2015/11/12

Eyefluence quer ser a referência para os interfaces visuais do futuro


Em tempos, o rato do computador foi um periférico revolucionário que mudou a forma como se interagia com o computador; agora, estamos numa nova fronteira que obrigará a reinventar interfaces, e a Eyefluence quer que seja o olhar a comandar o futuro.

Os óculos de realidade virtual e realidade aumentada irão transformar a forma como interagimos com os mundos digitais, e isso implica também o abandono de todos os tradicionais interfaces e controladores, idealizados e desenvolvidos com base noutros pressupostos. Um dos sistemas que poderá adquirir importância fundamental são os interfaces puramente visuais controlados apenas com o olhar - como nos propõe a Eyefluence.

A ideia será tornar essa interacção tão natural quanto possível... e nada de mais natural há do que "olhar". Até ao momento, os sistemas que têm usado os olhos para interacção têm sido usados apenas em situações específicas (para pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo) e são tradicionalmente bastante dispendiosos e também volumosos. Coisas que a Eyefluence quer tornar uma coisa do passado e permitir que os olhos se tornem no elemento perfeito para interagir com uma nova geração de dispositivos.

Vamos lá ver se a implementação nos produtos reais estará à altura do que se imagina, mas bem que apreciaríamos começar a ver "revoluções" nesta área, e onde um simples movimento de olhos se pudesse substituir a vários gestos ou comandos de voz, para uma interacção bastante discreta com os nossos wearables.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)