2015/08/24

Trackers de torrents começam a banir o Windows 10 por não confiarem nele


Os relatos de que o Windows 10 poderá espiar continuamente tudo o que se faz e o que se tem no computador, particularmente a nível de conteúdos pirateados, podem ser exagerados, mas há sites de partilha quem não estão dispostos a dar-lhe o benefício da dúvida e optaram por banir os utilizadores com Windows 10 dos seus trackers de torrents.


A inspecção que a Microsoft refere no Windows 10 é algo que se deverá aplicar apenas aos jogos da MS e universo Xbox, mas a verdade é que os termos são suficientemente abrangentes para que possam aplicar-se ao que a MS bem entender. Isso, a par do envio das pesquisas que se fazem localmente para a Microsoft (e que podem ser partilhadas com entidades anti-pirataria), fazem com que alguns destes sites estejam a proibir a utilização do Windows 10.

É uma opção que não deixa de ser um pouco caricata pois, se de um lado as suas preocupações podem ter fundamentos com alguma lógica (ainda que levados ao extremo), por outro lado parecem esquecer-se que os torrents e os trackers são, por si só, inerentemente inseguros - no sentido em que bastará que as ditas entidades anti-pirataria descarreguem um desses torrents para automaticamente terem acesso aos IPs dos milhares de utilizadores que também o estão a descarregar. Algo que afecta todos os torrents, e que só pode ser remediado por quem usa uma VPN para esconder o seu IP real, ou opta por se manter em trackers privados, onde supostamente todos os utilizadores serão pessoas "de confiança".

De qualquer forma, não deixaria de ser interessante ver que tipo de impacto haveria na adopção do Windows 10, se este sistema passasse a ser banido de todos os sites de pirataria. Quem é ganharia? Continuaria o mundo a usar o Windows 10, passando toda a gente a usar apenas conteúdos legais e acabando-se a pirataria; ou será que os utilizadores optariam por se manterem um sistema operativo mais antigo?

7 comentários:

  1. É por estas e por outras que ainda não migrei para o Win 10...
    Detesto estas intromissões, até tudo estar esclarecido fico pelo 8.1.

    ResponderEliminar
  2. "(...) trackers são, por si só, inerentemente inseguros - no sentido em que bastará que as ditas entidades anti-pirataria descarreguem um desses torrents para automaticamente terem acesso aos IPs dos milhares de utilizadores que também o estão a descarregar"

    Estamos a falar de trackers privados que também são bastante difíceis de entrar. Dificilmente alguém de uma organização antipirataria estaria num desses trackers com o propósito de acabar com ele.

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que isto pode ser pedir demais mas não seria possível fazer um write-up sobre todos os supostos problemas de privacidade do Windows 10 e o que as diferentes opções fazem?

    É que assim ando é cheio de medo de fazer o update para o 10 e provavelmente injustificadamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas medo faz o upgrade na boa, o windows 10 e bastante melhor que qualquer outro sistema da windows e ate está mais rapido e não estou a dizer isto por dizer que o meu pc já e velhinho :p

      Eliminar
  4. Ninguém pode afirmar com toda a certeza que o Windows 10 é um sistema operativo espião. Na verdade, o que se pode afirmar com toda a certeza é que há indícios disso.
    O que me preocupa mais é que aos poucos, com a desculpa da pirataria, os nossos direitos online vão encurtando cada vez mais.
    Quem esteve atento a este tipo de novidades, facilmente chegou à conclusão que nos últimos anos a liberdade/privacidade online regrediu imenso.
    Eu não espero nada de bom no futuro. Creio que dentro em breve, somente o TOR e sistemas descentralizados serão verdadeiramente livres (ou não).

    ResponderEliminar
  5. Nunca vi tanto sensacionalismo lol

    Tenho o windows 10 e estou bastante satisfeito!! ja estava bastante satisfeito com o windows 8 mas o windows 10 é simplesmente maravilhoso!! Muito mais rapido e fuido e o meu pc ja e velhinho ;) deixem-se mas e de paranoias e ganhem juizo lol mas já que querem ser paranoicos não usem os vossos telemóveis android não usem os serviços google no browser nao usem os iphones e afins opah ganhem mas é juizo e ja agora isto nao e jornalismo é sencionalismo este site (blog) cada vez está pior e se asim continua nunca mais o uso!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que "sensacionalismo" há em noticiar que há trackers que estão a banir utilizadores com Windows 10? É que nem sequer é artigo do opinião ou temos voto na matéria...

      Eliminar