2015/10/02

4 coisas que podes fazer com o Chromecast (e que provavelmente não sabias)


O Google já revelou a nova geração de Chromecasts, e por isso torna-se interessante revisitar algumas das capacidades destes pequenos aparelhos, que por vezes poderão passar despercebidos aos utilizadores.

De forma ultra-resumida, o Chromecast permite transformar um televisor (ou monitor) num receptor de conteúdos que lhe são enviados de um smartphone, computador, ou da própria internet. Mas as suas capacidades não se ficam por aqui, como poderão ver já de seguida. Por exemplo, com um Chromecast poderão:

Usar o Chromecast como tele-comando



A maioria das pessoas ainda terá o hábito de começar todo e qualquer processo de ver TV com o acto de a ligar. No entanto, é um passo que poderão (e deverão) esquecer. Se tiverem o vosso Chromecast sempre ligado (usando uma porta USB com alimentação mesmo em standby, como a maioria das TVs faz), só precisarão dar um salto aos menus de configuração do televisor para garantir que está activado o modo HDMI-CEC (que tem diferentes nomes dependendo dos modelos: Anynet+, Bravia Link, Simplink, etc.)

A partir daí, poderão usar o vosso smartphone ou tablet, como telecomando do televisor e deixarem de se preocuparem com pilhas ou saberem onde é que o deixaram ficar da última vez que o utilizaram.


Usar qualquer televisor como monitor ou receptor



Se usar o Chromecast em casa é útil, ainda mais poderá ser em situações de viagem. Em vez de carregarem um monitor, bastará levarem o Chromecast para transformarem qualquer televisor num quarto de hotel num monitor para reverem as fotos que tiraram durante o dia; ou ligarem-no a um projector para fazerem as apresentações sem necessidade de terem que se preocupar com cabos e adaptadores.


Usar o modo "guest" para manter as visitar fora da rede WiFi


A maior parte das pessoas não terão problemas em partilhar a password da rede WiFi com as pessoas que convida para entrarem em sua casa; mas no caso de não o quererem fazer, o Chromecast disponibiliza a opção "Guest Mode", que permite que as pessoas presentes enviem conteúdos dos seus smartphones para o vosso Chromecast sem necessidade de se ligarem à vossa rede WiFi.




Fazer videochamadas em grupo para toda a família



As videochamadas podem ser normalmente associadas a experiências privadas, feitas com uma pessoa a olhar para a webcam ou a câmara do seu smartphone, mas não tem que ser assim. Basta posicionarem o smartphone (ou webcam) num local estratégico que permita ver a sala toda, e fazerem cast da videochamada para o Chromecast.

Obviamente que nada impede que esta mesma técnica seja usada para uso "profissional" fora do ambiente doméstico; revelando apenas a enorme versatilidade do Chromecast.


[via Lifehacker]

5 comentários:

  1. Para usar o chromecast em viagem ligado a qualquer TV é sempre nessesario conectar o chromecast a uma rede WiFi? Ou dá para fazer a transmissão direto do nosso dispositivo para a TV?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Se o dispositivo puder funcionar como router, sim, www.youtube.com/watch?v=gyOGKg7ZHbs mas se não quiseres gastar bateria do dispositivo para isso, a melhor solução era arranjares um router mobile (com 3g se também conteúdo da web). Eu uso o router mobile RAVPower 6-in-1, mas existe mais baratos com outras/menos funcionalidades.

      Eliminar