2015/09/27

Windows 10 vai finalmente modernizar caixa de diálogo que se mantinha dos tempos do Windows 3.1

O Windows 10 pode ser o mais moderno e avançado Windows, mas há locais onde se torna evidente que as suas origens remontam ao século passado, e que parecem ter ficado esquecidos no tempo. Finalmente um desses locais prepara-se para ser modernizado.

A caixa de diálogo de adicionar tipos de letra ao Windows era um dos exemplos mais flagrantes, que mesmo no Windows Vista apresentava uma anacrónica caixa de diálogo dos tempos do Windows 3.1. Era algo que surpreendia todos os que se aventurassem nesta secção do Windows, e que a Microsoft optou por "resolver" de forma radical: removendo-a no Windows 7 para não passar mais vergonhas.

No entanto outros locais permaneciam, e quem mergulhasse no sistema para alterar as definições de variáveis do sistema, deparava-se igualmente com uma caixa de diálogo que, embora não fosse tão anacrónica como a dos tipos de letra, tornava-se bastante frustrante de utilizar. É que esta caixa de diálogo não era (e ainda não é) redimensionável, impedindo que os utilizadores possam ver o conteúdo das ditas variáveis mesmo que estejam a usar um monitor de alta-resolução (na imagem no topo, à esquerda).



Felizmente, é algo que a Microsoft vai alterar, passando a permitir que esta janela seja redimensionável, de modo a permitir uma fácil visualização do conteúdo das variáveis, e aproveitando para dar um miminho extra aos utilizadores. Em vez de terem que andar a editar uma longa linha com diversas entradas para uma variável do ambiente (como o PATH), esta nova caixa de diálogo apresenta os diferentes elementos da mesma variável de forma individualizada e em linhas distintas, facilitando a sua edição e reordenação.

Esta alteração foi estreada na versão de testes "Insider" do Windows 10, sendo provável que não demore muito para que chegue aos Windows 10 do público em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)