2015/10/12

Tribunal de Justiça da União Europeia terá que decidir se o streaming de filmes pirata é ilegal


Há mais um caso que será seguido atentamente pelas entidades de combate aos conteúdos pirata e por todos aqueles que são a favor da livre partilha de conteúdos: o Tribunal de Justiça da União Europeia terá que decidir se o streaming de filmes pirata é ilegal.

O pedido tem origem na Holanda, onde um tribunal nacional está a julgar um caso que envolve o grupo de anti-pirataria BREIN e um site que vende "caixas pirata", e a questão não é tão directa quanto alguns poderiam imaginar.

O site em questão vende media players que já vêm pré-configurados para aceder a conteúdos pirateados, coisa que o BREIN quer impedir; mas os tribunais Holandeses estão divididos, uma vez que não existe nada verdadeiramente ilegal nestas caixas - os conteúdos serão acedidos posteriormente, por iniciativa de cada um dos utilizadores. E daí o tribunal querer que o Tribunal de Justiça da União Europeia se pronuncie sobre o caso.

O tribunal quer saber se se deverá considerar ilegal a venda de media players pré-configurados para aceder a conteúdos pirateados; e de como isso se enquadra considerando que esses add-ons estão facilmente acessíveis na internet para que qualquer pessoa os possa instalar. E talvez ainda mais importante, coloca a questão: se se deverá considerar ilegal ver conteúdo via streaming quando este tem origem num site que o disponibiliza sem as devidas permissões.


Respostas que todos gostarão de ver clarificadas, mas que caso determinem a ilegalidade do streaming, começarão a levantar questões ainda mais preocupantes. Afinal, os browsers também permitem a instalação de add-ons e o streaming de conteúdos pirata... pelo que, deverão todos os computadores ser considerados "máquinas piratas"?

4 comentários:

  1. http://blitz.sapo.pt/a-pirataria-nao-morreu-aurous-servico-de-streaming-gratuito-disponivel-desde-o-fim-de-semana=f98029

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já por cá tinha sido referido: http://abertoatedemadrugada.com/2015/09/aurous-quer-ser-o-popcorn-time-para.html

      Eliminar
    2. será seguro instalar esse tipo programas de streaming?

      Eliminar
  2. Cheira-me a mais uma taxa de direitos de autor para todos os dispositivos que façam streaming

    ResponderEliminar