2015/12/04

Chrome 47 ganha corrector ortográfico multilíngua (e perde selecção manual da mesma)

A chegada do Chrome 47 veio acompanhada de uma surpresa para todos os que estavam habituados a alternar entre as diferentes línguas para fazer a correcção ortográfica desejada: a opção desapareceu. E desapareceu porque o Google acha (erradamente) que é suficientemente inteligente para detectar em que língua estamos a escrever.

O Google tem muita boa vontade, e no Chrome 47 decidiu remover as opções de selecção de língua para o correcto ortográfico, pois a partir de agora isso será feito de forma automática com base no que se estiver a escrever. O que na verdade não acontece, mais parecendo que agora passa a aceitar toda e qualquer palavra de todo e qualquer dicionário que se tiver seleccionado.


Nalguns casos isso até pode facilitar a vida a quem escreve em diferentes línguas, ou usa termos estrangeiros no meio de textos em determinada língua... mas noutros casos, faz com que a correcção ortográfica deixa de fazer aquilo que se pretendia.

Isto é se estiverem a escrever em português e derem um erro que por acaso seja idêntico a uma palavra em inglês (ou qualquer outra língua que tenham seleccionada)... azarito! E como facilmente se imagina, o problema multiplica-se para os mais poliglotas, que frequentemente escrevam em maior número de línguas. Imagino que para alguém que seleccione meia-dúzia de línguas em simultâneo, comece a ser difícil ver qualquer palavra sublinhada a sinalizar um erro. ;P

Mas pronto, caso estivessem desesperados a tentar saber para onde foi a opção do "spell-checker" e a tentar escolher a linguagem que estão a escrever... o problema não é do nosso lado, mas sim do lado da equipa do Chrome. (Pessoalmente penso que teria mais adequado terem deixado o menu de selecção manual, como existia, e simplesmente lá terem adicionado uma nova opção de "utilizar todos os dicionários".)

1 comentário:

  1. Ah então foi isso. Pois, eu tenho Inglês e Português e este comentário está todo sublinhado a vermelho. Porquê? Porque o Google tem uma enorme dificuldade em destinguir Português do Espanhol. O pessoal que fala regularmente mais do que uma língua está sempre lixado em todos os serviços. :(

    ResponderEliminar