2015/10/16

Windows 7 e 8 fizeram actualização para o Windows 10 por engano da Microsoft


Já é suficientemente chato chegarmos ao computador e descobrir que o mesmo fez um reboot automático por causa das actualizações: mas mais chato será descobrir que o mesmo fez a actualização para o Windows 10 sem a nossa autorização - como está a acontecer com muitos utilizadores.

Os utilizadores de Windows já estarão habituados às actualizações regulares que lhes vão chegando todos os meses; mas recentemente, houve uma que poderá ter originado uma grande surpresa: a de que o seu computador com Windows 7 ou 8 se actualizou para o Windows 10 sem a sua autorização.

O problema foi que na última ronda de actualizações, para além das actualizações marcadas como importantes, a Microsoft optou por marcar como activada a opção de actualização para o Windows 10, que se encontra na secção das actualizações opcionais. É uma secção que muitos utilizadores nem sequer vão espreitar e que normalmente estão desmarcadas - mas que neste caso, para quem não estivesse atento, significaria que da próxima vez que visse o seu computador a arrancar, seria já com o Windows 10.

É certo que a disponibilização do Windows 10 gratuitamente para os utilizadores do Windows 7 e 8 é muito positiva, e esta actualização é definitivamente recomendada - mas, isso é algo que deverá ser feito apenas com o conhecimento e consentimento expresso dos utilizadores, e não de forma dissimulada como aqui aconteceu. Do seu lado, a Microsoft diz apenas que se tratou de um "erro" que já foi resolvido, e não avança com mais explicações...

5 comentários:

  1. É por esta e por outras que tenho a instalação de actualizações no modo manual

    ResponderEliminar
  2. Isso apareceu num pc dum cliente e eu sabia que era para ficar com o W7 e não fazer upgrade para o W10.
    Quando apareceu aquela actualização pro W10 nas opcionais, marquei "Ocultar", entretanto fiz outras actualizações e qual foi o meu espanto que voltou a aparecer a mesma actualização mas com tamanho diferente, voltei a marcar Ocultar e voltou a aparecer mais uma vez. Depois já não apareceu mais. Na secção de "actualizações ocultas" tinha 3 com o mesmo nome e com tamanhos diferentes :/ Foi num W7 Ultimate 64bits

    ResponderEliminar