2015/09/27

Como funciona uma esferográfica?


O uso das esferográficas pode estar em desuso entre quem passa o dia à frente de um computador, mas... já alguma vez repararam como é que um esferográfica funciona? O seu próprio nome dá uma pista.

Como facilmente se perceberá, para que uma esferográfica escreva é necessário que tenha tinta no seu reservatório (tal como qualquer outra caneta), no entanto é modo como a esferográfica entrega a tinta que a torna única. Se olharem com atenção para a extremidade de uma esferográfica, irão reparar que na sua ponta temos uma... esfera.

É essa esfera que, ao rodar em contacto com a superfície do papel, vai permitindo trazer tinta do seu interior. Pessoalmente, acho incrível que algo com tal nível de precisão (diâmetro da esfera, e a ponta da esferográfica onde se insere) seja possível num produto tão banal e descartável, a que ninguém dá valor - e não esquecer que as esferográficas foram inventadas há mais de 75 anos - sendo que certamente as primeiras não seriam tão económicas como as actuais.

... Assim já sabem porque motivo as esferográficas têm dificuldade em escrever em superfícies com pouco atrito, onde a sua esfera não tem tracção suficiente para rodar e "patina"; e que se exagerarem na pressão com que escrevem, poderão facilmente danificar este simples, mas eficaz, mecanismo que está em frente aos nossos olhos mas que passa quase sempre despercebido.

3 comentários:

  1. é um funcionamento igual aos desodorizantes roll-on mas em ponto pequeno ;)
    mas nos sovacos temso a agravante de normalmente ter que "pintar" com a esfera virada para cima ou para o lado que faz com que o liquido não tome contacto com a esfera e possa girar em seco :)

    ResponderEliminar
  2. Bom exemplo. Nada mais facil para entender. Lol

    ResponderEliminar