2015/09/06

Comissão Europeia quer saber a tua opinião sobre o geo-blocking de conteúdos


A Europa quer criar um mercado digital único, e isso não será compatível com a actual legislação que permite o bloqueio de conteúdos em diferentes países. É o momento de todos poderem contribuir para isso, respondendo a um inquérito da Comissão Europeia e dizendo o que pensam sobre esta situação.

A internet veio ligar o mundo, mas tornou evidentes alguns efeitos secundários indesejados; nomeadamente, quem é que nunca se deparou com as agonizantes mensagens de que determinado vídeo não pode ser visto no nosso país?

Este problema deriva do facto de haver tratamento diferenciado para a gestão dos direitos de autor e de transmissão em meios como a difusão por satélite (onde isso só tem que ser tratado no país de origem), e as emissões por cabo ou internet, onde se é obrigado a negociar os direitos individualmente em todos os países onde o serviço chegar, com as respectivas entidades de gestão dos direitos de transmissão. Uma situação que complica o acesso a todo o tipo de serviços de streaming... mesmo que tecnicamente fosse possível acedermos a um Netflix dos EUA, ou Hulu, ou outro (e há quem o faça, recorrendo a VPNs para contornar o geo-blocking, por exemplo).

Mas Bruxelas quer saber a opinião dos Europeus quanto a estas restrições geográficas, e é o momento para todos se fazerem ouvir, dizendo aquilo que acham mais correcto neste inquérito.


Vamos lá ajudar a que a suposta Europa "unida" não se fique apenas pela teoria, e que mesmo havendo ainda um mundo de diferenças entre os vários países, está na hora de se derrubarem as fronteiras digitais que nos separam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)