2015/11/02

Acordo para bloqueio a sites pirata em Portugal pode ser ilegal


Em Julho ficamos a conhecer um acordo entre entidades de defesa dos direitos de autor e os operadores, para acelerar o processo de bloqueio de sites pirata, e que no mês passado já resultou no bloqueio de mais 51 sites indesejados. Mas, há quem coloque em causa a legalidade deste acordo que permite bloquear o acesso a sites sem que se recorra aos tribunais.


Bloquear o acesso a sites sem qualquer decisão de um tribunal está a deixar muitas pessoas apreensivas, e ainda mais quando um dos elementos de maior peso a MAPINET é uma entidade privada, sem qualquer supervisão, e cujos interesses poderão facilmente ser postos em causa. Aliás, há quem diga que este acordo será completamente ilegal, e que só falta surgir um elemento que esteja disposto a levar o caso para os tribunais para que tal seja demonstrado, à semelhança do que já aconteceu em Itália.

Fica por explicar a mudança de opinião dos operadores, que inicialmente se opuseram a estas medidas de bloqueio sem ordem dos tribunais, mas que depois - "misteriosamente" - acederam ao tal acordo. Enquanto que do lado da MAPINET, dizem que existem directivas comunitárias que legalizam estes bloqueios, sendo que o acordo feito com os operadores foi apenas a sua mera formalização e implementação.

Quer se concorde com um dos lados ou o outro, o que é certo é que todos sabemos que estas medidas são completamente ineficazes. Na maior parte dos casos, contornar estes bloqueios dos operadores é algo que pode ser feito em segundos alterando simplesmente os servidores de DNS, noutros casos implicará apenas que o site bloqueado troque de domínio, algo a que os seus utilizadores se habituarão em poucas horas/dias, provando a ineficácia deste método de combate.


Talvez fosse mais interessante ver estas entidades focarem-se mais na luta por direitos de autor mais adequados para os tempos modernos, e que começassem a debater novas formas de manter a sustentabilidade dos "artistas". Pois como se começa a descobrir, que não se pense que os serviços legais de streaming irão chegar para sustentar todos os tachos - mesmo aqueles que por agora se vão mantendo à custa das taxas sobre todo os gigabytes, incluindo todos aqueles que nunca irão ser usados para guardar seja o que for relacionado com os artistas.

3 comentários:

  1. Estranho, somos ISP e desconheço tal "acordo"

    ResponderEliminar
  2. Já estamos habituados que os juízes bem que poderiam trabalhar num circo, bem podiam passar por palhaços! As decisões deles são tomadas na área das industrias criativas e qualquer semelhança com a lei em vigor é pura coincidência! Penso eu...

    ResponderEliminar
  3. Bloquear sites? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    E como fazem isso? Vão até ao Afeganistão onde está o servidor e partem-no com uma marreta?

    Tenham Juízo, os Srs não podem bloquear nada, deviam era bloquear a arrogancia de andarem a divulgar que conseguem bloquear seja o que for.

    ResponderEliminar