2015/04/26

Ford patenteia caixa de 11 velocidades


Para muitos condutores, a caixa de velocidades é algo que lhes dá aquela sensação de controlo absoluto sobre o carro; para outros é apenas mais um empecilho que gostariam de evitar se pudessem ter optado por um carro com caixa automática - mas em qualquer um dos casos, o número de mudanças tem vindo a aumentar.

Duas, três, quatro, cinco, seis... o número de mudanças nas caixas de velocidades não tem parado de aumentar ao longo das décadas - e principalmente nos anos mais recentes - como forma de aumentar a eficiência dos motores. Actualmente, vários automóveis recorrem já a caixas de 7 e 8 velocidades, e a Ford parece querer estar preparada para o futuro, com uma patente para uma caixa de 11 velocidades.

Embora pareça um número absurdo de velocidades disponíveis, não será nada demais para os camionistas e condutores de outros veículos pesados, que já estão habituados a caixas com dezenas de velocidades.

A minha maior preocupação é tentar perceber se será este efectivamente o melhor caminho a seguir para o futuro, ou se se deverá apostar precisamente no caminho oposto. Com os motores eléctricos é possível revolucionar a forma como as transmissões trabalham, apostando até em coisas como carros com uma única velocidade, como faz o Koenigsegg Regera.

1 comentário:

  1. Isto em termos de desgaste da embraiagem deve ser um mimo!! :)
    Com tantas relações disponiveis o motor deve estar constantemente a troca-las!!

    ResponderEliminar