2015/04/24

Notícias do Dia

Um Android a urinar na Apple no Google Maps reacende as velhas flamewars Android vs iOS; o plástico está de regresso e quer destronar o Gorilla Glass dos ecrãs dos nossos dispositivos; o Helium permite manter uma janela do browser transparente a flutuar sobre o teu desktop no OS X; proposta para o mercado digital único na Europa é apresentado em Maio; e na Alemanha o AdBlock Plus derrota os jornais que queriam proibir a remoção da publicidade das suas páginas.

E não se esqueçam que esta semana temos que agradecer à Motorola por nos disponibilizar um Moto E para vos oferecermos como prenda dos 4 anos de Apps do Android; e que se aproxima mais um dos nossos imperdíveis meetings mensais, que se realiza já amanhã.

Empresas proibidas de espiar Facebook dos empregados


Hoje em dia não é fácil tentar definir o que se pode usar ou não usar no trabalho - muitas vezes com os trabalhadores a usarem as redes sociais ou os seus emails pessoais como forma de comunicação para "o trabalho". Mas o que fica bem definido é que as empresas não poderão espiar o que os utilizadores dizem nas redes sociais, nem os seus emails, nem tão pouco colocar câmaras de vigilância com o fim de vigiar os empregados.


PayPal expande o serviço de protecção ao consumidor

O PayPal já é uma das formas favoritas de muitas pessoas fazerem pagamentos online (e não só) sem terem que andar a introduzir dados dos seus cartões bancários em todos os sites, bem como pelas formas que disponibiliza de reclamar de operações fraudulentas. Este último aspecto ganhará agora interesse adicional com a expansão do serviço de protecção.

A partir de 1 de julho, os utilizadores que paguem com PayPal por um serviço digital que não se adeqúe à descrição do produto ou que não chegue ao seu destino podem receber o reembolso da compra na sua conta PayPal.


Postos de combustíveis são hackados com facilidade


As questões da segurança não deixam de nos surpreender (com a falta dela), e um dos últimos alvos são os postos de combustíveis, cujos sistemas de monitorização e controlo parecem ter sido implementados assumindo que "ninguém virá mexer nisto" - em muitos casos sem qualquer tipo de segurança (passwords) ou encriptação de dados.

Ideia para app de sucesso: carregar num botão no smartphone para atestar o carro de borla! :)


Manto de "invisibilidade mecânica" mantém integridade estrutural


Associamos a "invisibilidade" a algo que não se vê, mas essa mesma propriedade pode aplicar-se ao som e até à resistência, como nos mostra esta sistema de invisibilidade mecânica. Uma estrutura hexagonal tem enorme rigidez estrutural; mas se tiver um buraco essa integridade reduz-se significativamente. Investigadores criaram fórmulas que permitem fazer buracos na estrutura de modo a que esta integridade não seja afectada.

... Vamos lá ver se isto poderá ajudar a criar smartphones que não dobrem... ;)


Google Street View já anda a mapear as linhas férreas nacionais


Não estranhem se nos próximos tempos virem os comboios a circular com um estranho aparelho atrelado. Depois de ter gravado as estradas nacionais para o Street View, o Google está a fazer o mesmo para as linhas de ferro, como foi aqui apanhado.

... Faz-nos imaginar as potencialidades para os jogos de simulação de comboios, e onde potencialmente se poderia dar uso a estas imagens reais das nossas linhas. :)



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)