de 7 dias, também sem qualquer registo ou autenticação necessários.

(Nada vos impede de fazer o envio para vocês mesmo e depois partilharem o link nas redes sociais para ficar disponível para múltiplas pessoas.)


Flipboard já permite revistas privadas para grupos


Depois de ter facilitar a criação de revistas digitais de forma simplificada seleccionando artigos de interesse de várias fontes, o Flipboard permite agora que isso seja feito também de forma privada para grupos. Uma funcionalidade que abre todo um novo horizonte de possibilidades, como a criação de revistas compiladas por grupos de amigos, clubes, famílias, e até por turmas ou disciplinas nas escolas.

Embora tenha perdido um pouco do seu mediatismo inicial face às mais recentes startups "da moda", o Flipboard continua a ser um excelente serviço que é praticamente indispensável para quem usa um tablet para ler notícias (ou neste caso, criar as suas próprias selecções de artigos.)


Phase One lança câmara compacta de 80MP


Quem procura a máxima resolução tem agora uma nova câmara compacta de 80MP da Phase One que se torna altamente apetecível para aplicações onde o tamanho seja elemento crítico - como no caso da captação de imagens aéreas nos drones. A câmara é pouco maior que que a área necessária para o encaixe das lentes (97.4x93x110mm) e pesa menos de 1kg. (Imagino que o seu "peso" na carteira seja inversamente proporcional ao seu tamanho. :)


Drones do Facebook vão usar lasers para comunicação


Os drones solares de longa duração com que o Facebook pretende levar internet a todas as regiões do mundo não só parecem saídos de um filme de ficção científica (podendo manter-se no ar durante meses sem necessidade de aterrar), como parecem ser bons demais para usar coisas como emissões de rádio para comunicar. Ao que parece, estes drones vão usar lasers para comunicar com o solo - e imagino eu que se refiram a usar lasers para comunicar com uma estação terrestre que se encarregará de transformar a comunicação em sinais 3G/4G.

Seja como for, poder colocar numa apresentação do powerpoint "comunicação por lasers" será sempre uma mais valia face às comunicações RF dos balões do Google (e isto imaginando que ninguém estará já a planear usar lasers para fazer furos nos balões do seu rival. ;)





Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)