2015/08/04

Windows 10 quer saber tudo sobre os utilizadores... ao ponto de os enganar


O Windows 10 poderá ter inúmeras vantagens, mas parece que terá também um longo caminho pela frente para conquistar a confiança dos seus utilizadores - e não ajudará que nalgumas opções pareça estar a enganá-los deliberadamente.


O Windows 10 é o primeiro sistema operativo que terá sido concebido já dentro da era "mobile" que nos transportou de um tempo em que se assumia que qualquer programa executado teria acesso a tudo de forma indescriminada, para outro em que somos confrontados com perguntas e listas de permissões sobre se pretendemos deixar que uma app possa aceder à câmara, GPS, microfone, etc. etc.

Entende-se que isto aconteça, pois os nossos smartphones contêm grande parte da nossa vida digital privada, e que desejamos manter (o mais possível) em segurança; e com o Windows 10, isso acaba por transitar também para o ambiente desktop... mas não da melhor forma.

Durante o processo de instalação, o Windows 10 tenta incentivar que os utilizadores optem pela configurações "expresso" para pouparem tempo; mas essa opção activa automaticamente muitas opções que poderão ser consideradas abusivas - e que vão ao ponto de poderem enviar aquilo que escrevemos no teclado para a Microsoft. Também não ajudará que, para quem optar pelas configurações manuais, ao desactivar a opção de enviar relatórios de erros para a MS, descubra que afinal os mesmos continuarão a ser enviados(!), a não ser que dê um salto à complexa página de gestão de privacidade, com mais de uma dezena de secções, e desactive por completo essa opção.

As explicações da MS para a necessidade tal acesso aos dados também é feita de forma demasiado vaga, que basicamente lhes permite que usem os dados recolhidos dos utilizadores para tudo o que lhes apeteça, o que não ajuda ao caso.

É certo que muitas destas funcionalidades estão ligadas aos aspectos do "cloud computing" e do tipo de funcionalidades que se esperam de um sistema moderno (quem não gostará de, ao chegar a casa de um amigo, poder aceder automaticamente à sua rede, sem ter que lhe pedir a password). Mas... para quem for apologista de ter total controlo sobre a sua máquina e aquilo que nela faz, parece que terá muitas opções a desactivar nesta secção da privacidade do Windows 10.

11 comentários:

  1. Existe tanto fanboy da Microsoft que se atira há Google por falta de privacidade e depois a Microsoft faz isto no Windows 10.
    Rídiculo.

    ResponderEliminar
  2. Quando instalei a insider preview 10240 estranhei essa opção expresso, que escondia dezenas de opções de invasão de privacidade inaceitável. Peguei no telefone e fui ver se havia algum artigo sobre isso. Não encontrei, só artigos a glorificar o windows 10. Como se o facto de ser um passo na direcção certa nalgumas coisas pusesse uma pala nos olhos de toda a gente.
    Fiquei contente de ver este post e o texto a que faz referência.
    Lado positivo: saquei o Xubuntu e vai ficar em dualboot com o W8.1. Se estou contra a invasão de privacidade tenho de priveligiar quem faz as coisas de forma transparente. Perco algumas opções que tornam a vida mais cómoda e fácil, mas esse preço é bem mais barato.

    ResponderEliminar
  3. Isto de partilhar as chaves da rede e poder chegar a casa de um amigo e ligar-se automaticamente é um pau de 2 bicos... Imaginemos que o nosso amigo é um desleixado que até tem o dispositivo infectado com algum tipo de virus/worm ou algo do género, ao ligar-se automaticamente à nossa rede pode estar a infectar-nos a rede...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o problema não está na funcionalidade. Se lhe pedires a chave e a introduzires manualmente, vai dar ao mesmo... digo eu...

      Eliminar
    2. E o mais chato dessa partilha de chaves é que é com TODOS os amigos ou nenhum. Não podes escolher uma pessoa em particular com quem partilhar.

      Eliminar
  4. Uma perguntinha, os sistema Windows sempre foram criticados por apenas existir uma versão decente a cada duas, pois bem então em que ficamos? Eu tenho o 7 e estou bem servido e o anterior o Vista diz-se muito mau já o sucessor 8 ouço de tudo, bom mau etc etc, o 10... tantas notícias mas para quando um 7 vs 10 ou 8 vs 10 ? :)

    ResponderEliminar
  5. Agora imaginem que alguém consegue fazer hack aos servidores da MS.
    Ficam a saber tudo o que é passwords para contas que se usem nos seus computadores (de serviços cloud, do Steam, etc, etc).

