2015/11/13

Google lança YouTube Music dedicado à música


O Google tem a sorte de poder usar o seu YouTube como plataforma de peso para o vídeo e para a música (ao contrário de plataformas como o Netflix e Spotify, que se dedicam essencialmente a uma das áreas), mas está consciente de que se tratam de coisas diferentes. Daí o lançamento deste YouTube Music, dedicado especificamente para a área da música.

Esta nova app YouTube Music quer facilitar o acesso à música no YouTube, e claro que não deixa de tirar partido do novo serviço YouTube Red para ter acesso a ainda mais conteúdos e sem que se tenha que gramar com publicidade. Mais estranhamente, mesmo permitindo o acesso aos conteúdos gratuitos que qualquer pessoa poderia ver no YouTube, esta nova app está apenas disponível nos EUA, novamente nos relembrando todas as barreiras que ainda se têm que derrubar a nível das restrições regionais.

Sendo uma app dedicada à música, temos todo o tipo de coisas que se poderiam esperar, como a criação de "estações personalizadas" em função dos gostos pessoais. No entanto, a opção que mais sentido faria numa app deste tipo, de poder desligar o vídeo para ouvir apenas o áudio (e poupar dados) parece estar disponível apenas para quem subscrever o serviço YouTube Red - a par da possibilidade de ver/ouvir conteúdos offline. A sério Google? Seria assim tão complicado deixar que todos os utilizadores pudessem optar apenas pelo áudio? (Demonstra bem o valor que o Google dá à apresentação de publicidade visual nos seus vídeos.)

Por cá, resta-nos continuar a usar o YouTube para ouvir música "à moda antiga" (ou então dar uso a um serviço de streaming de música tupo Spotify)... e esperar que num futuro não muito distante o YouTube Red e este YouTube Music possam derrubar as fronteiras e chegar até nós - e de preferência sem restrições ao nível dos conteúdos a que se pode aceder.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)