2015/11/03

Microsoft confirma que Windows 10 "espia" utilizadores mesmo que desactivem todas as opções de tracking


Depois das acusações, das respostas duvidosas, e das teorias de conspiração, a Microsoft vem finalmente confirmar (e tentar minimizar a polémica) de que o Windows 10 envia efectivamente informação para a Microsoft mesmo quando os utilizadores desligam todas as opções disponíveis para que não fizesse isso.

Já muito se falou das opções, talvez pouco felizes ou claras, que a MS tomou respeitante às configurações default durante o processo de instalação ou actualização para o Windows 10; mas agora a MS vem confirmar aquilo que já se tinha descoberto. Mesmo desactivando todas as opções disponíveis para que não fossem enviados dados para a Microsoft, o Windows 10 (e provavelmente o Windows 7 e 8, com algumas das últimas actualizações) continua a enviar dados sobre a utilização do computador.

A Microsoft tenta minimizar o assunto dizendo que se tratam apenas de dados de "telemetria" que servem para detectar e corrigir erros, quando programas crasham, e outros dados que não colocam em risco a privacidade dos utilizadores - mas a questão da polémica em torno deste assunto dependerá exclusivamente da opinião que cada utilizador tem sobre o controlo que deveria ter sobre o sistema operativo que utiliza. Haverá quem não se importe com o sistema estar a registar estes dados e a envia-los para a Microsoft; haverá aqueles que acham que é um abuso a MS não dar qualquer opção para que possam não o fazer.

Aliás, esta opção será dada aos utilizadores dos Windows 10 Enterprise, que poderão desactivar completamente o envio destes dados (embora a MS recomenda que os administradores de sistema não o façam) - e certamente alguém encontrará forma de também replicar o processo nos Windows 10 destinados ao público, nem que seja através de hacks ou bloqueio das comunicações. Opções que no entanto limitam a sua aplicação aos que estiverem informados sobre a existência de tais métodos, e dispostos a recorrer a estas formas não oficiais de controlarem o sistema operativo que utilizam.

Uma coisa parece ser certa... a criarem tal relação de animosidade com os utilizadores, depois que não se admirem que muitos deles não hesitem em saltar para outras plataformas quando for altura de escolherem o seu próximo computador.

4 comentários:

  1. Qual é a diferença entre o que a MS está a fazer com o Windows e o Google/Apple com os seus OSs?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a MS fosse uma startup, até que poderia usar esse argumento. Mas não me parece que para uma empresa com a dimensão que tem, se possa esquivar dizendo "porque os outros também fazem..."

      O mais absurdo é que não perdiam nada em deixar que aquilo ficasse ao critério dos utilizadores. Mais de 90% das pessoas deixaria ficar aquilo activado ou nem saberia que aquilo existia... os mais "esquisitos" desligavam e ficavam felizes. Pronto, assunto arrumado.

      Eliminar
    2. A Apple não sei, mas o Google sempre fez questão de informar os utilizadores sobre a politica de privacidade e politica de uso dos dados. Ainda à pouco tempo ao abrir o GMail me apareceu o alerta a informar ->devidamente<- o que fazem, porque fazem e como fazem.
      Resume-se tudo à transparência e dar opção de escolha ao utilizador, coisa que a MS anda a falhar, redondamente. Até o Windows 7 tem updates para activar a telemetria.
      "Oh YaBa, mas telemetria é bom, ajuda a melhorar o sistema operativo"
      Ok, mas dêm-me uma opção para desactivar e alertem-me se a mesma estiver activa.
      Simples? ou não?

      Eliminar
  2. Se não fosse o caso dos jogos já era Linux Mint a tempo inteiro. -.- Custava-lhes muito um bocado de transparência? Provavelmente até deixava a telemetria ativa e talvez até mais coisas se eles não estivessem a tentar esconder.

    ResponderEliminar