2015/05/25

60 Anos de evolução dos computadores


Todos sabemos que os computadores têm tido uma evolução surpreendente, mas nem sempre é fácil ter uma perspectiva real do que isso representa. Por isso, nada como um infográfico que demonstra essa evolução de forma que não deixará margens para dúvidas, e onde vemos como os super-computadores de outrora são agora superados por coisas tão simples como consolas de jogos, smartphones, ou até smartwatches.


O site Experts-Exchange, em tempos o ponto de referência para se tirarem as dúvidas sobre todos os tipos de questões (que depois foi ultrapassado pelo Stack Overflow), compilou os dados de computadores, consolas e smartphones, criando um histórico que começa em 1956 e vem até aos nossos dias.

Em cada patamar vemos como os super-computadores de uma geração são completamente eclipsados pelos dispositivos "normais" das que se seguem, e que esta progressão não tem dado sinais de abrandar, levando-nos para níveis cada vez mais elevados em termos de poder de processamento.

... Agora é só extrapolar que tipo de coisas serão possíveis com toda a potência que se terá daqui por mais umas décadas - e esperar que lhe seja dado bom uso!


Por limitações no tamanho das imagens não é possível apresentar a imagem que se segue com toda a sua resolução, pelo que poderão espreitar a original na página do EE.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)