2015/05/24

CyPhy é um hexacopter que não se inclina para se deslocar


Os quadcopters estão a tornar-se cada vez mais comuns, mas ainda há muito espaço para que apareçam alguns que têm algumas particularidades especiais. Este CyPhy é um hexacopter que recorre a uma técnica engenhosa para se deslocar sem necessidade de se inclinar.

Tradicionalmente, tal como acontece com os helicópteros, os quadcopters têm hélices paralelas ao solo, e para se deslocarem longitudinalmente necessitam inclinar-se. Quando se quer usar uma câmara a bordo, teremos que optar por adicionar um sistema de estabilização de imagem (ou aceitar as gravações "inclinadas").

Este CyPhy dispensa os sistemas de estabilização de imagem para obter gravações sem inclinações, pois pode deslocar-se mantendo-se sempre paralelo ao solo.
O truque para que tenha esta capacidade está na orientação das suas hélices. Em vez de ficarem paralelas ao solo, as suas seis hélices estão elas próprias ligeiramente inclinadas, permitindo que com o controlo adequado (que é tratado pelo seu software) o CyPhy se possa deslocar em todos os sentidos sem se inclinar - embora seja possível fazê-lo, se se desligar a opção de voo estabilizado.

A mim parece-me que seria mais interessante combinar este sistema com o de estabilização da câmara, pois assim ficar-se-ia com o melhor dos dois mundos. Mas, se acharem que basta este sistema, os preços para o CyPhy começam nos $495 e a entrega está prometida para Fevereiro de 2016.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)