2015/12/26

Lâmpadas LED para a cozinha (e não só)


Há muito tempo que não falávamos de lâmpadas LED para a cozinha, e considerando que as mesmas estão agora disponíveis a custos que são uma fracção do que eram há uns anos, penso que será uma boa opção voltamos a falar delas.

Longe vão os tempos em que comprar um rolo de LEDs de 5 metros era coisa para custar mais de 100 euros (gulp!) Hoje em dia 5 metros de fita LED RGB podem ser comprados por menos de 25 euros já na Europa (ou vindo da China), já com comando e pronto a usar.

Mas... para aplicar nos rodapés ou debaixo dos das prateleiras, há opções que se podem tornar mais práticas do que a utilização de fitas de LEDs - especialmente tendo em conta que o adesivo que normalmente trazem não é de grande qualidade e acabará pode descolar ao final de alguns dias ou semanas, especialmente em ambientes que podem ter maior humidade, como cozinhas e casas de banho.

Por isso, hoje trago-vos lâmpadas LED rígidas que serão de mais fácil aplicação, ao estilo do que aconteceria com lâmpadas tubulares fluorescentes. A maioria dos módulos tem medida de 60cm, podendo ser ligados directamente a 220-240V, e encaixados uns nos outros para prolongar a comprimento de iluminação pretendido. E com preços que variam entre os $5 e os $9 por módulo ou, no último caso, 4 módulos de 60cm por apenas $9 (mas nesse caso necessitando de alimentação a 12V - mas tendo a vantagem de poder ser cortado à medida.)

Podem clicar nas imagens para irem para a página respectiva dos produtos; e ter em atenção que na maioria deles deverão também especificar que querem iluminação com branco frio (azulado) ou branco quente (amarelado).








11 comentários:

  1. nos módulos ,que são ligados a fontes de 240v, posso usar um transformador de um pc portátil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos que são ligados a 240V é ligar directo, não é preciso qualquer transformador.
      Nos outros de 12V podes usar um transformador que tenha saída de 12V (se o do portátil for de 12V, podes usar - senao, podes encontrá-los a preços muito reduzidos nestes mesmos sites.)

      Eliminar
  2. Atenção que os transformadores normalmente possam muito e isso pode incrementar o preço dos portes. Se calhar é preferível a compra cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem por isso, são fontes de alimentação electrónicas, bastante compactas e leves. De qualquer forma, os portes são gratuitos, mesmo que pesassem muito, não se pagava mais por isso. :)

      Eliminar
  3. Mas quanta luz e é isso dá? É que luzes Led por vezes só funcionam como luz de presença e não propriamente para iluminar uma banca de trabalho / cozinha. Há maneira de comparar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na página de cada uma delas vem indicado quantos lumen produzem.

      Por exemplo, na última cada barra dá 800lm, ficas com um total de 3200lm. O que será o equivalente a cerca de "300W" de lâmpadas incadescentes convencionais... mais que suficiente para iluminação "útil".

      Eliminar
  4. Boa noite. Nunca usei nenhum dos sites acima indicados (dealextreme e banggood), mas já li o artigo do abertoatedemadrugada sobre o primeiro deles e fiquei mais esclarecido, mas gostava de saber se o preço dos portes aplica-se a todas as encomendas ou somente àquelas superiores a determinado montante. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma aplica-se a todas as compras. A excepção é que o armazém europeu da DX tem um valor mínimo para ter direito a portes gratuitos.

      Eliminar
  5. Boa, era mesmo o que estava à procura. Obrigado Carlos.

    ResponderEliminar