2015/12/24

Feliz Natal 2015


O tempo passa a voar, e do Natal de 2014 já chegamos ao Natal de 2015. Este ano troco a habitual imagem das árvores de Natal por uma que me parece ser mais inspiradora, e que talvez possa contribuir para que aqueles que por cá andam tomem consciência de que estamos todos "no mesmo barco".

A imagem mostra-nos uma fotografia da Terra captada pelas câmaras do LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) que orbita a Lua, e na qual podemos ver o nosso pequeno planeta completamente iluminado "de frente" pelo Sol como seria visto por alguém na Lua. Foi um momento que a NASA decidiu captar para a posteridade, e que não é algo tão simples como tirar uma selfie. O LRO passa a totalidade do seu tempo com os seus instrumentos focados na Lua, e só em raras ocasiões tem oportunidade de desviar o seu olhar para captar imagens como esta.

Portugal está na imagem (sem surpresas, debaixo de um manto de nuvens), e podemos ver África, o médio-oriente, e também o Brasil. Acima de tudo podemos ver que estamos todos nesta pequena esfera que flutua no espaço inóspito, e que a grande maioria dos problemas que são causados pela nossa própria espécie se devem a coisas tão obtusas que perdem completamente o significado para quem tem oportunidade de olhar para nós de lá de cima.

Poderá ser, talvez, fantasioso pensar que uma só pessoa pode fazer a diferença... mas se cada um fizer aquilo que, em consciência, achar que é o mais correcto; pode ser que as coisas acabem por ir mudando para melhor. Não de um dia para o outro, não de forma revolucionária, mas gradualmente e inexoravelmente... até que a certa altura se possa sentir orgulho ao olhar para o nosso planeta quando visto lá do alto.


Um Feliz Natal para todos, e não deixem de fazer com que a alegria do Natal se prolongue por todos os restantes dias do ano, principalmente para todos aqueles com quem convivem diariamente.

4 comentários:

  1. Um feliz natal com saúde. O RESTO VEM COM O TEMPO....

    ResponderEliminar
  2. Feliz Natal a todos e em especial ao Carlos Martins que especialmente este ano tem sido um bom pai natal a distribuir prendas apesar de ainda não ter chegado a minha vez :)
    Bom jantar.
    Abraços do Pedro Lobo.

    ResponderEliminar
  3. Ora aí esta uma excelente mensagem de Natal... Boas Festas para o Aberto até de Madrugada & para o seu mentor... :)

    ResponderEliminar
  4. Feliz Natal e que venha aí um ano cheio de saúde e tecnologia! :D

    ResponderEliminar