2015/10/04

Japão quer táxis sem condutor já em 2016


Enquanto o mundo vai pedindo que os carros sem condutor cheguem quanto antes, no Japão já se prepara o início de um programa de testes de táxis robóticos sem condutor, para 2016.

Este Robot Taxi começarão a circular já em 2016, num programa que por agora será limitado a 50 residentes na prefeitura de Kanagawa, e que ainda contará com um condutor humano a bordo do veículo - por motivos de segurança - mas que, se tudo correr bem, não terá que fazer rigorosamente nada.

A empresa espera que em 2020 já seja possível avançar com a oferta comercial deste serviço, capitalizando na necessidade da população cada vez mais envelhecida do Japão (mais de um terço tem mais de 60 anos) tem em se deslocar, principalmente em zonas que não tenham um serviço regular de transportes públicos.

Enquanto isso, os nossos taxistas que continuem a preocupar-se com a Uber e a agredir os seus condutores (e também outros taxistas, como se tem visto)... enterrando a cabeça na areia quanto à inevitabilidade da sua função se tornar tão desnecessária quanto a dos vendedores de carvão. (Ao menos, quando cá chegarem estes táxis sem condutor, ao menos não terão condutores em quem bater! ;P)

4 comentários:

  1. Penso que será por aqui que passará o futuro dos transportes, a ideia de cada cidadão comprar um carro é do século passado, a uber é só o principio, tenho pena dos taxistas não se aperceberam do que lhes está a acontecer, a profissão deles tem os dias contados. As próprias marcas convencionais de automóveis também ainda não se aperceberam da evolução que está acontecer neste momento, e quando quiserem entrar de novo no jogo já será tarde, a tecnologia irá dominar em mais uma área nas próximas décadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento informar mas eu vou continuar a querer conduzir, isso é a visão de quem só olha para o seu umbigo e quem assim pensa falha qualquer previsão. O mercado automóvel vai emagrecer? Sem dúvida mas não é nem a curto prazo nem a médio que homens e mulheres vão (todos/todas) querem deixar de conduzir. Agora as empresas claro que vão adoptar este tipo de tecnologia, disso não tenho dúvidas, tudo o que seja € a entrar o capitalismo está pronto.

      Agora peço-vos é que comecem já hoje a moldar a mentalidade de quem nos governa, porque as horas de trabalho terão de ser reduzidas, ou não haverá emprego para todas as pessoas.

      É como fazer um gráfico de proporção directa, em que neste momento só está a beneficiar o grande capital, porque conforme dispensa pessoas, mais barato se torna o trabalho (lei da oferta e procura) e mais assimétrico se torna a classe trabalhadora vs "maquinas" (capitalistas).

      Eliminar
    2. Se eu olho para o meu umbigo, explique-me o que é que acabou de fazer(..."mas eu vou continuar a querer conduzir"...)?
      Eu não disse que todas as pessoas queriam deixar de conduzir, mas a maioria sim, porque por norma o conforto é bem-vindo.

      Relativamente ao problema do emprego, isso é um não problema, tem consciência que a tecnologia não cresce nas árvores? O propósito da evolução não é facilitar a nossa vida?
      Não precisamos de moldar politicos, precisamos é de mudar mentalidades.

      Eliminar
  2. Prevejo que daqui a 10 anos as grandes cidades só permitam miniautocarros elétricos e sem condutor. Estacionas o teu carro pessoal à entrada e terás uma rede de transportes públicos limpa e sem trânsito caótico. Adeus poluição e adeus stress. (É claro que haverá exceções para serviços específicos.)
    Queres conduzir? Vai para o campo.

    ResponderEliminar