2015/08/10

Columbia Pictures manda remover vídeos com Pixels no nome


O filme Pixels já chegou às salas nacionais, mas enquanto isso, na Internet, chega também uma nova ronda de remoções abusivas devido aos direitos de autor, desta vez tendo por alvo todo e qualquer vídeo com "pixels" no nome!

O combate pelos direitos de autor é algo perfeitamente legítimo... excepto quando passa a ser uma arma de destruição em massa como actualmente tem sido utilizada. São cada vez mais frequentes os casos de exigências de remoção de conteúdos - que muitas vezes são feitos de forma automática, sem que os legítimos donos tenham sequer direito de contestar a remoção errada e descabida (sendo prejudicados por isso) - como aqui aconteceu.

A Columbia Pictures parece achar que a palavra Pixels lhe pertence, e como tal pediu a remoção de dezenas de vídeos com pixels no nome, como: “Pixels”, “Pantone Pixels”, “Pixels”, “Pixels - HD Trailer”, “Detuned Pixels - Choco”, “Pixels - Life Buoy”, “Pixels: Redeye”, “Pixels Festival 2015”, entre outros. Um pedido que o Vimeo acatou de forma imediata, para supresa dos criadores destes vídeos, que nada têm a ver com o filme recém-estreado; ainda mais quando nesta lista se encontram filmes de 2010 e 2006!

Mas pronto, parece que a protecção dos direitos de autor apenas é para levar a sério quando está ao serviço de grandes estúdios ou associações; e que não se preocupam com os danos que causam a autores que tiveram a "ousadia" de usar no título dos seus vídeos uma palavra que, anos mais tarde, viria a ser apoderada por um qualquer filme de Hollywood.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)