2015/10/08

iPhone 6S com CPU da TSMC é melhor que versão com Samsung?


Os novos CPUs A9 da Apple usados nos iPhones 6S são dos melhores da actualidade, mas começam a surgir relatos de que existem diferenças notórias entre os iPhones que vêm equipados com um chip feito pela TSMC e os que vêm com chips produzidos pela Samsung.

Para o iPhone 6S, a Apple recorreu à TSMC e à Samsung para a produção do seu chip A9, resultando em dois chips feitos com tecnologias diferentes (16nm e 14nm respectivamente). Isto deu origem a que alguns utilizadores não quisessem um iPhone com um CPU feito pela Samsung, e agora começam a surgir relatos de que se calhar até podem ter mesmo razão.

À partida, seria de esperar que o processo de 14nm da Samsung permitiria criar um chip mais eficiente, mas os resultados que têm vindo a público parecem demonstrar o contrário.


Vários utilizadores têm publicado testes feitos com iPhones 6S equipados com ambos as variantes do A9, e a versão equipada com o chip feito pela TSMC tem conseguido uma autonomia substancialmente superior, aguentando-se quase 2h mais que um iPhone 6S com um A9 feito pela Samsung (e de forma consistente). Outros benchmarks também parecem comprovar essa tendência, com o chip da Samsung a fazer descer mais rapidamente o nível de bateria.

Ainda faltará obter mais dados para saber se estas diferenças realmente se comprovam em "larga escala" e não se devem apenas a variações entre iPhones específicos, e que não estejam relacionaodos apenas com o CPU; mas sem dúvida que será algo a que os compradores de iPhones 6S mais preocupados deverão estar atentos.


A app Lirum Device Info lite permite saber que tipo de chip o iPhone 6S tem. Os iPhones com chip Samsung têm como identificação de modelo N71AP e N66AP (6s e 6s Plus); enquanto que os equipados com chip TSMC são identificados como N71mAP e N66mAP.


Actualização: a Apple já veio desvalorizar estes testes - sem no entanto os negar.

7 comentários:

  1. Sem falar que mesmo dois iphones com o mesmo chip não vão ter exactamente o mesmo resultado. Isto porque mesmo dentro da mesma tecnologia existem variações no processo. Para fazer um estudo desse tipo era preciso comparar o maior número de telefones possível.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O meu comentário anterior não apareceu. Era mais ou menos assim: É normal que na tecnologia de 14nm a bateria dure menos tempo, uma vez que existe mais leakage nos transistores do que numa tecnologia maior.

    ResponderEliminar
  4. Não sou muito conhecedor deste tipo de teste, mas pela imagem diria que há um factor intrigante, uma das imagens tem indicação de não haver cartão SIM. Isso fará alguma diferença. Falta saber as condições em que este teste foi feito, e se esta imagens são desse teste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim teria impacto, mas seria ainda mais revelador, com o modelo com cartão SIM (que gastaria mais) a ser o que mesmo assim conseguiu durar mais tempo.

      (Mas concordo, as condições deveriam ser exactamente as mesmas, idealmente em modo airplane para que 3G e Wifi não afectassem os resultados.)

      Eliminar
  5. Talvez testes mais acurados, feitos por instituições mais bem preparadas possam esclarecer essa polêmica, mas segundo a empresa as diferenças não são superiores a 3%. Tudo isso seria evitado se a Apple tivesse usado os chips da Samsung para um modelo e o da TSMC para o outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ajudará a Apple ter removido 2 apps da App Store que permitiam identificar o chip usado - mais parece que estão a querer evitar as comparações e a esconder alguma coisa.

      Eliminar