2015/10/26

Notícias do Dia

Futuro da neutralidade da net na Europa será votado amanhã; o SAPO está mais pobre com a saída de Celso Martinho, um dos seus fundadores; o Google não deixa que apps identifiquem a que dedo pertence uma impressão digital; biblioteca pessoal de Fernando Pessoa disponível para consulta online; quanto custa a manutenção de um Bugatti Veyron; 11 watch faces para Android Wear que vais querer conhecer; e o projecto Popcorn Time parece ter encerrado, voltando os esforço para um serviço legal chamado Butter.

Não se esqueçam que para celebrar o nosso 8º aniversário, estamos a oferecer um fantástico Huawei Mate S topo de gama, cujo vencedor será conhecido no nosso meeting mensal que acontecerá já no próximo sábado. E já de seguida, temos as nossas habituais notícias do dia:


Adiar instalação do iOS para a noite faz com que despertador não toque na manhã seguinte




Desta vez a culpa do despertador não tocar não é da mudança de hora, mas sim da nova opção que o iOS 9 dá aos utilizadores para adiarem a instalação de actualizações do sistema. Em vez de a fazerem no momento (que invariavelmente é o pior momento possível para se ficar sem iPhone durante alguns - muitos - minutos), o iOS 9 dá-nos a opção para instalar a actualização de madrugada enquanto está a carregar. A ideia é boa, mas infelizmente esse processo faz também com que os alarmes que tiverem definidos não toquem na manhã seguinte.

Será a Apple a querer dar uma noite mais descansada aos utilizadores?...


Nova Apple TV já disponível em Portugal



Bem a tempo de resolver o problema de quem quiser espreitar a Netflix no seu televisor da sala mas não ter (ainda) forma de o fazer, a nova Apple TV já está disponível em Portugal, com preço de 179 euros para a versão de 32GB e de 229 euros para a versão de 64GB.

A Apple TV tem um funcionamento que se pode considerar de "referência" a nível de mostrar como os interfaces para os televisores deveriam ser, mas por outro lado ainda não suporta resoluções 4K nem irá ter o suporte para a Siri em Portugal. Coisa que eventualmente deverá ser disponibilizado via actualização, mas que ninguém saberá quando irá chegar.


Nexus 5X é fácil e barato de reparar



O novo Nexus 5X passa a ser o novo Nexus de referência para o ano 2015-2016 (a par do Nexus 6P) e há um aspecto em que parece ter sido melhorado: a facilidade com que pode ser reparado. Muitos dos seus componentes são modulares e facilmente substituíveis (como por exemplo, o seu sensor de impressões digitais, câmara, e a própria bateria). Por outro lado, a fica USB-C soldada na motherboard complica o processo de substituição, se for necessário; assim como o ecrã e touchscreen, que continuam a ser uma peça única e que aumentará o custo.

... Agora só nos faltava ter deste lado do Atlântico um preço equivalente aos $379 que custa nos EUA.


União Europeia sabia que a VW estava a manipular resultados já em 2013



O que é mais grave que deliberadamente manipular as emissões para passar os testes, mesmo se depois em uso normal se emite 40 ou 50x mais? Talvez saber disso e não fazer nada. Aparentemente, o comissário do Ambiente da UE já teria alertado para esta situação no início de 2013, mas os seus avisos terão sido ignorados.

Se se pedem penas exemplares para os executivos da VW que permitiram esta situação, penso que seria apenas justo fazer o mesmo com os políticos que terão ignorado os avisos feitos, não?

... E por outro lado, dá que pensar que serão estes mesmos políticos a votar sobre a neutralidade da internet já amanhã.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada






Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)