2015/08/21

Como desactivar os Updates no Windows 10


Com a chegada do Windows 10 desaparece a possibilidade de podermos recusar as actualizações. Isto é algo com que alguns utilizadores não concordarão... e felizmente, é relativamente fácil voltar a ter algum controlo sobre o que o nosso computador faz, desactivando as actualizações automáticas e obrigatórias do Windows 10.

Existem várias formas de desactivar as actualizações no Windows 10, mas a mais simples será simplesmente desactivar o serviço de actualização.


Para isso, vamos até ao gestor de serviços (start->pesquisar por "services"), e procuramos pelo serviços Windows Update. De seguida seleccionamos o tipo de arranque para "disabled", e paramos o serviço caso esteja a ser executado.


Outra das formas é recorrer ao Group Policy Editor e ir até Computer Configuration -> Administrative Templates -> Windows Components -> Windows Update.


Aqui poderemos desactivar as actualizações automáticas. E, para utilizadores mais avançados, podemos também recorrer à edição do Registry manualmente, ou utilizar alguns scripts PowerShell para simplificar o processo de selecção da opção desejada.


Na esmagadora maioria dos casos, será recomendável que se deixem as actualizações automáticas no Windows 10 - mas para aqueles casos em que se justifica a excepção, nada como deixarem as actualizações por vossa conta e risco. (Mesmo compreendendo-se o desejo da MS em garantir que os Windows 10 estejam actualizados, bem que poderiam ter deixado esta opção a cargo do utilizador - e concentrando-se em coisas como evitar os reboots derivados das actualizações; que é uma das coisas mais irritantes de sempre - especialmente quando nem nos deixa adiar o reboot e nos obriga a fazê-lo no pior momento possível!)

4 comentários:

  1. Eu não quero desactivar as actualizações, apenas quero que elas sejam transferidas e instaladas quando eu quiser e sobretudo que me seja dada a possibilidade de não instalar uma actualização especifica.
    O Windows 10 instalou-me uma versão dos drivers Synaptics que faz com o que o scroll do touchpad não funcione. Eu substituí essa versão por uma anterior que funcionava mas o Windows update voltou a instalar a versão mais recente que não funciona.
    A Microsoft mais tarde lanço uma feraamenta para solucionar estes casos: wushowhide.diagcab ou kb3073930. Mas não devia ser necessário uma ferramenta externa para isto quando as versões anteriores do windows permitiam isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio podes-me dizer que versão do synaptics funciona bem contigo ?? No meu também tenho tido problemas, a versão que tenho esta constantemente a "apagar" as minhas configurações.

      Eliminar
  2. Um post bastante útil. Irei tratar disto o mais rapidamente possível nas minhas máquinas.

    ResponderEliminar
  3. Confirma-se! É sempre no pior momento possível!

    ResponderEliminar