2015/07/17

5 truques que podes fazer via email


Goste-se ou odeie-se, o email continua a ser uma das mais eficientes formas de comunicação no mundo actual; mas as suas potencialidades estendem-se muito para além do simples envio de mensagens. Hoje trazemos-vos algumas dicas de coisas que podem fazer via email que poderiam não saber.


1. Actualizar o estado do Facebook


Se são utilizadores frequentes do Facebook, o mais provável é passarem mais tempo com uma página do Facebook aberta no browser do que o email. Mas se preferirem actualizar o vosso estado no Facebook usando email, é algo que poderão fazer dando um salto aos settings->mobile para descobrirem o vosso email "secreto" do Facebook para o qual poderão enviar mensagens que serão publicadas no vosso FB (incluindo fotos e vídeos que forem como anexo). Se não vos surgir o endereço de email nos settings, será necessário activarem o serviço de envio por SMS (também nos settings->mobile).

Este tipo de funcionalidade está disponível para muitos outros serviços, usando um email "secreto" que vos é atribuído (ou à vossa escolha) para enviar informação que é automaticamente publicada ou guardada nos respectivos serviços: para o Tumblr, Wordpress, Blogger, Evernote, etc.


2. Enviar fotos para o Flickr


Com o seu limite de 1TB para fotos, o Flickr é uma das plataformas ideais para quem quer guardar as suas fotos. Tal como no ponto anterior, só terão que descobrir o vosso endereço secreto de email, que poderão verificar no endereço: https://www.flickr.com/account/uploadbyemail/

Depois é só mandarem um email para lá com uma ou mais fotos anexadas. O tema do email será usado como título da foto, com a mensagem a ser usada como descrição - e havendo também a possibilidade de definirem tags e até mudarem as opções de privacidade.


3. Enviar ficheiros para o Box


Embora possa não ter o reconhecimento do Dropbox, o Box tem a particularidade de também permitir o envio de ficheiros por email. Para isso só têm que se dirigir à pasta para onde querem fazer os envios, clicar "More->Properties->Email Options", e activar o envio de ficheiros via email.

Claro que continuarão a estar sujeitos aos limites de capacidade da vossa conta (e também do serviço de email que utilizarem), mas é uma opção simpática para quem prefere usar o email como ponto central da gestão da sua vida online.


4. Enviar SMS


Longe vão os tempos em que os operadores nos deixavam enviar SMS enviando email para endereços com os números de telefone. Agora, a melhor solução passa por usar o nosso próprio smartphone para isso, e graças às quase infinitas possibilidades do IFTTT isso é fácil de fazer... se tiverem um Android.

Se necessitarem de enviar um SMS e se tiverem esquecido do vosso Android em casa, bastará criarem uma receita no IFTTT que use o email como "trigger" e Android SMS como acção. Depois é só enviarem um email com o número de destino no assunto do email, e a mensagem no corpo do email. (Quem tiver um iPhone não o poderá fazer, porque a app não tem permissão para envio de SMS no iOS.)


5. Acender ou apagar as luzes de casa


Bem... este será mais para "show-off" do que propriamente algo útil (há muitas outras formas mais simples e práticas de o fazer), mas poderá servir de inspiração para outras coisas. Novamente recorrendo ao IFTTT, será possível definirem como acção de resposta a um email coisas como acenderem lâmpadas Philips Hue (ou outras que possam ser controladas via IFTTT), mudarem a sua cor, fazê-las piscar, ou apagá-las.

Melhor o fariam usando a app Philips Hue... mas se por acaso estivessem numa situação onde não tivessem acesso ao vosso smartphone mas pudessem enviar um email a partir de um qualquer computador ou smartphone emprestado... dava para desenrascar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)