2015/06/14

Land Rover mostra sistema de detecção de buracos nas estradas


Actualmente, quem utiliza o Waze sabe que já pode reportar a localização de buracos nas estradas (infelizmente, sem parecer ter grande efeito na sua rápida reparação), mas a Land Rover estuda um sistema que poderá detectar automaticamente os buracos e alertar automaticamente outros veículos e as entidades responsáveis.

No caminho para os automóveis autónomos, teremos também que passar pela capacidade dos automóveis não só identificarem obstáculos nas estradas, como também buracos potencialmente perigosos. A Jaguar/Land Rover propõe um sistema que utiliza câmaras e sensores para ler a estrada, e que será capaz de detectar estes buracos, permitindo a pré-compensação necessária da suspensão (um sistema já utilizado pela Mercedes nos seus topo-de-gama) de forma a anular, dentro do possível, o desconforto causado pelo buraco, e também sinalizar a posição do buraco para outros veículos e para os responsáveis pela reparação das estradas.

Por agora o sistema de detecção é bem mais simples... e consiste em monitorizar a movimentação da suspensão, que assim garante que nenhum buraco passa despercebido... se passarmos por cima dele. :)

2 comentários:

  1. Se a Land Rover precisar de testar isso em condições é só vir à minha zona.
    Sabem como é que distinguimos um concelho do outro? Pela trepidação do carro :D :D :D
    É tipo isto: http://c10.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/N3d0202f5/17171313_j4h4E.jpeg

    ResponderEliminar
  2. Um sistema que levante automaticamente a roda que vai pisar o buraco tinha sucesso garantido em Lisboa... (provavelmente também tinha que levantar a roda oposta para o carro não se inclinar).

    ResponderEliminar