2015/09/19

FC Porto vs Benfica com transmissão em Realidade Virtual


A ida ao estádio para ver um jogo de futebol é uma experiência única, mas as novas tecnologias já começam a permitir que isso chegue a todo o lado. É o que irá ser testado já amanhã no jogo do FC Porto vs Benfica no Estádio do Dragão, com transmissão em VR.

A iniciativa conta com o apoio da Liga Portugal, Samsung, NOS e SPORT TV, e será a primeira partida de futebol no mundo transmitida ao vivo, com multicâmaras, através dos óculos de realidade virtual Gear VR da Samsung. Graças à tecnologia imersiva, com rotação de 360º graus e alta qualidade de imagem, será possível assistir ao desenrolar do jogo em campo como se se estivesse lá.

Os que não podem estar no Estádio do Dragão terão, na loja da marca Samsung no Fórum Almada e nos cinemas NOS do Colombo, a possibilidade de assistir à transmissão normal do jogo, podendo também ter acesso à transmissão exclusiva através dos "óculos" Gear VR que recorrem aos smartphones da Samsung como ecrã virtual.


A nível técnico, esta transmissão em realidade virtual é feita directamente do estádio para os equipamentos Samsung Gear VR através de uma rede de fibra óptica de 1 Gbps e de uma rede 4G com 300 Mbps, que foram implementadas exclusivamente para este efeito.

... A este ritmo, é de imaginar que a realidade virtual (embora aqui se trate apenas de uma transmissão de vídeo panorâmico a 360º) se venha a tornar no novo "3D" para os próximos anos. A grande questão será saber se, depois de não se ter aderido aos óculos 3D, o mercado estará pronto para enfiar uns óculos VR para entrar no mundo da realidade virtual e dos conteúdos a 360º.

1 comentário:

  1. penso que a realidade virtual será o futuro do entretenimento digital, mas a primeira transmissão já foi...
    http://vrfocus.com/archives/19223/nextvr-and-icc-partner-to-deliver-first-vr-football-broadcast/

    ResponderEliminar