2015/10/13

Notícias do Dia

O Kickstarter suspende o Skarp, a lâmina de barbear laser, que imediatamente "fugiu" para o Indiegogo; MB Way já está disponível oficialmente; o Makerarm quer ser o braço robótico multi-usos que imprime, grava, solda e muito mais; o Tribunal de Justiça da União Europeia terá que decidir se o streaming de filmes pirata é ilegal; e ainda se o carro da Apple poderá repetir sucesso dos iPhones?

E antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de votar no livro FCA que teremos para te oferecer durante esta semana.


Mas afinal, que falcatruas se estão a fazer nas emissões?




O caso dieselgate da VW continua a dar que falar, e para aqueles que se interessam pelo assunto e querem uma explicação mais técnica, fica aqui um relato que aborda todos os detalhes - e que também clarifica o aspecto de como é perfeitamente legal que um carro polua mais na estrada que nos testes (o controlo é feito sobre o teste, não sobre a condução real), e que o que é ilegal é ter sistemas que modifiquem o comportamento consoante se está numa situação ou noutra.

De forma algo idêntica, é o que também se passa com os consumos anunciados: as marcas dizem uma coisa... mas depois bem sabemos que em condições reais os valores podem ser bem diferentes.


Pepsi vai lançar smartphone na China



A Pepsi pode andar um pouco apagada das batalhas mediáticas com a sua eterna rival Coca-Cola (lembram-se das publicidades nos anos 80, em que punham pessoas de olhos vendados a provar as bebidas?) Mas para novos tempos, novas tácticas, e na China isso parece representar o lançamento de um smartphone Pepsi. Trata-se seguramente de um simples rebranding de um qualquer outro fabricante, mas as características não deixam de ser interessantes. O Pepsi P1 terá um ecrã Full HD de 5.5", CPU ME6592, 2GB/16GB, câmaras de 13MP e 5MP, bateria de 3000mAh, e Android 5.1. O preço ficará pelos 179 euros.

... Ainda assim, o Lenovo K3 Note consegue ser mais apetecível - embora pela imagem apresentada, o Pepsi P1 pareça contar com um sensor de impressões digitais na traseira.


Open Bionics quer facilitar o uso de membros biónicos para as crianças



Se facilmente imaginamos as dificuldades de um adulto que tenha que recorror a próteses para substituir braços ou mãos, mais ainda podemos imaginar o que isso representará para as crianças. A Open Bionics quer minimizar o problema recorrendo a membros impressos em 3D que terão um custo muito inferior às próteses tradicionais, e que poderão adoptar um estilo ao gosto dos mais pequenos, como um braço a imitar o do Iron Man ou de outros personagens.

Poderá ser um pequeno detalhe que poderá vir a fazer uma grande diferença na vida de uma criança.


Qualcomm Flight promete baixar custo de drones de alta-qualidade



Os chips da Qualcomm já são presença habitual nos smartphones, mas a empresa está a apostar também em voos mais altos com o seu Snapdragon  Flight, concebido para controlar drones voadores. A empresa diz que com este sistema será possível reduzir drasticamente o custo de um drone topo de gama para valores inferiores a $500, ao mesmo tempo que se poderá duplicar a sua autonomia em voo.

... Resta saber se, à semelhança do que aconteceu com o Snapdragon 810, este Snapdragon Flight não terá propensão para aquecer demasiado - se bem que, neste caso, teremos ali quatro hélices por perto que o ajudarão a arrefecer! :)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)