    Vou esperar um bom bocado para instalar o Windows 10. Estas falhas de segurança são indesculpáveis.

    ResponderEliminar
  6. Desculpem mas tenho de me manifestar contra falsos moralismos e caças às bruxas feitas à custa de todo e qualquer software novo que surge no mercado. Todos dizem que se preocupam muito com as opções de privacidade do W10 mas quantos têm um smartphone com apps instaladas com acesso a listas telefónicas, listas de contactos, informações pessoais, contas de facebook, etc e nem sequer falam disso? Serão essas mesmas pessoas que agora criticam a MS por ter opções de privacidade activas por defeito no seu sistema operativo? E quem tem as mesmas apps em iPhones, Macs e nem sonham no que é transmitido à Apple? E já agora, quantos têm as definições de localização a serem transmitidas para a Google a todo o momento ao ponto da Google saber exactamente onde cada um de nós estamos?

    A serio que, na era da informação, vocês estão a atacar a MS antes de atacarem todos os outros que já fazem isso à anos? Por favor, tenham coerência primeiro e só depois mandem estas postas para a rua.

    Mudem então para Linux, e já agora, deixem de usar telemóvel, de usar qualquer serviço de streaming, deixem de ter conta de email porque os servidores podem ser hackados e podem roubar dados. Carissimos, compreendam uma coisa, privacidade só existe na nossa cabeça por enquanto. Se existe electronicamente, pode ser acedido, roubado, etc. de uma forma ou de outra...

    Se estão assim tão preocupados, desliguem as opções de privacidade, metam uma firewall a bloquear o serviço que essas opções utilizam de comunicar com o exterior e desactivem o Wifi Sense ou se não dá para desactivar, limitem ao máximo a partilha.

    Além disso, as chaves de Wifi são partilhadas pelos computadores e não por servidores da MS.

    Deixo aqui os meu 500 sobre este assunto, visto ser um blog que gosto de acompanhar e que acho que a notícia tem um título completamente sensacionalista tal como todos os outros que já li.

    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já instalaste o Windows 10? Partindo do princípio que não vou contar o que acontece. A certa altura da instalação tens um quadro - bit.ly/1eSwozQ - que te incita a despachar o processo para que não personalizes a configuração e desligues essas opções de recolha de dados. É feito com carácter enganador e abusivo. Se um sistema operativo que eu comprei vai enviar o que eu escrevo, digo, desenho, imprimo, os meus contactos e horários para a empresa que o criou, eu quero que seja obrigatório que o faça de forma explícita. E é indiferente que seja a Microsoft ou outra empresa qualquer, Google, Apple, ou um programador independente que faz um programa mal-intencionado para qualquer sistema.

      Enquanto cidadãos temos o direito a estar informados sobre aquilo que adquirimos e usamos para podermos fazer as nossas escolhas informadamente. E temos o dever de o exigir. E de ficar indignados quando essa liberdade de escolha é posta em causa.

      Acho que este movimento em direcção a menos privacidade e mais conforto não pode ser aceite de grosso modo. Não aceito da mesma forma que uma empresa aceda a um pedaço de informação que eu escolho partilhar ou que aceda a toda a minha informação incluindo a que eu quero manter privada.
      Calculo que seja o preço a pagar por tudo se estar a tornar gratuito. Mas eu prefiro pagar para não ser vigiado constantemente. Disse Dostoyevsky que o "dinheiro é a liberdade cunhada" e, neste caso, estamos a trocar ter mais dinheiro por ter menos liberdade. Ainda que dê a sensação de que temos mais. Mas isso levaria a uma conversa (ainda) maior. (E um bom ponto de partida para essa conversa bem poderia ser o video sobre o paradoxo da escolha, do psicólogo Barry Schwartz, no ted.com)

      Eliminar
    2. Pedro, mau estaríamos se a MS chegasse a um ponto de justificar as suas opções com "os outros também fazem".

      Colocar tal quantidade de opções activadas por default atrás de um simples "express setup" é enganador, e mais lógica teria deixar as mais "polémicas" desactivadas até ser dado consentimento expresso.

      Refira-se que nada tenho contra essas opções, e que até podem ser benéficas para muitos utilizadores - mas convém que cada um decida por si, e não seja a MS a fazê-lo em nome dos utilizadores.

