2015/04/13

Sharp anuncia ecrã Ultra HD 4K de 5.5" para smartphones


Se consideravam um exagero ter ecrãs de 2560x1440 em smartphones, preparem-se pois para o próximo ano poderão carregar no bolso smartphones com ecrãs Ultra HD 4K!

A Sharp é um dos maiores produtores de ecrãs LCD a nível mundial, e parece não querer ficar atrás da Samsung, que deu a entender que o seu próximo Galaxy Note 5 viria equipado com um ecrã AMOLED 4K. Assim, oficializa desde já a chegada do primeiro ecrã Ultra HD de 5.5" (3840x2160) que entrará em produção em quantidades já no próximo ano.


Se já se maravilharam com a qualidade dos ecrãs de 2560x1440, que nos deixam colar os olhos ao ecrã e mesmo assim ter dificuldade em distinguir os pixeis (num ecrã de 5.5" como o de um LG G3 isto representa cerca de 538ppi), facilmente poderão imaginar o que representará este novo salto na resolução, para uma incrível densidade de 806ppi!

Poderemos ter nos ecrãs uma qualidade de imagem que rivaliza com a das impressões de alta qualidade e, por muito exagerado que isso possa parecer, há uma área que definitivamente agradecerá a chegada destes ecrãs: a dos óculos de realidade virtual. Actualmente, mesmo com ecrãs Full HD e QHD, continuam a ser perceptíveis os pixeis quando se usam estes ecrãs literalmente à frente dos olhos com as lentes. Um salto para mais de 800ppi virá melhorar imenso esta situação, proporcionando imagens mais realistas que nunca.

Esperemos que até lá também haja avanços significativos nas baterias e GPUs para aguentarem estas resoluções... :)

3 comentários:

  1. A imagem que utilizaram no topo deste posto foi publicada pela sharp?
    É que se sim, curiosamente tem o mesmo wallpaper que os leaks do G4, o que pode querer dizer algo muito interessante pela parte da Lg :P

    ResponderEliminar
  2. Para ecrãs de sistemas de VR acho bem.
    Para smartphones é a maior estupidez que pode existir.

    ResponderEliminar
  3. Porque razão os smartphones tem estas resoluções, e os portáteis andam quase todos a volta de 1333x768? Já se vê alguns portáteis com maiores resoluções mas mesmo assim chega a ser desmotivante, eu que queria comprar um portátil.

    ResponderEliminar