2015/12/24

5 dicas para tirares total partido do Google Keep


Em desespero com as últimas compras de Natal? O Google Keep pode dar uma ajuda, e hoje trago-vos algumas dicas que poderão ajudar-vos a tirar o máximo partido do Keep... e até revelar algumas das suas capacidades que podiam desconhecer.


O Google Keep está disponível na web, para Android, e para iOS e tem vindo a tornar-se numa forma cada vez mais versátil para tomar nota de todo o tipo de apontamentos. É esta simples descrição que muita vezes nos faz subestimar as suas capacidades, que permitem coisas como:

1. Criar lembretes geo-referenciados


Fartos de se esquecerem de fazer algo quando chegam a determinado local? Com o Keep podem criar lembretes que irão recordar-vos das coisas sempre que chegarem ao sítio pretendido. Para isso só têm que seleccionar o "Remind me" associado a um apontamento, e escolherem a opção de localização - seguida da localização em que desejam ser recordados dessa nota.


2. Criar apontamentos por voz


E quando aquela ideia fantástica surge num momento em que não podem parar para teclar (por exemplo, enquanto vão a conduzir)? Com o Keep podem criar apontamentos usando a voz, que serão transcritos para texto (com qualidade muito aceitável), mas mantendo também o ficheiro áudio original para que possam ouvir a nota original.

Dica extra: se depois acederem ao Keep na web poderão descarregar o ficheiro de áudio clicando no seu link com o botão direito.


3. Usar o widget para ter o Keep sempre à mão


Bem a propósito da dica anterior, quando chega aquele momento de tomar uma nota rápida - como no caso de estarem a conduzir - convém que isso seja feito com o mínimo de distracção possível. Para isso nada como usarem o widget do Google Keep para manterem este versátil assistente sempre à distância de um toque e pronto a tomar apontamentos a qualquer instante.

Podem também optar pelo widget de tamanho maior, que pode mostrar alguns apontamentos no homescreen (em Android, claro.)


4. Criar listas "to-do"


Criar apontamentos é bom, mas por vezes o que se quer é criar uma lista de coisas a fazer, ou até uma lista de compras, que se pudesse ir marcando o que já está feito e o que falta. O Keep permite fazer isso com um simples toque. Basta escrever todos os elementos e de seguida seleccionar a opção de "Show checkboxes" nas opções do apontamento.

Depois é só ir clicando em cada elemento para os ir marcando/desmarcando.


5. Criar apontamentos partilhados


Um bloco de notas é útil... mas mais útil é podermos partilhar essas notas com outras pessoas, ficando as mesmas sempre sincronizadas. O Keep deixa-nos fazer isso, partilhando os nossos apontamentos, listas e lembretes com outras pessoas, e sempre com a garantia de que qualquer alteração chegará imediatamente a todas elas.

... É a forma perfeita de partilhar uma lista de compras e garantir que não se compram coisas repetidas... :)



3 comentários:

  1. Simples e perfeito.
    Essa opção de criar notas partilhadas ajuda-me, e muito, no meu trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Não esquecer o Android wear.o keep permite ter as check boxes no relógio e ir limpando com um clique no relógio. Uso sempre paradas compras:)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar