2015/08/11

Windows 10 acusado de espiar crianças e mandar relatórios aos pais


Não param de surgir algumas "novidades inesperadas" do Windows 10, e uma delas está a deixar surpreendidos alguns pais que começaram a receber relatórios daquilo que os seus filhos andam a fazer com os seus computadores.

A funcionalidade de monitorizar o que uma criança está a fazer com o computador é algo que já está disponível desde o Windows 8, mas novamente, o que parece estar em causa é que na actualização para o Windows 10 todas estas opções estejam a ficar activadas sem que os utilizadores tenham consciência disso - resultando em surpresas que se podem considerar desagradáveis, especialmente para todos aqueles que nem tinham consciência de que as capacidades de espionagem do Windows poderiam chegar a este nível.

Como reagiriam se, sem que tivessem pedido nada, começassem a receber um email com o relatório de actividade dos vossos filhos, contendo coisas como: os sites que visitou, a que horas usou o computador, quanto tempo passou em cada app, etc.?

Haverá certamente quem até agradeça esta funcionalidade (embora seja também mais que certo que um filho que se sinta "vigiado" rapidamente encontre formas alternativas de escapar ao controlo dos pais); mas para quem achar que este tipo de monitorização é excessiva, poderá simplesmente desactivá-la na secção da gestão familiar. Dito isto, há efectivamente algumas opções interessantes que se podem encontrar por lá, como a possibilidade de se definir uma hora "de ir dormir" a partir do qual não poderão utilizar o computador; ou quantas horas por dia da semana/fim-de-semana o poderão utilizar.

1 comentário:

  1. Esta queixa parece a oposição á dois dias atrás a queixar-se que o numero de importações estava a descer e as exportação a subir.

    ResponderEliminar