2015/06/29

Notícias do Dia

Vodafone actualiza plano de internet sem TV; um curioso travão a vácuo cujo problema é parar os carros bem demais; o Google criou um chatbot que aprendeu por si e pode discutir o sentido da vida; a Apple prepara-se para começar a fabricar os próximos iPhones 6S com Force Touch; os complicados URLs privados/públicos das fotos no Google Photos; e ainda um revisitar do MP3, o formato que mudou o mundo.

E depois de um fim-de-semana onde demos todas as prendas que tínhamos para dar, estamos já a prepara novos passatempos para os próximos dias. Mas até lá, fiquem com as notícias do dia e não deixem de rever o apanhado das notícias do fim-de-semana no final.


Google está a dar prioridade aos resultados que o beneficiam - diz estudo do Yelp



Numa altura em que o Google enfrenta processos na Europa por alegadas práticas abusivas na apresentação dos resultados das pesquisas, eis que chega um estudo que virá atirar ainda mais lenha para a fogueira. O estudo diz que o Google está a alterar deliberadamente os resultados das pesquisas, dando prioridade aos sites que usam os seus serviços em detrimento dos que não os usam, mesmo que isso prejudique os utilizadores.



Investigadores superam "barreira" na fibra óptica



Sempre que se pensa estar a chega a um limite intransponível, eis que se encontra forma de o ultrapassar. Nas velozes comunicações por fibra, investigadores encontraram forma de superar os limites que se pensavam ser "absolutos". Até ao momento, aumentar a potência dos feixes luminosos começava a causar cada vez mais distorções, mas os cientistas criaram uma forma de modular o sinal, fazendo com que as suas interferências pudessem ser previstas e compensadas.

O resultado efectivo será um aumento da quantidade de dados que se poderá transmitir via fibra óptica, sem que seja necessário recorrer a dispendiosos repetidores de sinal. (Venham de lá as ligações a gigabit à internet, que nós agradecemos! :)


BBC cria índice com as notícias que o Google foi forçado a "esquecer"



As leis europeias ditaram que os motores de busca têm que remover as notícias que algum dos seus intervenientes solicite serem "esquecidas", mas essa remoção afecta apenas os motores de pesquisa. Como tal, a BBC está a criar um índice das suas notícias que têm sido removidas do Google, tendo precisamente o efeito oposto ao pretendido: dando ainda mais visibilidade às notícias que alguns querem ver esquecidas da memória colectiva da internet.

Vamos lá ver se o próximo, depois da censura nos motores de busca, não começa a recair sobre os sites noticiosos directamente.


Google Maps vai cobrir todas as passagens de nível nos EUA




As passagens de nível ainda são, infelizmente, locais privilegiados para a ocorrência de acidentes, e para os tentar prevenir, o Google vai garantir uma cobertura a 100% de todas elas no seu Google Maps, e adicionar também alertas sempre que um condutor se aproximar delas.

Por cá, continuo a aguardar que a CP/Refer lance uma app que nos permita ver quanto tempo é que falta para que uma passagem de nível fechada volte a abrir... Não me parece que fosse assim de implementação tão difícil (até podia ser uma simples página web que acedesse à nossa localização e mostrasse o tempo em falta.)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)