      O que não me parece que se possa desculpar é ter opções que, pensando estar a desactivar-se continuem a estar activas até ir espreitar opções mais escondidas (como o envio dos relatórios de erro); ou o facto de serem usado termos tão vagos e genéricos na utilização que poderá ser dada aos nossos dados. São coisas que convém estar bem explícitas e sem margem para dúvidas.

      Por fim, há também a questão de que, ao contrário do que acontece com serviços na web, onde as questões de privacidade automaticamente são assumidas como sendo mais "promíscuas", o Windows ainda é encarado (penso eu) como um sistema operativo "offline", e onde se assume que o que é feito ali fica ali e não anda a passear sabe-se lá por onde.
      (Mas isso será uma questão de mentalização, de que as coisas vão convergindo cada vez mais no sentido da internet como plataforma para tudo...)

      Eliminar
    3. "Desculpem mas tenho de me manifestar contra falsos moralismos e caças às bruxas feitas à custa de todo e qualquer software novo que surge no mercado. Todos dizem que se preocupam muito com as opções de privacidade do W10 mas quantos têm um smartphone com apps instaladas com acesso a listas telefónicas, listas de contactos, informações pessoais, contas de facebook, etc e nem sequer falam disso? Serão essas mesmas pessoas que agora criticam a MS por ter opções de privacidade activas por defeito no seu sistema operativo? E quem tem as mesmas apps em iPhones, Macs e nem sonham no que é transmitido à Apple? E já agora, quantos têm as definições de localização a serem transmitidas para a Google a todo o momento ao ponto da Google saber exactamente onde cada um de nós estamos?"

      A questão é que para instalar essas apps nos smartphones, pelo menos na Play Store aparece um ecrã a informar que tipo de permissões são dadas a essa app. Não só isso como podes decidir não instalar a app (e supostamente no Android 6.0 vais poder decidir que permissões dás a que apps).

      Quanto a fornecer localização há Google aposto que muitos a fornecem. Eu forneço e não tenho problemas nenhuns com isso porque a Google é clara quanto ao que está a procurar.

      "A serio que, na era da informação, vocês estão a atacar a MS antes de atacarem todos os outros que já fazem isso à anos? Por favor, tenham coerência primeiro e só depois mandem estas postas para a rua."

      Os outros fazem isso há anos mas admitem-no. A Google sempre admitiu que o fazia, nunca o fez de forma encapotada.
      A Microsoft com este Windows 10 esconde essas opções e mete um keylogger para saber tudo o que escreves e nem podes desativar certas opções. Fantástico hem?
      Isto depois de andarem anos a fazer campanhas publicitárias mediáticas a atacar a Google.

      Afinal não são diferentes do que atacavam. Logo são hipócritas.

      "Mudem então para Linux, e já agora, deixem de usar telemóvel, de usar qualquer serviço de streaming, deixem de ter conta de email porque os servidores podem ser hackados e podem roubar dados. Carissimos, compreendam uma coisa, privacidade só existe na nossa cabeça por enquanto. Se existe electronicamente, pode ser acedido, roubado, etc. de uma forma ou de outra..."

      Mudar para Linux não garante privacidade. Ajuda mas não garante. E o problema não é a falta de privacidade mas sim o ESCONDER da falta de privacidade. Nos smartphones está bem claro aquilo que as apps podem aceder. É transparente. Aqui não. Percebes as críticas agora?

      "Se estão assim tão preocupados, desliguem as opções de privacidade, metam uma firewall a bloquear o serviço que essas opções utilizam de comunicar com o exterior e desactivem o Wifi Sense ou se não dá para desactivar, limitem ao máximo a partilha.

      Além disso, as chaves de Wifi são partilhadas pelos computadores e não por servidores da MS.

      Deixo aqui os meu 500 sobre este assunto, visto ser um blog que gosto de acompanhar e que acho que a notícia tem um título completamente sensacionalista tal como todos os outros que já li.

      Cumprimentos a todos."

      Não achei o título sensacionalista e acho censurável a atitude da Microsoft que se fez de virgem ofendida e passou os últimos anos a atacar os seus competidores para agora fazer pior que eles.

      E acredita que quando tiver o Windows 10 vou desativar tudo o que for partilha de dados com eles porque não confio na Microsoft. Infelizmente tenho que usar Windows porque sou gamer e porque no meu emprego preciso de usar Windows.

      Eliminar